Olá pessoal,
É possível configurar uma RB Mikrotik para desempenhar somente a função de Switch?
Podem me ajudar a configura-lá?
Desde já obrigado!
Olá pessoal,
É possível configurar uma RB Mikrotik para desempenhar somente a função de Switch?
Podem me ajudar a configura-lá?
Desde já obrigado!
crie um bridge e coloca todas as portas delas na bridge
Aee!!!
Po, valeu. Vou fazer aqui depois se der certo eu resolvo este tópico.
Bridge usa CPU, ela funciona como Software switch.
Master-port usa o próprio switch, funciona como Hardware switch.
Exemplo, suponhamos que voce use as portas 1-4 como switch.
Deixe a 1 sem master-port, pois ela vai ser a masterport.
Na 2, 3 e 4, coloque a ether1 como master-port, basta dar dois cliques na interface e la em baixo vai ter a opção de master-port.
A maioria das RBs tem opção de master-port, as unicas que não tem são CCR que não tem switch integrado, e sim portas independentes.
Opa!!! Caraca, não sabia desa, muito obrigado, vou fazer aqui e depois respondo.
É uma CRS125-24G-2HnD-IN
Fechou, excluí a Brigde e setei as demais portas como master-port na eth1, show de bola!!!! Mas caso eu queria ver o trafego ponho em Bridge... outra coisa é se eu por em bridge não haverá como fazer controle de banda porque não tem end. de ip e os cambal né?
Usar port master tem a vantagem do processamento, porém se usar a rb750 em modo bridge, acompanhando o tráfego em cada interface, usando horizon para isolar as portas fica bacana, nao consome 5% de CPU. Ate para analisar se alguma interface ficou down ajuda. Eu costumo usar a rb750gl em alguns pontos da rede e add no netwatch do servidor principal algumas regras para monitorar se estão online ou nao. Quando cai, recebo o email. Ajuda bastante. Add um ip a bridge a uso mac admin p travar.
Sent from my iPhone using UnderLinux
E se quiser usar como switch gerenciável vlan e outros recursos também pode ser utilizar é bastante eficiente apesar de alguns casos ser exagero usar rb ao invés por exemplo de um sw hp ou cisco
Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
Você tem um switch e não router, a CRS é feita pra segmentar redes e não rotear, Bridge é conceito em roteadores, a CRS apesar de ter um ROS rodando não é feita pra isto, o processamento dela vai nas alturas se colocar tudo em Bridge, use esta função de Bridge quando estiver com RB 750, 2011, 1100, e mesmo assim depende do caso,
as RBs convencionais tem 2 chips e dividem normalmente as placas em chips diferentes, na 750 portas 1,2,3 são 1 switch, 4 e 5 outro, então não dá pra fazer master-port na CRS todas são parte de um chip só, logo aceita a função master-port,
e demais Routers, pra ver isso bastar ir em Switch /port e verificar em qual switch a porta se encontra
fico a disposição sobre demais duvidas
atualmente uso masterport tambem, mas alguem sabe me dizer para que serve a opção "switch all ports" que aparece no menu switch aba swich editando um "chip" ?
Rb 2011, mas imagino que esta opção esteja disponivel para todas as rbs que usam o chip switch
Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App
mas eu ja marquei ela e não vi resultado ... depois parece que desmarca sozinho.. vou conferir novamente
ela ativa as 5 primeiras portas ou o segundo conjunto de portas, mas pra isto não pode ter regras e ip no group-switch