Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    qualidade tem, mas tem a facada também.

    Um projeto grande, se for investir um capital com foco na Motorola pode preparar o bolso. Se comparar com fibra, vai desistir de cambium. 2 APs chega ao preço de uma OLT pequena, se for comprar 8 cambium pra torre vai ser o preço de uma OLT pra 4.000 assinantes na fibra.

    a nossa salvação foi a ubnt, mikrotik e intelbras, se não a gente inda tava
    na idade da pedra, porque a motorola e a cisco sao empresas que querem muito dinheiro pelo silicio delas e vai ser assim enquanto achar quem pague.



    Ainda vou continuar com Radio por um bom tempo, mas vou optar por o preço razoavel e qualidade, Temos a SXT que promete muito ainda e acredito que a
    atheros vai trazer novidades em 2017 pra os fabricantes que usam seu chipset como a miktotik e ubnt.

    A nao ser que a motorola baixar os preços, como o google é dono dela agora, quem sabe pode haver uma virada de jogo... digo preço...
    Coloca na conta o aluguel do poste e o projeto ou... só o aluguel de poste feito de forma correta e todo mundo continua no rádio com Cambium entregando muita qualidade. Passar fibra só vale a pena se for vender de 50mbps para cima o que para 90% do Brasil ou mais é completamente inviável.

    Tem gente desesperada com os facões das concessionárias de energia da semana passada para cá com lançamento de cabo irregular.

    Qualidade tem preço e se comparar Cambium com Radwin, AirSpan, RedLine, Alvarion, etc é a melhor relação custo x beneficio.

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    @adrianacambium, um amigo de uma filial da empresa em que trabalho já comprou esses equipamentos para teste, segundo o mesmo informou falou direto por telefone com egenheiros da cambium em miame nos Estados Unidos, e os mesmo engenheiros garantiram 200 clientes por rádio ePMP 2000, com planos de até 8 megas, 100% compatível com CPEs UBNT, iremos testar isso.

    Como eu posso participar desse webnar, pra eu e meu amigo aprofundar mais do assunto.
    Alex muito provavelmente confundiram as coisas. Em Miami não tem time de Engenharia - apenas em Chicago - e o limite é de 120 clientes por setor. Quanto a banda, passa isso sim.

    Quanto aos valores, nós já temos:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...evate-unitario

    OBS: Impostos inclusos. Gentileza reclamar com o congresso nacional

  2. #22

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Acompanhei a apresentação. Não há o que perguntar agora. Mais explicado do que foi não podia ser....
    Agora, se vai passar tudo aquilo que foi apresentado não sei, mas coloco fé tendo em vista que o fabricante não iria colocar o nome dele em jogo por nada.
    35 dólares por assinante pode ser salgado. Mas fazendo bem as contas acaba sendo vantajoso na medida que aproveita os Ubiquiti. Uma CPE cliente Cambium sai muito mais que um Ubiquiti + licença.
    E na comparação que foi feita com uma OLT acho injusto. Pois na fibra não é só a OLT. Esta é a parte menos dispendiosa. E o resto? E a elaboração de projeto para homologação na concessionária? E o tempo para liberação? E a mão de obra para instalação da fibra?
    Pelo que eu vi na apresentação o tempo de implantação é curtíssimo. E não se perde a base instalada de rádios nos clientes.
    Dia desses num debate sobre o futuro do wireless foi comentado que o wireless estava chegando num ponto de saturação e incapacidade de fornecer bandas mais altas. Mas agora se esta solução se confirmar, as porteiras estarão escancaradas para o wireless. E o melhor é que não precisa comprometer um enorme investimento para começar, o que não ocorre na fibra.

    E como alguém citou aqui no tópico 8 APs Cambium numa torre, digo que na verdade são 4 e ocupando só dois canais. Ai já começa a novidade. Economia de canais.
    Se cada AP tem a capacidade de com 40 clientes fornecer planos de 20mega o que eu já acho um exagero, uma torre teria teoricamente capacidade para 160 clientes. Se os planos forem menores o número de clientes pode subir. Eu penso que não é qualquer cenário que vai ter demanda para 160 clientes por torre. Isto vai exigir uma concentração populacional invejável para atingir esta meta.
    Então, em se concretizando as promessas do fabricante, os problemas de um provedor estarão muito reduzidos.
    Porque do jeito que está não tem como competir com a fibra. Um ou outro pode ainda se dar bem no ambiente wireless. Mas a limitação ainda é um fantasma que assusta.

    O tempo vai dizer os resultados. Só que, quem largar na frente e se dando bem vai tomar uma distancia em relação a concorrencia. Se não for tudo isso, pelo menos fica com um AP Cambium instalado e não expande. Não vai ser perdido. Só vai perder se for uma droga... o que eu duvido.

  3. #23

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Coloca na conta o aluguel do poste e o projeto ou... só o aluguel de poste feito de forma correta e todo mundo continua no rádio com Cambium entregando muita qualidade. Passar fibra só vale a pena se for vender de 50mbps para cima o que para 90% do Brasil ou mais é completamente inviável.

    Tem gente desesperada com os facões das concessionárias de energia da semana passada para cá com lançamento de cabo irregular.

    Qualidade tem preço e se comparar Cambium com Radwin, AirSpan, RedLine, Alvarion, etc é a melhor relação custo x beneficio.



    Alex muito provavelmente confundiram as coisas. Em Miami não tem time de Engenharia - apenas em Chicago - e o limite é de 120 clientes por setor. Quanto a banda, passa isso sim.

    Quanto aos valores, nós já temos:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...evate-unitario

    OBS: Impostos inclusos. Gentileza reclamar com o congresso nacional
    Obrigado pela observação

  4. #24

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Só a título de constatação, tenho uma torre com 7 painéis setoriais e uma densidade total de quase 240 clientes, em apenas uma de nossas Torres.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Detalha melhor este cenário. É uma região densamente povoada? Atende clientes muito longe da torre? Qual a média de banda nos planos?
    Me pareceu uma torre ideal para um teste começando com um setor. Pois está com uma média de 35 clientes por painel.
    Se fosse planejar uma rede em fibra para atender todos estes clientes, quanto mais ou menos estimaria de investimento?

  5. #25

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Bom @1929 a pergunta nao foi pra mim mas vamos la:

    Torre - por volta de 330 cliente, no momento ON 316
    1º - basestation 17dbi + rocket m5 = 32 cliente até 4km media 2km
    2º - basestation 17dbi + rocket m5 = 29 cliente até 2km media 1km
    3º - basestation 17dbi + rocket m5 = 15 cliente até 5km media 3km
    1º - basestation 20dbi + rocket m5 = 32 cliente até 5km media de 2km
    2º - basestation 20dbi + rocket m5 = 36 cliente até 3km media de 2km
    1º - bastation ac 21dbi + rocket m5 = 28 cliente até 4km media de 2km
    1º - algcom 16dbi + rocket m5 = 35 cliente até 3km media de 1km
    2º - algcom 16dbi + rocket m5 = 22 cliente 2km media de 800mts
    2º - algcom 16dbi + rb912 = 42 cliente até 3km media de 1km
    3º - algcom 16dbi + rb912 = 45 cliente até 3km media de 2km

    Planos de 1 a 5mb, media de 2mb. Pelo valor proposto pela cambium sem pensar 2x fibra. Pois mesmo ubnt rendendo algo proximo com novo firmware continua sendo ubnt.
    Painel com rb912 tudo sxt nos cliente e rocket m5 tudo ubnt.
    Depois que usei algcom nao quero outro painel.

    Tenho outra torre com 250 cliente e 8 painel sendo 4 ubnt 20dbi e 4 algcom

  6. #26

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Talvez eu tenha me expressado mal. Não duvido que haja torres com estas quantidades de clientes. Mas levando em conta os quase 5.600 municípios, poucos são os que terão uma densidade populacional para colocar tanta gente em uma só torre. E mesmo nestes casos será que vocês não estão chegando no limite? Esta tua torre Juliano está com 10 APs. Como está a questão da autointerferência? Está conseguindo lidar bem com ela? Pela descrição do fabricante, a Algcom te dá uma ajuda e tanto nestas instalações, não?
    E se tem esta densidade populacional existe sempre a possibilidade de aumentar o número de assinantes em cada setor...e os Ubiquiti daí iriam ficar para sucata?

    Não faço comparação com uma rede nova wireless e uma rede nova em fibra. Daí entrariam outros fatores.
    Só estou levando em conta o que foi apresentado no webnar como uma alternativa para quem já está no mercado e não pode dispensar a rede wireless já instalada. Se realmente vai atingir o prometido dai é outra questão. Vamos ter que aguardar os casos de sucesso para conferir.
    A verdade é que quem usa wireless está bem ciente das dificuldades. Vamos tocando mas sempre na esperança que as novidades supram nossas necessidades. Pouca coisa tem realmente cumprido o que promete.
    Mas.... e que bom que sempre tem um "mas" para nos dar mais um sopro de esperança.
    O que eu vejo na proposta apresentada é a possibilidade de testar um só setor e fazer um comparativo. Afinal nestes anos já testamos tanta coisa e nem tudo foi bom.

  7. #27

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    @1929, se for pra mim o Juliano kkkk vamos la.

    Aqui nao tenho interferencia forte, entao sao ao todo 30 ap 5.8 nessa torre contando a concorrencia. Temos como boa bratica 2mts um ap do outro quando mesma empresa e 10mts quando de outra empresa. Raramento preciso mudar algum canal, ja aconteceu uma ou outra vez.

    Aps ubnt muito trabalho em 10mhz entregando até 2mb sem problema algum.
    Algcom me ajudo muito no custo do painel, e tbm qualquer se orelha instala visto que pra ajustar o angulo vertical dela extramente simples.

    Oque tenho feito pra nao ter que instalar mais setorial? RB912 vai tranquilo até 70 cliente, ja rocket m5 acima de 30 cliente ja começa a mia

    Sobre as dificuldades voce tem toda razao, mas cansei de ser cobaia e perder tempo e dinheiro. Agora é digital ou fibra em enlaces novos.

    Nao vejo tbm vantagem de testar um novo setor, pois só pra 30 sao quase 5mil em licença mas 30 cliente pra agender e visitar para upgrade do firmware.

    Esse valor cobrado pela cambium é RIDICULO, o GRANDE Zé alves posto um texto no face que resume tudo oque penso sobre essa bendita licença e do pq tem tudo pra nao dar certo no brasil. Continuando a cambium uma empresa de nicho, e suporte dela nem é tao eficiente, reclamo do modo eptp em curta distancia desde mes 1 desse ano, agora semana passada que foi sair bendita correçao quase 11 meses depois.

  8. #28

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Me desculpe Jonas, citei Juliano pensando em você.. é que minha memória fotográfica ficou com as duas letras no final do seu nickname e me confundi com o @JulianoVB ao escrever o texto...efeito dos 70 no lombo...kkk

  9. #29

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Uma duvida, a ubiquiti ou mikrotik não vão se impor ao usar esse software da cambium nos seus equipamentos, bloqueando o mesmo em futuros firmware como fizeram a ubnt com o ddwrt e openwrt?

  10. #30

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Jonas não sei como você consegue lidar com a auto interferência aí viu.... Muitos clientes em cima de uma torre.
    Mas voltando a falar de cambium e preço, se a cambium funcionar nos wom mimo vai sair muito mais barato, uma cpe com nota sai por 200, uma sxt sai a 350 pra mim com nota, ser o valor da licença cair um pouquinho e der pra colocar no wom, vai sair muito mais barato.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  11. #31

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Acho difícil, cambium como ubnt e mikrotik optam por chipset atheros por melhor performance e compatibilidade do seu sistema que e voltado só para esse fabricante ja a wom é chipset ralink bem inferior a versões atheros.

  12. #32

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Mas eles comentaram na apresentação que estava nos planos para 2017 incluir também os Intelbrás.
    Acho que ele estaria se referindo a linha da LigoWave que não tem diferença dos Intelbrás.
    Por enquanto nem os SXT estão incluídos. Só para final de março.
    Também está nos planos deles atacar a faixa do 2.4ghz
    Quanto aos valores eu creio que a politica deles possa com o tempo melhorar os preços principalmente para grandes lotes de licenças.

  13. #33

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Coloca na conta o aluguel do poste e o projeto ou... só o aluguel de poste feito de forma correta e todo mundo continua no rádio com Cambium entregando muita qualidade. Passar fibra só vale a pena se for vender de 50mbps para cima o que para 90% do Brasil ou mais é completamente inviável.

    Tem gente desesperada com os facões das concessionárias de energia da semana passada para cá com lançamento de cabo irregular.

    Qualidade tem preço e se comparar Cambium com Radwin, AirSpan, RedLine, Alvarion, etc é a melhor relação custo x beneficio.



    Alex muito provavelmente confundiram as coisas. Em Miami não tem time de Engenharia - apenas em Chicago - e o limite é de 120 clientes por setor. Quanto a banda, passa isso sim.

    Quanto aos valores, nós já temos:

    http://www.connectivitatelecom.com.b...evate-unitario

    OBS: Impostos inclusos. Gentileza reclamar com o congresso nacional
    Se for 151 por cada radio associado ta muito caro ja é metade do preço de uma cpe a cambium poderia fazer uma promoção a cada force one 180(ou outro da sua linha)comprado ganharia 5 licença ou mais para radios ubnt etc, assim ela venderia o seu hardware e ajudaria os que ja tem radios ubnt e etc na rede assim daria uma equalização nos gastos e ajudariam a optar tambem pelo seu hardware.

  14. #34

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!


  15. #35

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Jonas não sei como você consegue lidar com a auto interferência aí viu.... Muitos clientes em cima de uma torre.
    Mas voltando a falar de cambium e preço, se a cambium funcionar nos wom mimo vai sair muito mais barato, uma cpe com nota sai por 200, uma sxt sai a 350 pra mim com nota, ser o valor da licença cair um pouquinho e der pra colocar no wom, vai sair muito mais barato.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
    Rapaz, e so saber espaçar os canal, boa distancia entre as setorial, manipular os mcs e principalmente nv2 e airmax ativo. Tenho outra torre com mais de 240 e tudo tranquilo. Estao lhe roubando no valor dessa sxt eu pago 250,00 e 270 na nova lhg tudo com nfe e quantidade grande 30,60 e 90 sem juro

  16. #36

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Jonas, eu te elogio por conseguir harmonizar teus APs com todos os outros presentes. Você disse que são cerca de 30 APs ao todo na torre. E pelo menos 10 são teus.
    Alguns devem estar para ponto a ponto com antenas de ângulo bem estreito. Outros como AP para atender setores, etc etc.

    A legislação sobre o uso do espectro fala em uso indoor para o início da faixa, uso outdoor para a faixa intermediária, mas com controle de EIRP. E daí facilita as aplicações no final da faixa para o uso outdoor.

    As Boas Práticas determina uma separação entre painéis o que é compreensível. Mas eu particularmente tenho uma curiosidade muito grande quanto a distâncias. Num Ponto a Ponto é bem mais fácil entender esta separação. Pois antenas de alto ganho e ângulos estreitos acabam priorizando o sinal que chega pela frente. Nem penso tanto em relação frentexcostas. Esta relação inclusive nunca vi uma especificação sobre que distancia esta relação é medida. Só penso no alto ganho envolvido que acaba criando um SNR de nível bom para superar interferências.

    Mas em antenas para multi ponto com ganho menores e muita intereferencia externa o SNR normalmente é prejudicado. Você já disse que trabalha em 10Mhz, o que já explica parte do sucesso num ambiente assim. Mas e os outros APs são teus também e daí você consegue manter este controle, ou são APs de outros participantes?

    E se você está conseguindo manter o serviço, realmente pode ser que uma migração não seja o indicado.
    Porém o que se lê de modo geral é que o pessoal sofre num ambiente assim. E como cada caso é um caso, eu entendo perfeitamente seu posicionamento.
    Quanto a valores eu creio que isso é preço de entrada. De um momento para outro pode acontecer de ser reformulado o modelo de negócio.

  17. #37

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Criticas sobre valores e tdo mais, mas pra mim essa solução do epmp elevate é show de bola! Pelo menos pra base atual existente pq nao vai demorar a ubnt e mikrotik começar a bloquear isso daí. Sobre o valor, eu penso q se a Cambium botasse um valor muito baixo, pararia de vender sua CPE própria, acho q ta ate barato o valor pra quem quer migrar pra solução EPMP sem ter que trocar as antenas de todos clientes, imagina o trabalhão. Melhor ir trocando aos poucos a medida q forem pifando e os clientes novos só com hardware cambium ou com ubnt e mikrotik (quando disponibilizarem) enquanto a festa continuar e esses fabricantes nao bloquear novos radios e em novos updates q lançarem do seu software.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  18. #38

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Acompanhando... [email protected]

    Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

  19. #39

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    O correto era a cambium diminuir o valor da cpe force 180, esse valor absurdo é que não faz a marca render aqui no Brasil. Acredito que a próximas atualizações da ubnt e mk vão bloquear adicionar outros firmwares nos seus hardwares.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  20. #40

    Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

    Comprando no Paraguay, correndo risco, sem garantia... o force 180 sai equivalente a uma SXT no Brasil, realmente o valor deveria ser mais baixo pra CPE pelo menos.