+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Homologação suspensa/substituída

    Pessoal, se no site da Anatel diz assim: Homologação suspensa ou então, Substituída, ainda posso usar o equipamento sem ter problema? Olha esse caso:


    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/H...ricoCert=41812

    Diz homologação validade: Indeterminada, mas tá "SUBSTITUIDA".

    Precisava colocar 3 NanoStation M2 pra manter varios clientes em 2.4GHz, mas nem Rocket M2 está homologado mas, diz que tá vencido... precisava que funcionassem com Airmax e não to vendo escolha.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    É que no site da Anatel tem todo tipo de homologação: para revenda e para uso próprio são as mais comuns. Nessa homologação parece ser um caso típico de homologação para distribuição (essa Streakwave é distribuidora).

    Então o que deve ter ocorrido é o seguinte. A Ubnt lançou uma versão nova do Nano M2 com especificações iguais e para não ter que refazer o processo de homologação do 0 ela simplesmente substituiu o equipamento.

    Quanto a usar é o seguinte: Existe um termo no direito chamado "Ato jurídico perfeito", que dá garantia de você fazer alguma coisa que era legal na data em que foi feito. Traduzindo... Se Nano que você comprou foi fabricado até a data da substituição da homologação, você pode usar tranquilo. Se foi fabricada depois você não pode usar. Isso ocorre porque muitas das vezes o fabricante continua produzindo um determinado rádio, mas para outros países, daí aqui no Brasil um vendedor do ML da vida importa, traz do Paraguai, te fornece nota e o equipamento não é mais homologado ou foi substituído.

    Fica a dica.

  3. #3

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Então complica e não sei como irei fazer... precisava manter o AIRMAX ativado e nem Rocket, nem Nano M2, tão mais homologados... pelo menos foi o que vi... Dá vontade de manter a ilegalidade diante dessas coisas!

  4. #4

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Então complica e não sei como irei fazer... precisava manter o AIRMAX ativado e nem Rocket, nem Nano M2, tão mais homologados... pelo menos foi o que vi... Dá vontade de manter a ilegalidade diante dessas coisas!
    Não é ilegalidade não amigo. Se for pra ver a gente compra smartphone o tempo todo com homologação suspensa. Já imaginou as operadoras terem que substituir equipamento o tempo todo? Não rola... Ou um distribuidor que comprou 1000 peças de estoque... teria que devolver ou jogar fora? Não rola também...

    O que acontece é que a empresa que é distribuidora (que consta na homologação) não pode distribuir, vender/comercializar o produto. O que em tese retiraria o produto do mercado até que a suspensão da homologação fosse sanada.

    Então em tese aí há 2 opções... 1ª - Compre um produto distribuído antes de 21/05/2015
    ou use BulletM2 que é o único da UBNT em 2,4ghz com homologação ativa.


    Na prática nada acontece... A não ser que você esteja pra receber tipo... 1ª fiscalização da Anatel (aquela que todo mundo tem medo...) e onde a Anatel procura pelo em ovo.

    Se você já tem os rádios... fica frio

  5. #5

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Justamente, 1a fiscalização após sair a SCM! Tenho que tirar uma Omni com Rocket M2. Bullet M2 é foda, é SISO... :/ Essa Omni tá com 55 clientes Airmax... sei o que faço não, só tem Bullet M2 mesmo... O fiscal sobe na torre? Mexe nas configurações dos rádios ou só pede notas?

  6. #6

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Se não me engano existem Omnis homologadas da OIW, né? To pensando em colocar duas, dois Bullets, e tentar dividir esses 55 clientes entre as duas. Pena, pq a Omni da UBNT funciona muito bem em MIMO com rocket, se eu pudesse passava todos clientes pra 5GHz, mas hj não tem condições $$$ e o trabalho...

  7. #7

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Mas deixa eu entender amigo... Você tá com que omni nesse rocket? Omni comum é só polarização vertical (a AMO-2G13 é dupla pol) e rocket é pra dupla polarização. Tem uma omni ligada em cada saida ou é uma AMO-2G13? Na verdade me parece aí que é só trocar por painel setorial de 2,4 ghz.

    Quanto a subir na torre é difícil... eu pelo menos nunca vi... Quando eles vieram fazer a primeira vistoria só verificaram nota, manual, perguntaram de onde era o link, como eu fazia controle de clientes e se as instalações não eram muito amadoras.

  8. #8

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Omni Ubiquiti, 10dbi, AMO 2G10... o Rocket M2 não é mais homologado, ta suspenso e não tenho nota dele.

    Acho que vou usar Painel Aquario de 14 dbi, horizontal, ligado em Bullets M2. Mas como tao caro os Bullet, mermao! Dava pra comprar Nanostation M2 que ja vem com Antena...

  9. #9

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Omni Ubiquiti, 10dbi, AMO 2G10... o Rocket M2 não é mais homologado, ta suspenso e não tenho nota dele.

    Acho que vou usar Painel Aquario de 14 dbi, horizontal, ligado em Bullets M2. Mas como tao caro os Bullet, mermao! Dava pra comprar Nanostation M2 que ja vem com Antena...
    Uma opção que está com homologação vigente é o WOG 212 da Intelbras. Tem basicamente as mesmas funções do Nanostation, com a facilidade que você ainda poderá conectar uma outra antena nele (não funciona ao mesmo tempo que a interna) e também pode polarizar ela vertical ou horizontal via software (somente antena interna). R$ 340,00 no ML.

    Só daí não vai ter Airmax ... é no osso mesmo...

  10. #10

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Nunca gostei do protocolo 802.11 puro pra trabalhar outdoor, tem que ser TDMA, uso Airmax e NV2, sempre.

    Quando vc disse que o Fiscal perguntou sobre o que vc usava pra gerenciar os clientes, ele quis saber do gerenciamento técnico, controle de banda, autenticação...ou mais o cadastro e controle financeiro mesmo, tipo mk-auth...?

  11. #11

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Se você tiver a nota de compra com data anterior a data de cancelamento/suspensão/substituição, pode continuar usando pois tem como provar que quando comprou era homologado. Porém se não tiver nota ou documento provando isso, vai complicar em caso de fiscalização.

  12. #12

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Esse é justamente o problema...

  13. #13

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Esse é justamente o problema...
    Não tem documentação?

    Nesse caso, mesmo que o equipamento esteja com a homologação válida, se não tem NF, em caso de fiscalização será autuado.

  14. #14

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Nunca gostei do protocolo 802.11 puro pra trabalhar outdoor, tem que ser TDMA, uso Airmax e NV2, sempre.

    Quando vc disse que o Fiscal perguntou sobre o que vc usava pra gerenciar os clientes, ele quis saber do gerenciamento técnico, controle de banda, autenticação...ou mais o cadastro e controle financeiro mesmo, tipo mk-auth...?
    É pelo seguinte amigo... pela nova lei do marco civil o provedor tem que guardar os logs de conexão e fazer controle de banda (aqueles 80% de média). Se eles pedirem por exemplo, em caso de denúncia, logs de média de velocidade fornecida, você tem que ter esses dados (essa semana mesmo a Vivo tomou um PADO no Paraná por ter excluído os logs... provavelmente devido a compra da GVT).

    Como hoje em dia é unanimidade o uso de Routerboard e EdgeRouter para provedores de entrada (provedores maiores já investem em Cisco etc), esses equipamentos tem de ter obrigatoriamente homologação válida no momento da fiscalização!

    Outra coisa é a NF... Lá nas entranhas do regulamento de homologação, somado com algumas portarias que visam prevenir furto de equipamentos de telecomunicações (ano passado acharam um barracão cheio de equipamentos de telefonia, celular, internet, etc no Paraná), a Anatel exige comprovação de origem (nunca consegui achar de onde vem essa regra, só um passarinho que me contou).


    Fica a dica.

  15. #15

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    EU só não descobri até hoje como fazer com IP Nateado pra guardar log... se a PF chega com o IP do link pra vc e vc ta com clientes atras de NAT... de que adianta log? Vou logar todas as paginas de acesso, whatsapp, instagram, snapchat...???

  16. #16

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Guardar Log só para provedores com mais de 5.000 clientes.

  17. #17

    Padrão Re: Homologação suspensa/substituída

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Não tem documentação?

    Nesse caso, mesmo que o equipamento esteja com a homologação válida, se não tem NF, em caso de fiscalização será autuado.
    Nao tenho e por isso to trocando...

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    Guardar Log só para provedores com mais de 5.000 clientes.
    O dia que eu chegar em 1000 clientes to feliz! Com 500 o cara ja devia ter tirado AS e ta ligando direto num PTT se possivel. Me disseram que pra vc tirar a AS tem que ter no minimo 2 links dedicados... mermão, to me rebolando pra pagar 1 link dedicado pequeno...