Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Ola Galera.

    Sou novo no mk, e estou precisando de um help.
    Configurei uma RB para hotspot com userman, tenho um hotel, e varios repetidores de sinal espalhado, para melhorar a amplitude de sinal.
    Quando cliente faz check in, ele recebe um papel com usuario e senha para acesso enquanto tiver hospedado.
    porem o problema é o seguinte.

    Se cliente tiver conetado no roteador X, e então ele ir para refeitorio onde tem Acess point que ta repetindo o Sinal (Y), ao mudar de um roteador para outro, ele novamente pede senha do hotspot.
    Gostaria de saber se ha alguma possibilidade dele navegar normalmente dentro todos os Acess Point, desde que ja tenha digitado a senha na primeira vez.

    Por favor me ajudem.

    Agradeço mesmo de coração

  2. #2

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Isto não é devido ao fato de que quando o cliente muda de um roteador para o outro, ele muda o MAC de origem com o qual está trafegando?
    Por exemplo, ele está no roteador A, com o MAC 00:00:00:00:00:0A, e então ele chega na RB com o MAC 00:00:00:00:00:0A. Dai ele vai para outro lugar e conecta no roteador B, que tem MAC 00:00:00:00:00:0B, e então ele está chegando agora na RB com o MAC 00:00:00:00:00:0B, e neste caso, o dispositivo dele não está autenticado com esse MAC, e portanto precisa de nova autenticação.

    Teria que ter uma forma de fazer uma bridge transparente entre o cliente e a RB, e na realidade nem sei se tem como. Relata aqui qual é os modelos de roteadores que você usa, de repente o pessoal pode ter dicas sobre os modelos em específico.

    Os roteadores estão ligados entre si por cabo, ou é em modo repetidor, com um repetindo o sinal wireless do outro?

  3. #3

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Amigo, eu uso um sistema aqui diferente mas que pode se encaixar ao seu.. coloquei os roteadores em bridge, e então o cliente recebe o ip direto do dhcp do MK.... Para ficar melhor ainda, coloque todos os roteadores com o mesmo nome e senha(se possível sem repetir o sinal um do outro), assim funciona o meu aq... roda blz..

  4. #4

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Como está o tempo do cookie que é gerado ao fazer a autenticação a primeira vez?
    Pois se for um tempo muito curto não dá tempo de se deslocar de um lugar para o outro e vence o tempo do cookie e daí vai pedir novamente a autenticação.
    Esta é "uma" das possibilidades.

  5. #5

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    ele esta em wps repetindo o sinal via wifi

  6. #6

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Citação Postado originalmente por glebsoon Ver Post
    ele esta em wps repetindo o sinal via wifi
    Esta é outra possibilidade. Estando em WDS pode acontecer que entre um e outro AP o sinal fique fraco e a conexão caia e o servidor vai ficar sem receber o cliente. E daí derruba logo, se o cookie for de tempo extremamente curto.

    De qualquer modo vai ter que trocar de AP e a conexão vai ter que ser refeita no AP, pois wifi não trabalha em roaming.
    Mas como eu disse, o tempo do cookie é importante para não pedir novamente autenticação.

  7. #7

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    O tempo está de 1 dia! mesmo assim ainda esta apresentando o mesmo problema, ja não sei mais o que faço.

  8. #8

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Mas os roteadores estão com bom sinal, comprei ate mais pontente ja para não ter perda, ping entre eles estão normal! o único problema é essa questão do login

  9. #9

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    então vê como está configurado o Keep Alive timeout.

  10. #10

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    então vê como está configurado o Keep Alive timeout.
    Ta com 1d

  11. #11

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Também estou tendo o mesmo problema. Mas o que notei é que somente o cookie fica com o MAC do repetidor, o DHCP e o resto fica com o MAC certo do dispositovo que acessa. O problema é como o cookie fica marcado com o MAC eu não consigo limitar o acesso a somente um dispositivo.

  12. #12

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Citação Postado originalmente por glebsoon Ver Post
    Ta com 1d
    Tem dois locais onde configura o keepAlive Timeout. Um é em Server e o outro é em User Profiles. Dá uma conferida nos dois.

    Citação Postado originalmente por lets Ver Post
    Também estou tendo o mesmo problema. Mas o que notei é que somente o cookie fica com o MAC do repetidor, o DHCP e o resto fica com o MAC certo do dispositovo que acessa. O problema é como o cookie fica marcado com o MAC eu não consigo limitar o acesso a somente um dispositivo.
    neste caso como está configurado em Server Profiles? Na aba Login eu deixei marcado só HTTP Chap e Cookie.

    Uma pergunta mais: como é a rede , as CPEs nos clientes são roteadas ou está em bridge?

  13. #13

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Ja trabalhei em uma empresa que deixa tudo em bridge oas antenas mas era dificil de diagnosticar o problema do cliente. Ai trocaram para unifi e pronto nenhum chamado mais. Aconselho a usar unifi mesmo sendo caro vai valer a pena quando ficar meses sem ter nenhum chamado.

    Enviado via LG-V490 usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Ja trabalhei em uma empresa que deixa tudo em bridge oas antenas mas era dificil de diagnosticar o problema do cliente. Ai trocaram para unifi e pronto nenhum chamado mais. Aconselho a usar unifi mesmo sendo caro vai valer a pena quando ficar meses sem ter nenhum chamado.

    Enviado via LG-V490 usando UnderLinux App
    Eu quando comecei também entrei nesta de "bridge" por orientação de um "técnico". Naquela época usavam muito as plaquinhas PCi por serem baratas. Mas nada substitui uma boa noite de sono.

    Um sufoco... por isso que sempre aconselho a fazer os clientes roteados. Cliente roteado é o início de uma rede mais profissional. Depois tem outros protocolos que podem ser implementados mas basicamente o roteamento é fundamental para começar a ter tranquilidade.

    Nem tanto pelo UniFi pois nem sei exatamente como ele trabalha. Pelo que li nas especificações é só ir acrescentando pontos de acesso e a rede se configura. Me pareceu muito com um protocolo de rede mesh apesar do fabricante não fazer referencia a "mesh" nas especificações.
    As CPEs roteadas também são tranquilas.
    Assim separa a rede do provedor da rede interna do cliente, caso ele use um roteador interno.

  15. #15

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    @1929 boa tarde,

    Ele não é provedor, só precisa de wifi em um local para ser fácil de gerenciar.
    O que estão usando no mercado é Unifi. Qualquer universidade, hotel ou local de eventos utilizam.
    Estão utilizando ate aqui em São Paulo na CPTM.
    Para atender o objetivo, ser facil configurável e fácil expansão recomendo unifi tranquilamente.
    Ele pode colocar um roteador mikrotik para gerencia a rede e ter acesso remoto, mas ai já é outro assunto.

  16. #16

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Sim, Sim, meu comentário até não seria abrangendo o problema dele. É que surgiu a questão da "rede em bridge" e como sofri muito no início com isso, me veio a mente a questão da bridge ser muito complicado para identificar problemas, como foi citado.

    Ele tem hotel.

    Só com UniFi ele pode fazer praticamente tudo. Nem precisaria do servidor hotspot, pelo que tenho lido do UniFi.
    Mas com AP pelos andares ou setores ele também poderia fazer funcionar o hotspot. Alguma coisa na configuração do servidor é que está causando este novo pedido de login ao mudar de AP de acesso. Nâo é normal isso.

  17. #17

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Eu ainda acho que ele tem que ver essa questão do MAC.
    Se os roteadores fazem rede transparente entre si, o cliente chega no servidor Hotspot com o MAC próprio de seu dispositivo, agora se não faz, todos os clientes de cada AP chegam no hotspot com o MAC do AP em que estão, e neste caso não importa o MAC Cookie, pois ao ele trocar de AP ele está basicamente trocando de MAC, ou seja, não está mais autenticado.

  18. #18

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Daí poderia ser isso, mas os APs estão em WDS segundo ele disse. Então teria que estar repassando o mesmo mac que chegou na autenticação... ou não?
    Não sou expert nisso, mas minha curiosidade ficou aguçada para ver como resolver.

  19. #19

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem dois locais onde configura o keepAlive Timeout. Um é em Server e o outro é em User Profiles. Dá uma conferida nos dois.



    neste caso como está configurado em Server Profiles? Na aba Login eu deixei marcado só HTTP Chap e Cookie.

    Uma pergunta mais: como é a rede , as CPEs nos clientes são roteadas ou está em bridge?



    Deixei os dois keepAlive Timeout com mesmo tempo.
    Todos roteadores estão em WPS repetindo sinal em cascata, mas toda distriuição dos ip são feitas pela RB.
    O problema é qe quando mudo de roteador pra outro ele pede a senha novamente, mas por estar logado ainda, fica dando erro.

  20. #20

    Padrão Re: Problema Hotspot ao usar mais de um Acess Point

    exatamente esse o problema, o custo beneficio do unif é muito caro, apesar de ser top de linha, pra mim não seria conveniente, ainda mais porque ja tenho os roteadores aqui.