+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

Bom @1929 a pergunta nao foi pra mim mas vamos la:

Torre - por volta de 330 cliente, no momento ON 316
    1º - basestation 17dbi + rocket m5 = 32 cliente até 4km media 2km
    2º - basestation 17dbi + rocket m5 = 29 cliente até 2km media 1km
    3º - basestation 17dbi + rocket m5 = 15 cliente até 5km media 3km
    1º - basestation 20dbi + rocket m5 = 32 cliente até 5km media de 2km
    2º - basestation 20dbi + rocket m5 = 36 cliente até 3km media de 2km
    1º - bastation ac 21dbi + rocket m5 = 28 cliente até 4km media de 2km
    1º - algcom 16dbi + rocket m5 = 35 cliente até 3km media de 1km
    2º - algcom 16dbi + rocket m5 = 22 cliente 2km media de 800mts
    2º - algcom 16dbi + rb912 = 42 cliente até 3km media de 1km
    3º - algcom 16dbi + rb912 = 45 cliente até 3km media de 2km

Planos de 1 a 5mb, media de 2mb. Pelo valor proposto pela cambium sem pensar 2x fibra. Pois mesmo ubnt rendendo algo proximo com novo firmware continua sendo ubnt.
    Painel com rb912 tudo sxt nos cliente e rocket m5 tudo ubnt.
    Depois que usei algcom nao quero outro painel.

Tenho outra torre com 250 cliente e 8 painel sendo 4 ubnt 20dbi e 4 algcom

Padrão Re: Migrar sua rede atual para ePMP da Cambium Networks agora é possível, sem trocar as CPEs!

Talvez eu tenha me expressado mal. Não duvido que haja torres com estas quantidades de clientes. Mas levando em conta os quase 5.600 municípios, poucos são os que terão uma densidade populacional para colocar tanta gente em uma só torre. E mesmo nestes casos será que vocês não estão chegando no limite? Esta tua torre Juliano está com 10 APs. Como está a questão da autointerferência? Está conseguindo lidar bem com ela? Pela descrição do fabricante, a Algcom te dá uma ajuda e tanto nestas instalações, não?
    E se tem esta densidade populacional existe sempre a possibilidade de aumentar o número de assinantes em cada setor...e os Ubiquiti daí iriam ficar para sucata?

Não faço comparação com uma rede nova wireless e uma rede nova em fibra. Daí entrariam outros fatores.
    Só estou levando em conta o que foi apresentado no webnar como uma alternativa para quem já está no mercado e não pode dispensar a rede wireless já instalada. Se realmente vai atingir o prometido dai é outra questão. Vamos ter que aguardar os casos de sucesso para conferir.
    A verdade é que quem usa wireless está bem ciente das dificuldades. Vamos tocando mas sempre na esperança que as novidades supram nossas necessidades. Pouca coisa tem realmente cumprido o que promete.
    Mas.... e que bom que sempre tem um "mas" para nos dar mais um sopro de esperança.
    O que eu vejo na proposta apresentada é a possibilidade de testar um só setor e fazer um comparativo. Afinal nestes anos já testamos tanta coisa e nem tudo foi bom.

@1929, se for pra mim o Juliano kkkk vamos la.

Aqui nao tenho interferencia forte, entao sao ao todo 30 ap 5.8 nessa torre contando a concorrencia. Temos como boa bratica 2mts um ap do outro quando mesma empresa e 10mts quando de outra empresa. Raramento preciso mudar algum canal, ja aconteceu uma ou outra vez.

Aps ubnt muito trabalho em 10mhz entregando até 2mb sem problema algum.
    Algcom me ajudo muito no custo do painel, e tbm qualquer se orelha instala visto que pra ajustar o angulo vertical dela extramente simples.

Oque tenho feito pra nao ter que instalar mais setorial? RB912 vai tranquilo até 70 cliente, ja rocket m5 acima de 30 cliente ja começa a mia

Sobre as dificuldades voce tem toda razao, mas cansei de ser cobaia e perder tempo e dinheiro. Agora é digital ou fibra em enlaces novos.

Nao vejo tbm vantagem de testar um novo setor, pois só pra 30 sao quase 5mil em licença mas 30 cliente pra agender e visitar para upgrade do firmware.

Esse valor cobrado pela cambium é RIDICULO, o GRANDE Zé alves posto um texto no face que resume tudo oque penso sobre essa bendita licença e do pq tem tudo pra nao dar certo no brasil. Continuando a cambium uma empresa de nicho, e suporte dela nem é tao eficiente, reclamo do modo eptp em curta distancia desde mes 1 desse ano, agora semana passada que foi sair bendita correçao quase 11 meses depois.

Me desculpe Jonas, citei Juliano pensando em você.. é que minha memória fotográfica ficou com as duas letras no final do seu nickname e me confundi com o @JulianoVB ao escrever o texto...efeito dos 70 no lombo...kkk

Uma duvida, a ubiquiti ou mikrotik não vão se impor ao usar esse software da cambium nos seus equipamentos, bloqueando o mesmo em futuros firmware como fizeram a ubnt com o ddwrt e openwrt?

Jonas não sei como você consegue lidar com a auto interferência aí viu.... Muitos clientes em cima de uma torre.
    Mas voltando a falar de cambium e preço, se a cambium funcionar nos wom mimo vai sair muito mais barato, uma cpe com nota sai por 200, uma sxt sai a 350 pra mim com nota, ser o valor da licença cair um pouquinho e der pra colocar no wom, vai sair muito mais barato.

Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App