Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #13

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Uma pergunta meio off-topic agora então @Rubens, pois fiquei na dúvida ainda e um parceiro da capital me perguntou esses dias sobre uma solução nesse sentido.

    Digamos que eu queira montar uma rede cabeada, com cabo FTP, externa. E digamos que eu queira alimentar switchs pelo caminho utilizando o próprio cabo FTP. Se eu colocar, na saída do cabo uma fonte de 48V, digamos que a 80 metros pra frente eu tenha um switch de 12V que consome em média 6W (0.5A em 12V), e então utilizar um conversor DC/DC desses, para diminuir de 48V para 12V - e o conversor possuir 90% de eficiência - qual seria o consumo real da fonte de 48V la na saída?

    Eu imagino que o consumo deva ser o mesmo, em potência. Se o switch ta consumindo 6W, considerando a eficiência de 90% do conversor digamos uns 6,6W, então esse seria o consumo da fonte de 48V, o que se traduziria em uma corrente de 0,1375A no cabo FTP. É isso?

  2. #14

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Sim, dá pra fazer isso.
    Seria melhor usar uns 35V, porque a maioria dos conversores DC-DC baratos aceitam só até 35V.

    O maior problema é switch travando, mas a alimentação é fácil resolver com os switch de hoje que consomem menos de 4W (Em switch 8p GERENCIADO).


    A solução com POE reverso (Cliente alimentando os switch) também fica muito boa se usar esses conversores DC. A noite eu passo um punhado de ideias (Que já tem em outros posts, mas agora na rua eu não tenho como linkar).



  3. #15

    Padrão Re: Clientes antigos com PCBA 2.4Ghz

    Só agora lembrei de responder...

    Bom, a idéia do POE reverso de baixo custo é essa:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=179495&page=2


    Se quiser pode até tirar a bateria da estória. Esse conversor DC-DC pra elevar a tensão ainda está uns R$ 10 no ML, e tem switch com vlan fix na casa dos R$ 80 (Na época do post acho que era quase o dobro), mas até tem como fazer um circuitinho pra adaptar no switch pra desligar ele por uns segundos (Caso trave) quando despluga o primeiro cabo de rede (Na base), pra ir desligando a rede toda caso os swotch travem (Dá até pra colocar o watchdog pingando num aparelho no fim da rede, pra reiniciar tudo quando o ping falhe, tendo tempo e um pouco de know-how em eletrônica dá pra fazer).