Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual painel utilizar na torre?

    Olá pessoal, pretendo utilizar em minha torre de 18 metros, painéis de 90º ou 120º.
    O AP que irei utilizar será a Basebox 5. Qual painel me sugerem para ela? Posso usar Basestation?

    Outro dia falaram que eu poderia utilizar 4 SXT SA5 AC na torre, pois ela tem abertura de 90º.


    Rubem, dá uma força aqui rs.

  2. #2

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    4 basestation 16dbi de 90º é uma boa. Tanto em custo e benefício.

  3. #3

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Mas não há problema em utilizar basetation com basebox 5 não né? Conhece algum outro painel com preço mais em conta?

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    A antena usada não dita muito do desempenho da rede, desde que compare 2 antenas com ficha técnica similar. Quem trabalha pesado é o rádio, a antena é passiva, precisa ser uma antena muito lixo pra antena deteriorar capacidade de processamento do rádio.

    A Computech acho que ainda tem umas setoriais 90° dupla-polarização, tem que ver no site, eram muito mais baratas que as UBNT. www.computech.com.br

    A Oiwtech tem na linha MaxxGain setorial dupla-polarização também, pelo que eu lembro era um pouco mais cara que a da Computech.

    Setorial DP com ângulo grande e homologada, acho que são só essas. Se fosse pra 60° tem da Algcom, se não se preocupar com homologação tem as Betel/Wirelink... mas se homologação não é importante então uma SXT SA5 fica mais barato, já que tem 90° e um hardware razoável pra pequenos provedores.


    Se pegar uma setorial pol. simples de R$ 200, com elementos basicões dentro (O modelo mais barato da Wirelink, ou da Gi-link (Ou é G-link?) e de outras marcas que só vendem pelo ML e não se preocupam em homologar nada), aí sim dá pra falar que uma antena barata de 14dBi terá desempenho pior que uma setorial Ubiquiti de 14dBi, mas é porque antenas basiconas com projeto e execução de fundo de quintal, coisa pior que algo feito em casa tipo isso:
    https://under-linux.org/album.php?albumid=1296

    Em marcas com homologação (E com vários produtos na praça) não tem risco de receber uma porcaria dessa, logo, não tem desempenho problemático, no máximo tem uma ou outra característica que se sai melhor ou pior algum uso (Dependendo do relevo onde vai usar), mas no geral não tem como dizer que uma SXT SA5, uma setorial Maxxgain de 14dBi, e uma UBNT de 14dBi, vão dar qualidade de rede muito diferente de provedor com planos tipo 2-10Mbps, pra coisa tipo até uns 30 clientes por setorial.

  5. #5

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Então Rubem, estava vendo aqui a basetation de 16dBi. A minha torre atendendo um rádio de 2Km já está de bom tamanho. Para os clientes mais distante eu poderia ver outras soluções.

    Nesse caso 3basebox 5 com 3 basestation de 16 Dbi estaria bom né.

    Ou você arriscaria utilizar a SXT SA5?

    Pretendo atender nessa torre uns 100 a 150 clientes.

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Algcom + rb912 tenho cerca de 12 na rede, atendo cliente até 3km sem problema algum

  7. #7

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Algcom + rb912 tenho cerca de 12 na rede, atendo cliente até 3km sem problema algum
    O problema é o ângulo de abertura Jonas.

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Você usaria setoriais da aquário Rubem? Rs

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por engrobsonsouza Ver Post
    O problema é o ângulo de abertura Jonas.

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App
    Se pretende atender de 100 a 150 cliente, com apenas 3 setorial 120º voce vai ter que add logo logo mais setorial, ainda mais se usar rocket m5 que com pouco mais de 30 clientes e planos de 1 a 5mb ja abre o bico.

  10. #10

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Se pretende atender de 100 a 150 cliente, com apenas 3 setorial 120º voce vai ter que add logo logo mais setorial, ainda mais se usar rocket m5 que com pouco mais de 30 clientes e planos de 1 a 5mb ja abre o bico.
    Meus planos serão entre 1 e 3 Mb. Irei usar Rb 912 (basebox 5)

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por engrobsonsouza Ver Post
    Meus planos serão entre 1 e 3 Mb. Irei usar Rb 912 (basebox 5)

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App
    Com 912 + nv2 ai sim vai conseguir chegar a 60 user por setorial com folga.

  12. #12

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Com 912 + nv2 ai sim vai conseguir chegar a 60 user por setorial com folga.
    Isso mesmo que pretendo fazer

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por engrobsonsouza Ver Post
    Isso mesmo que pretendo fazer

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App
    Ja tenho com 45 user sinal entre -50 a -63 planos até 5mb processamente nao beira 30% rocket com apenas 36 na versao xm da picos de 100% direto, entao estou instalando novas setorial e limitando rocket a 30 user

  14. #14

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Sinceramente não consigo ver diferença entre um Rocket XM de R$ 500 e uma RB711 de R$ 300. Ou... comparado a um Nanostation M5 operando como AP. O Rocket XM é muito basicão mesmo.

    Agora sobre a setorial 120° da UBNT, tem que ver que ela só tem 120° nominais porque a UBNT não mede em meia potência (3dB a menos), mas sim a 1/4 de potência (6dB a menos).

    Ou seja, na frente ela tem 16dBi de ganho, esse ganho vai até uns 20° pra cada lado, lá pelos 35° já tem só meia potência (13dBi de ganho), e lá pelos 55° chega em 1/4 de potência (Metade da metade, ou 10dBi de ganho), segue assim até pouco mais de 60°.

    Entre 16 e 10dBi de ganho o sinal no cliente (Ou vindo do cliente) o sinal cai 6dBm, é simples assim. Se reto na frente da antena um cliente com SXt Lite5 a 3km tem sinal digamos -65dBm, se ele estiver na borda das antenas, nessa mesma distância o sinal será de -71dBm, baixo demais pro uso que a maioria dá (Usando data rate alto tipo MCS15 (Se deixar todos marcados vai usar ele)).

    Alias, as setoriais 90° da UBNT também são assim, esse ângulo nominal não é mais em meia potência, mas sim com 6dBi a menos de ganho. Se você quer padronizar os clientes com MK, que praticamente só tem SXT como opção, que é limitada a 16dBi, isso limita o uso (E nem se fosse UBNT seria mais fácil, porque a CPE barata de 20dBi pra cima é polarização simples (Como se estivéssemos em 2008), as opções DP custam o dobro do preço de um NS Loco M5, provedor sacana não se preocupa com isso porque não é ele quem paga pelas CPE's, é o cliente.

    Nesse hora Maxxgain, SXT SA5, e Computech, tem antena vendida com ângulo nominal de meia potência (3dBi a menos nas bordas). A Aquario usaria isso se fabricasse setoriais hoje, e eu não preferiria ela não, na época dela eu usava L-com ou Oiwtech porque eram de preço similar, pra eu escolher produto de marca nacional (Coisa barata tipo Philco, Positivo, STI, CCE, Betel, Zirok) tem que custar barato tipo metade do preço, e a Aquario nunca teve preços atrativos em setoriais. Mas... pelo menos não fazia essa sem-vergonhice que a UBNT fez (E só ela foi pilantra de inventar isso) de nominar o ângulo da antena usando 1/4 de potência.

    (Poxa, ter ângulo nominal a meia potência já é sacanagem! Quem trabalha com equipto barato (Pra não esfaquear o cliente obrigando ele a comprar CPE de R$ 650) trabalha no limiar do sinal, nessas situações um sinal 3dBm mais baixo já esmerdalha um CCQ, imagina com 6dBm a menos!!! Tinha que botar os engenheiros da UBNT ganhando salário mínimo brasileiro, pra com ele ter que comprar uma Powerbeam M5 (Nos preços do Brasil) pra pegar sinal do único provedor a 3km, aí talvez eles entenderia a merda que é vender setorial com ganho tão baixo na borda)

  15. #15

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sinceramente não consigo ver diferença entre um Rocket XM de R$ 500 e uma RB711 de R$ 300. Ou... comparado a um Nanostation M5 operando como AP. O Rocket XM é muito basicão mesmo.

    Agora sobre a setorial 120° da UBNT, tem que ver que ela só tem 120° nominais porque a UBNT não mede em meia potência (3dB a menos), mas sim a 1/4 de potência (6dB a menos).

    Ou seja, na frente ela tem 16dBi de ganho, esse ganho vai até uns 20° pra cada lado, lá pelos 35° já tem só meia potência (13dBi de ganho), e lá pelos 55° chega em 1/4 de potência (Metade da metade, ou 10dBi de ganho), segue assim até pouco mais de 60°.

    Entre 16 e 10dBi de ganho o sinal no cliente (Ou vindo do cliente) o sinal cai 6dBm, é simples assim. Se reto na frente da antena um cliente com SXt Lite5 a 3km tem sinal digamos -65dBm, se ele estiver na borda das antenas, nessa mesma distância o sinal será de -71dBm, baixo demais pro uso que a maioria dá (Usando data rate alto tipo MCS15 (Se deixar todos marcados vai usar ele)).

    Alias, as setoriais 90° da UBNT também são assim, esse ângulo nominal não é mais em meia potência, mas sim com 6dBi a menos de ganho. Se você quer padronizar os clientes com MK, que praticamente só tem SXT como opção, que é limitada a 16dBi, isso limita o uso (E nem se fosse UBNT seria mais fácil, porque a CPE barata de 20dBi pra cima é polarização simples (Como se estivéssemos em 2008), as opções DP custam o dobro do preço de um NS Loco M5, provedor sacana não se preocupa com isso porque não é ele quem paga pelas CPE's, é o cliente.

    Nesse hora Maxxgain, SXT SA5, e Computech, tem antena vendida com ângulo nominal de meia potência (3dBi a menos nas bordas). A Aquario usaria isso se fabricasse setoriais hoje, e eu não preferiria ela não, na época dela eu usava L-com ou Oiwtech porque eram de preço similar, pra eu escolher produto de marca nacional (Coisa barata tipo Philco, Positivo, STI, CCE, Betel, Zirok) tem que custar barato tipo metade do preço, e a Aquario nunca teve preços atrativos em setoriais. Mas... pelo menos não fazia essa sem-vergonhice que a UBNT fez (E só ela foi pilantra de inventar isso) de nominar o ângulo da antena usando 1/4 de potência.

    (Poxa, ter ângulo nominal a meia potência já é sacanagem! Quem trabalha com equipto barato (Pra não esfaquear o cliente obrigando ele a comprar CPE de R$ 650) trabalha no limiar do sinal, nessas situações um sinal 3dBm mais baixo já esmerdalha um CCQ, imagina com 6dBm a menos!!! Tinha que botar os engenheiros da UBNT ganhando salário mínimo brasileiro, pra com ele ter que comprar uma Powerbeam M5 (Nos preços do Brasil) pra pegar sinal do único provedor a 3km, aí talvez eles entenderia a merda que é vender setorial com ganho tão baixo na borda)
    Pois é Rubem, a dúvida está demais aqui. Veja a área que pretendo atender.
    Montarei uma torre desse exato ponto de onde tirei a foto
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465211294875.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	62,9 KB
ID:      	64130Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465211307865.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	50,4 KB
ID:      	64131Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465211349595.jpg
Visualizações:	130
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	64132Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465211364693.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	64133

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    eu iria de algcom, ter 40/50 clientes apontados pra torre é uma coisa , ter 150 ou mais é outra, vai precisar de mais setorias pra equilibrar as velocidades, a basestation abre muito o angulo e não é blindada, além de não ser eficiente aos clientes próximos (no pé da torre), comecei com 4 rocket e 4 basestation 90°, mas dai a rede creceu e entre paineis e PTP tenho umas 20 antenas na torre de 18mts, estou trocando tudo por paineis blindados e disco com radome pra poder melhorar a qualidade pois pra achar uma canal é fogo, muito ruido (e estou usando a menor potencia possível) .... obs: onde troquei basestation por algcom ficou com os mesmos niveis de sinais nos clientes, conclusão: pra mim o painel da algcom neste cenário é melhor, tem que calcular com folga pois se partir para planos maiores no futuro vai sofrer igual a mim

  17. #17

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    eu iria de algcom, ter 40/50 clientes apontados pra torre é uma coisa , ter 150 ou mais é outra, vai precisar de mais setorias pra equilibrar as velocidades, a basestation abre muito o angulo e não é blindada, além de não ser eficiente aos clientes próximos (no pé da torre), comecei com 4 rocket e 4 basestation 90°, mas dai a rede creceu e entre paineis e PTP tenho umas 20 antenas na torre de 18mts, estou trocando tudo por paineis blindados e disco com radome pra poder melhorar a qualidade pois pra achar uma canal é fogo, muito ruido (e estou usando a menor potencia possível) .... obs: onde troquei basestation por algcom ficou com os mesmos niveis de sinais nos clientes, conclusão: pra mim o painel da algcom neste cenário é melhor, tem que calcular com folga pois se partir para planos maiores no futuro vai sofrer igual a mim
    Entendi amigo. Veja esta imagem que enviei logo acima aí para o Rubem. O que acha? Será que 4 algcom da pra ser utilizada de início?

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Reforçando que as Setoriais ALGcom possuem ângulo de abertura 60º em meia potência (-3 dB) e 90º em 1/4 de potência (-6 dB), então dependendo da distribuição dos seus clientes, quatro Setoriais atendem sim!

  19. #19

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Alias, fui ver agora e a Maxxgain de 90° também só tem 90° com 1/4 de potência! Ou seja, uma UBNT 5G-16-90, uma MaxxGain 90°, e a Algcom, no fim das contas tem abertura lateral bem similar.

    Pelo isolamento, e por ter um angulo vertical mais aberto (Pra clienter muito perto da torre), tô gostando da Algcom mesmo.

    A setorial da Computech talvez também venda assim, informando àngulo a 1/4 de potência, eu tive uns sinais meio estranhos nuns lugares com a de 90º, eu achei que era por causa daquelas irradiações bem variadas na frente, porque internamente tem as partes de aço cortadas a laser, não era uma chapa inteiriça dentro da antena, achei que teria diagrama tipo isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         e-plane-waveguide1.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	135,6 KB
ID:      	64137
    (Se você dá o azar de ter um cliente naquele ponto que parece ser uns 25° pra esquerda, terá sinal bem mais baixo lá, dependendo do caso não poderá colocar uma CPE barata nele)
    Mas agora imagino que também era caso de pegar borba com ganho 6dBi menor.




    Se todo mundo está vendendo setorial com 6dBi a menos na bordas do ângulo nominal, não tem muito pra onde fugir, o jeito seria mesmo olhar as outras características das antenas (Angulo vertical pequeno ajuda quem atende zona rural, pra ter menos reflexo no solo em clientes a 10km, mas angulo vertical grande ajuda na área urbana em região não muito plana. Blindagem lateral e traseira ajuda muito em ambiente urbano. E... preço! Economiza na setorial e gasta em cabo blindado e cia).

  20. #20

    Padrão Re: Qual painel utilizar na torre?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Alias, fui ver agora e a Maxxgain de 90° também só tem 90° com 1/4 de potência! Ou seja, uma UBNT 5G-16-90, uma MaxxGain 90°, e a Algcom, no fim das contas tem abertura lateral bem similar.

    Pelo isolamento, e por ter um angulo vertical mais aberto (Pra clienter muito perto da torre), tô gostando da Algcom mesmo.

    A setorial da Computech talvez também venda assim, informando àngulo a 1/4 de potência, eu tive uns sinais meio estranhos nuns lugares com a de 90º, eu achei que era por causa daquelas irradiações bem variadas na frente, porque internamente tem as partes de aço cortadas a laser, não era uma chapa inteiriça dentro da antena, achei que teria diagrama tipo isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         e-plane-waveguide1.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	135,6 KB
ID:      	64137
    (Se você dá o azar de ter um cliente naquele ponto que parece ser uns 25° pra esquerda, terá sinal bem mais baixo lá, dependendo do caso não poderá colocar uma CPE barata nele)
    Mas agora imagino que também era caso de pegar borba com ganho 6dBi menor.




    Se todo mundo está vendendo setorial com 6dBi a menos na bordas do ângulo nominal, não tem muito pra onde fugir, o jeito seria mesmo olhar as outras características das antenas (Angulo vertical pequeno ajuda quem atende zona rural, pra ter menos reflexo no solo em clientes a 10km, mas angulo vertical grande ajuda na área urbana em região não muito plana. Blindagem lateral e traseira ajuda muito em ambiente urbano. E... preço! Economiza na setorial e gasta em cabo blindado e cia).
    Entendi amigo. Você viu o local onde pretendo atender? O local é esse aí:
    Estou pensando em algcom, mas será que 4 daria conta? Lembrando que essas fotos aí são da frente e do lado esquerdo e direito de onde pretendo colocar a torre. Aí nesse caso tem a parte do fundo ainda, que são poucos clientes, esses estariam em um lugar bem mais baixo que essas fotos aí.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465252820042.jpg
Visualizações:	132
Tamanho: 	62,9 KB
ID:      	64138Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465252834692.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	50,4 KB
ID:      	64139Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465252849804.jpg
Visualizações:	125
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	64140Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1465252875682.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	64141

    Enviado via D6633 usando UnderLinux App