Ah sim, nas yagi é comum o último elemento ser um refletor:
Os 2 elementos ligados no cabo são os dipolos, são geralmente os últimos ou penúltimos elementos, os da frente (Diretores) são só pra encaminhar o sinal.
Tem yagi com refletor a venda:
http://www.estrela10.com.br/antena-u...36009-p4356845
O refletor precisa ter o ponto focal no dipolo, em gambiarra tipo isso o ponto focal está batendo nalgum elemento diretor:
Por mais que talvez dê alguns dBi a mais de ganho, pro ganho ser otimizado teria que colocar o dipolo no ponto focal da antena, no caso das parabólicas de tela ou de chapa é aquele ponto onde fica o disco do LNBF.
Se colocar a grade de uma antena 2,4GHz 25dBi, mesma coisa, o dipolo 2,4GHz fica nessa ponta preta, e algumas antenas yagi da Proeletronic são quadradas e acho que até encaixam no cano quadrado das antenas:
Só não sei quantos dBi de ganho aumentaria, em 1800MHz provavelmente uns 10 a 15dBi a mais (colocando o dipolo no ponto focal, e acertando a polarização), mas em 900MHz talvez 6dBi a mais, é pouca área de reflexão pra frequência tão baixa (Que tem o tamanho de onda maior).
Com o ponto focal em algum elemento diretor não sei se tem como calcular o ganho, até onde eu conheça só existe ganho máximo se o dipolo ficar no ponto focal, com ele tão longe do ponto focal (Como na gambiarra com antena de disco cinza) sei lá se dá 3dBi a mais, é um peso tão grande a mais que concorre com a possibilidade de colocar a antena simplesmente num cano mais alto e estaiar (Minha irmã tem antena 21dBi em cima de 10m de cano 3" sem estaios! Só preso na lateral de um poste de 4m com 2,5m enterrado), como a difração faz diferença em poucos metros essa possibilidade tem que ser pensada, antena grande e baixa versus antena pequena e alta, 10m de diferença na altura (E talvez mais longe do obstáculo a frente) faz diferença.
Digamos isso:
Se tiver aquelas offset tipo da Zirok, acho que existe ponteira pra elas, mas é adaptação, mais ou menos como esses, é um dipolo de antena de grade adaptado pras offset:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...7590-zirok-_JM
Não que não valha a pena comprar, mas dipolo simples 1800MHz é minima coisa menor que o 2,4GHz, seria só pegar um dipolo 2,4GHz de uns 3,1cm e diminuir pra uns 2cm, ia cair de meia onda pra 1/4 de onda. Pra ficar em meia onda teria que fazer um dipolo com 2 terminais de uns 4cm cada. Nos ponteiras originais da Zirok não cabe dipolo tão grande (Só de 2cm), e nas parabólicas de TV via satélite o monopolo que elas tem nos LNBF está no tamanho certo, seria só soldar o cabo direto lá dentro, aproveitando um LNB queimado. Falo desses monopolo dentro do LNBF (Tem um em cada polarização), um paralelo ao pino e outro na transversal:
Parabólica banda C é feita justo pra 950 a 2150MHz, bate certinho com celular 2G a 3G.
Ah, agora que falei de polarização lembrei: A antena das torre é dupla-polarização geralmente, então sua yagi pode ficar na vertical ou na horizontal, mas se ficar na horizontal DEVIA TER uma atenuação menos nos obstáculos que ficam acima ou abaixo, digo, a difração pra BAIXO ou pra CIMA afeta mais as ondas na vertical.
Não custa testar, virar a antena 90°, seja yagi ou qualquer outra (Disco, grade, patch).
E se for pra construir algo, eu faria uma yagi com mais elementos, apoiada em 2 pontos de tão grande, tipo:
ou esse absurdo com 6m:
(Ele comenta que não funcionou, e dá pra ver de longe o motivo, está só 1m acima do telhado e tem obstáculo logo na frente, ele entendeu o conceito de como yagi's funcionam mas não entendeu que RF penetra por obstáculo só com perdas consideráveis, não adianta passar um obstáculo se na verdade 80% do sinal ficou pra trás do obstáculo, teria que fazer isso em cima de tubos de pelo menos 4m acima do telhado, põe 3 estaios de arame comum em cada tubo e o troço fica firme)