+ Responder ao Tópico

Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Olha, pelo que vejo acredito ser possivel sim, haja visto o raadio digital, tem radios que com um unico guia de ondas tem mais de uma ODU, contudo, tenho certeza que devem haver varios sistemas par que isso possa funcionar corretamente, isso no digital, imagina num 5.8....
    Eles utilizam multiplex para somar todos os radios em antena única.

A pergunta do colega é simples:

"é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."

Ele se pergunta a se pode conectar dois rádios (qualquer) a uma mesma antena (qualquer) .

A resposta é Não

Se perguntasse "Existem rádios ou antenas permitam de utilizar uma mesma antena para vários rádios "

A resposta é SIM

Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post

"é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro."

Ele se pergunta a se pode conectar dois rádios (qualquer) a uma mesma antena (qualquer) .

A resposta é Não

Se perguntasse "Existem rádios ou antenas permitam de utilizar uma mesma antena para vários rádios "

A resposta é SIM
    Resumiutudo

Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post

A resposta é Não

A resposta é SIM
    Não foi nada disto que perguntei, e voce falou falou e nao falou nada. A idéia e muito simples e está subtendida na pergunta que tanto radio quanto antena sejam de mesma frequencia.

Então é possível usar dois rádios de mesma frequência ex 5ghz ( cada um em um canal diferente) em uma mesma antena (também de 5ghz)?

Mas minha dúvida era mais na parte elétrica da coisa... mas se eu entendi, e pelo que pude ver um multiplexador, que aparentemente é um componente passivo e sem eletrônica, uma especie de túnel , torna o radio capaz de transmitir e receber junto com outro sem danifica-lo.

outra coisa que pensei no meio do caminho e que poderia resolver minha questão mais facilmente seria uma antena com 4 polarizações. esta certo que para isto a distancia das polarizações passariam a ser de 30º graus em vez de 90º graus, mas eu deixaria da necessidade de usar um multiplexador. meu raciocinio esta certo @rubem ?

Não sei o que voce quiz perguntar , só sei o que você perguntou

Respondi a sua pergunta com a melhor intenção porem parece que tenho dificuldade de compreensão de texto KKKKKKKK

É possivel sim, eu aqui uso uma antena só pra ligar no radio do quarto e a mesma antena pra ligar o som da sala, pega tudo.

acho que funciona com até uns 4 rádios.