Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar mikrotik em modo switch

    Olá pessoal,

    É possível configurar uma RB Mikrotik para desempenhar somente a função de Switch?
    Podem me ajudar a configura-lá?

    Desde já obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    crie um bridge e coloca todas as portas delas na bridge

  3. #3

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Aee!!!
    Po, valeu. Vou fazer aqui depois se der certo eu resolvo este tópico.

  4. #4

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por henriqueferreira7 Ver Post
    Aee!!!
    Po, valeu. Vou fazer aqui depois se der certo eu resolvo este tópico.
    Não faça isso! Use master-port!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Não faça isso! Use master-port!

    Como assim? Não é para eu usar Bridge? puts eu fiz isso e ta de boas, mas como funciona esse master-port?

  6. #6

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por henriqueferreira7 Ver Post
    Como assim? Não é para eu usar Bridge? puts eu fiz isso e ta de boas, mas como funciona esse master-port?
    Bridge usa CPU, ela funciona como Software switch.
    Master-port usa o próprio switch, funciona como Hardware switch.

    Exemplo, suponhamos que voce use as portas 1-4 como switch.

    Deixe a 1 sem master-port, pois ela vai ser a masterport.
    Na 2, 3 e 4, coloque a ether1 como master-port, basta dar dois cliques na interface e la em baixo vai ter a opção de master-port.

    A maioria das RBs tem opção de master-port, as unicas que não tem são CCR que não tem switch integrado, e sim portas independentes.

  7. #7

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Opa!!! Caraca, não sabia desa, muito obrigado, vou fazer aqui e depois respondo.

  8. #8

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por henriqueferreira7 Ver Post
    Opa!!! Caraca, não sabia desa, muito obrigado, vou fazer aqui e depois respondo.
    Com master-port o trafego não aparece nas interfaces, porém ele não usa a CPU, você pode passar o limite da porta em tráfego, sem se preocupar, vira um switch mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Com master-port o trafego não aparece nas interfaces, porém ele não usa a CPU, você pode passar o limite da porta em tráfego, sem se preocupar, vira um switch mesmo.
    Mas então não devo criar uma brigde?

  10. #10

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por henriqueferreira7 Ver Post
    Mas então não devo criar uma brigde?
    Não.

    Qual seria a RB que voce está fazendo essa configuração?

  11. #11

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Não.

    Qual seria a RB que voce está fazendo essa configuração?
    É uma CRS125-24G-2HnD-IN

    Fechou, excluí a Brigde e setei as demais portas como master-port na eth1, show de bola!!!! Mas caso eu queria ver o trafego ponho em Bridge... outra coisa é se eu por em bridge não haverá como fazer controle de banda porque não tem end. de ip e os cambal né?

  12. #12

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Usar port master tem a vantagem do processamento, porém se usar a rb750 em modo bridge, acompanhando o tráfego em cada interface, usando horizon para isolar as portas fica bacana, nao consome 5% de CPU. Ate para analisar se alguma interface ficou down ajuda. Eu costumo usar a rb750gl em alguns pontos da rede e add no netwatch do servidor principal algumas regras para monitorar se estão online ou nao. Quando cai, recebo o email. Ajuda bastante. Add um ip a bridge a uso mac admin p travar.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  13. #13

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    E se quiser usar como switch gerenciável vlan e outros recursos também pode ser utilizar é bastante eficiente apesar de alguns casos ser exagero usar rb ao invés por exemplo de um sw hp ou cisco

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  14. #14
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Você tem um switch e não router, a CRS é feita pra segmentar redes e não rotear, Bridge é conceito em roteadores, a CRS apesar de ter um ROS rodando não é feita pra isto, o processamento dela vai nas alturas se colocar tudo em Bridge, use esta função de Bridge quando estiver com RB 750, 2011, 1100, e mesmo assim depende do caso,

    as RBs convencionais tem 2 chips e dividem normalmente as placas em chips diferentes, na 750 portas 1,2,3 são 1 switch, 4 e 5 outro, então não dá pra fazer master-port na CRS todas são parte de um chip só, logo aceita a função master-port,

    e demais Routers, pra ver isso bastar ir em Switch /port e verificar em qual switch a porta se encontra

    fico a disposição sobre demais duvidas

  15. #15

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    atualmente uso masterport tambem, mas alguem sabe me dizer para que serve a opção "switch all ports" que aparece no menu switch aba swich editando um "chip" ?

  16. #16
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    atualmente uso masterport tambem, mas alguem sabe me dizer para que serve a opção "switch all ports" que aparece no menu switch aba swich editando um "chip" ?
    qual Modelo de RB?

  17. #17

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    qual Modelo de RB?
    Rb 2011, mas imagino que esta opção esteja disponivel para todas as rbs que usam o chip switch


    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

  18. #18
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Rb 2011, mas imagino que esta opção esteja disponivel para todas as rbs que usam o chip switch


    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

    essa opção é a forma mais prática de fazer master port nelas sem ter que setar uma a uma,
    na verdade nas CRS - XXXX essa função é diferente, existem mais recursos porquê não se tem 2 chips, na 2011 se tem, 1 chip para as portas FE e 1 pras GE

  19. #19

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    mas eu ja marquei ela e não vi resultado ... depois parece que desmarca sozinho.. vou conferir novamente

  20. #20
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar mikrotik em modo switch

    ela ativa as 5 primeiras portas ou o segundo conjunto de portas, mas pra isto não pode ter regras e ip no group-switch