Provedor adsl ou via radio que geralmente usam mikrotik, se usar vpn ( integrado no navegador opera por ex), e vi q mudou o ip, mas mesmo assim ainda é possível ver sites visitados?
Provedor adsl ou via radio que geralmente usam mikrotik, se usar vpn ( integrado no navegador opera por ex), e vi q mudou o ip, mas mesmo assim ainda é possível ver sites visitados?
Não, não é possível, A VPN criptografa todo o seu tráfego, sendo impossível saber quais protocolos passam por dentro do túnel.
será q é certeza? pq em outro fórum me falaram q só com proxy que não rastreia.
esse é o mal desse mercado. O cara começa sabendo instalar um windows, configurar uma rede, passar um cabo, crimpar e etc. Usa mikrotik com uns passo a passo da vida.
e não sabe os fundamentos de rede.
Vou falar um pouco do que eu conheço...
Utilizo o protocolo IPsec para a confecção de túneis VPN entre as filiais e a matriz da empresa em que trabalho.
E sobre sua pergunta, não, não é possível identificar qual o tipo de tráfego que ocorre dentro do túnel, pois a função da VPN é mascarar o conteúdo transferido. De maneira que é possível comunicar duas redes Privadas com segurança usando a Internet.
obrigado pela resposta, acho que entendi, pois a minha dúvida vem pois como onde moro não tem acesso a faculdade ou curso profissionalizante, @misterbogus me desculpe pela minha ignorância, mas só me resta humildade em perguntar em fórum com pessoas capacitadas assim como esse.
Voltando a minha dúvida @edutomasi, o protocolo que transmite as paginas web é o http ou https, o protocolo que leva as informações dentro da internet é o tcp, então sendo assim a minha maquina esta navegando por um vpn, qndo peço uma solicitação de pagina web essa solicitação sai de minha maquina com ip mascarado e vai para a minha maquina vpn, seguindo a sequencia a maquina hospedeira termina a solicitação, mas essa solicitação quando sai da minha maquina não fica com o resgisto em meu provedor? ou vai ficar a solicitação da outra maquina ( a maquina q me fornece o ip vpn) resgistrado?
Sendo assim creio que o meu provedor de acesso ainda filtra minhas solicitações, repassando-as para a outra maquina, que daí dali em diante ira filtras as solitações por traz da maquina hospedeira.
Abaixo tem uma representação do seguinte cenário que vai ajudar a explicar a sua dúvida, os items do cenário são NB01 a INTERNET e o SVR01.
O acesso a sites utilizando uma VPN acontece da seguinte maneira:
1) O NB01 após ter fechado uma VPN com o SVR01 tem seu tráfego das portas HTTP/HTTPS (exemplo em questão) direcionado para o SVR01.
2) O SVR01 terá um direcionamento (leia-se rota e NAT) de que tudo que vier do NB01 nas portas HTTP/HTTPS para a Internet.
3) Para o provedor de acesso será como se o SVR01 tivesse solicitado o acesso ao conteúdo HTTP/HTTPS.
O rastreio de quem realmente fez o acesso ao conteúdo HTTP/HTTPS só será possível através dos registros do SVR01, pois é nele que essa informação fica contida.
Para o provedor só será possível saber que o NB01 fechou uma VPN com o SVR01 e nada mais, todo o trafego será oculto.
Os demais acesso do NB01, como por exemplo: FTP, Jogos com portas específicas, sairiam pelo seu próprio provedor (nesse caso o provedor teria acesso ao que foi "feito").
Bom espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida.
At,
Eduardo Tomasi.
Meu amigo @edutomasi simplesmente foi show sua explicação, leve mas aprofundada, resumindo, usando vpn os sites acessados pela "minha maquina", não serão visto pelo meu provedor, agora me vem na cabeça se o provedor consegue ver que foi fechado a vpn entre o NB01 e o SVR01, o provedor pode ver as solicitações feitas pelo SVR01 e automaticamente deduzir que as páginas pertencem ao NB01, certo ou errado?
O provedor vai saber que NB01 fechou a VPN com SVR01, mas ele não tem como deduzir que o tráfego HTTP/HTTPS.
Pois a VPN pode ser só pra comunicação entre filiais, ou serviços que exigem maior segurança. 😉
Enviado via Nexus 5 usando UnderLinux App
Vamos esclarecer... KKK
O provedor só poderá ver as solicitações feitas pelo SVR01 se o mesmo prover internet pra ele.
E supondo que ele seja, não será possível distinguir que as conexões HTTP/HTTPS são do NB01, pois o provedor não sabe o que trafega pelo Túnel VPN.
Por exemplo, o túnel pode ser usado somente para comunicação entre filiais, ou para acesso a recursos internos...
At,
Eduardo Tomasi.