Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Cada uma que aparece...kkk 3.5gz...

    Certo que não dá para confiar em todas as promessas dentro desta faixa do 5.X que é de radiação restrita... Sempre um pouco de cepticismo ajuda... mas não podemos também ir ao extremo de duvidar de tudo.

    Faz tempo que tem um pessoal entre os quais me incluo que acredita numa saída honrosa para o 5.8... E acho que a Cambium não está longe disso. Senão não prometeria 4 APs na torre e ocupando só dois canais... APs opostos trabalhando no mesmo canal...
    Agora, isso não é possível dentro do 802.11 como conhecemos. Tem firmware proprietário. Para quem tem Ubiquiti instalado nos clientes fica uma solução intermediária e mais econômica ao adquirir licenças para transformar em CPE "Cambium"..

    Como disseram acertadamente, se quer dar muita banda para o cliente tem que estar preparado para investir...

  2. #22

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    @rpassistencia, você está correto em comparar comportamentos... A grande maioria não faz tudo como deveria. Tem um tópico de um companheiro @AndrioPJ " 5.8 pede socorro", onde alguns anos atrás ele já alertava para o mau uso das subfaixas em 5.x. Este acho o pior dos problemas em 5.x

    Muitas das situações que você citou não são corretas e são passíveis de um PADO, mas não tão terríveis como trabalhar em 3.5. Este é crime federal..

  3. #23

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    E vai assinar confissão pública?
    Ajuda as pessoas a fazer o certo, ensinar coisa errada não ajuda.
    Vamos tentar matar o jeitinho brasileiro.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  4. #24

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Apenas citei um exemplo, deixando claro que a solução é sair do 5.x.... é a mesma coisa de vc ter uma rodovia que funciona em 5.8 cheia de carros que trafegam por ela por se compatível a ela, não vai adiantar nada comprar uma Ferrari sendo ela 5.8 e colocar nessa rodovia achando que vai sair na frente dos demais... uma é coisa frequência de operação, e outra coisa é protocolo de comunicação, se fosse Assim o AC mostraria com maior desempenho significativo num ambiente poluído em 5.8, para se ter um resultado efetivo com AC muitos apelam para o compliance, para sair do 5.8, claro que ele ainda é 802.11 porem já é um pouco diferente do antigo.
    Concordo, não confio muito em promessas encima de espectro de radiação restrita.

    Mesmo Cambium ePMP com Beamforming e o tal filtro inteligente (eu não sabia que os rádios comuns escutam fora do canal configurado...), eu não estou certo de que eles vão conseguir algo que propicie estabilidade e alta capacidade. Vai ser sempre preciso ficar monitorando e mudando canal... Apesar disso, vou entrar em contato com a engenharia deles assim que tiver tempo, para ver se conseguem me convencer.

    Além de tudo, para ter algo minimamente funcional em 5GHz, ninguém consegue estar 100% dentro da lei. Aqui na rede que eu gerencio tenho dificuldade em achar canais limpos mesmo usando lista da Austrália em PTMP e Compliance Test/superchannel em PTP. Imagine estar limitado aos canais definidos pela Anatel... pior ainda se for respeitar o limite de EIRP, que acaba com o SNR (talvez, se todo mundo respeitasse desde o começo, não estaria esse inferno, mas agora é tarde).

    Já em tecnologias baseadas em frequência licenciada ou meios confinados (cabo, fibra, etc.), você não precisa fazer nada ilegal para ter tudo funcionando perfeitamente...
    Usar postes ilegalmente é outra história e uma tremenda sacanagem, já digo logo.

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    o que me deixa mais pasmo é que quase 95% do pessoal daqui faz alguma coisa errada perante a ANATEL, e quando fazemos algum comentário que esta em desacordo com o órgão fiscalizador tem sempre os "certinhos" achando que isso ou aquilo é fim do mundo, e esconde pra debaixo do tapete o que fazem de errado "HIPÓCRITAS", vai dizer que esta 100% correto com a ANATEL? que não tem nenhuma irregularidade? quero ver se todos tem SCM, se todas as estações estão licenciados? se tem 0800, se guardam log de conexões, se entregam mensalmente os relatórios, se tem link dedicado, se tem ASN, que registra os rádios de frequencia fechada, se usam compliance test, etc e tal, e pior de tudo são os comentários dos moderadores que sempre carregam o ar de ironia deixando transparecer superioridade, minimizando nossa participação, não respeitando o próximo etc. Não existe imparcialidade e não soma em nada seus comentários, a não ser dizer "Cada uma que aparece...kkk 3.5gz..." inutil, infantil, desnecessário, aposto que vai me mandar um privado relatando que ofendi outras coisa mais, e não se observa a provocação plantada em seu comentário anterior, como se faz no comercial da tigre "palavrões fofinho"... vai plantar batata, pirulito que bate bate, grandessíssimo sala mé mingue...
    Eu não quis dar ideia de politicamente correto, mas apenas alertar que usar frequências não autorizadas é um perigo enorme. Basta vários clientes de um serviço via satélite em 3.5GHz começarem a ser afetados por interferência em uma região, que logo você estará com a Anatel chateando.

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    O pulo do gato é o fim da ANATEL. pois não resolve nada só atrapalha.
    Parece que entendi, então, sua revolta, hehehehe. Tu é libertário/anarcocapitalista? Eu, ao menos, sou, e defendo a redução em direção à utópica extinção do Estado, mas se tem algo que precisa ser regulado, seja pelo Estado ou por alguma instituição privada (talvez financiada por interessados em terem proteção de sua frequência, mas qual seria o poder coercitivo contra os infratores?), é o uso do espectro eletromagnético, assim como todo recurso natural finito.

    Não ter um regulador do espectro é o mesmo que tornar tudo aberto e esperar o caos dos 5GHz em todas as frequências.

  5. #25

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Eu não acredito na solução pra pergunta tema, nem fazendo coisas erradas. Mas pra eu escrever "impossível" teria que ser muito bom em wireless um engenheiro de produtos de uma das grades e dissertar uma tese.

    Se em outros tópicos respondi que algo não pode ser feito eu justifiquei bem. Pois se não eu entendo que eu só não possuo a resposta correta.


    O resto aqui é diversão de pertencer ao grupo.

    Se existem pessoas tão geniais aqui no Brasil que inventaram antenas tão diferentes por que não ficaram tão famosos no mundo como o pessoal da Letônia? Já tinha ouvido falar da Letônia antes da Mikrotik?
    Por que o mundo inteiro não está importando copiando tal tecnologia tupiniquim?
    Pra mim isso é por que é tão bom quanto o motor de água o moto perpétuo e a cura por ozônio, a piloula do câncer. É que existem milionário não querem que a gente saiba que tudo isso existe, eles ganham com nossas mortes e com a venda de petróleo.

    Levem mais leve as coisas e cuidado na cresça do anônimato da Internet, principalmente se você tem teorias da conspiração, ou é contra governo deveria se preocupar mais em manter sua privacidade, não registra algo que pode ser usado contra você.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  6. #26

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Eu não acredito na solução pra pergunta tema, nem fazendo coisas erradas. Mas pra eu escrever "impossível" teria que ser muito bom em wireless um engenheiro de produtos de uma das grades e dissertar uma tese.
    Ou você só precisa conhecer razoavelmente de física e radiofrequência...
    Leis naturais são de interpretação única e interferência em qualquer meio de comunicação tem sempre os mesmos efeitos e soluções amenizadoras, não há milagre.

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Se existem pessoas tão geniais aqui no Brasil que inventaram antenas tão diferentes por que não ficaram tão famosos no mundo como o pessoal da Letônia? Já tinha ouvido falar da Letônia antes da Mikrotik?
    Por que o mundo inteiro não está importando copiando tal tecnologia tupiniquim?
    Pra mim isso é por que é tão bom quanto o motor de água o moto perpétuo e a cura por ozônio, a piloula do câncer. É que existem milionário não querem que a gente saiba que tudo isso existe, eles ganham com nossas mortes e com a venda de petróleo.
    Não vi relevância alguma nisso tudo em relação ao tópico aqui.

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Levem mais leve as coisas e cuidado na cresça do anônimato da Internet, principalmente se você tem teorias da conspiração, ou é contra governo deveria se preocupar mais em manter sua privacidade, não registra algo que pode ser usado contra você.
    Tenho que verificar isso, mas duvido que a Anatel ou qualquer órgão fiscalizador possa usar uma discussão na Internet como indício de irregularidade. Se nem com denúncia diretamente a eles a Anatel se importa...

    E não é teoria da conspiração, muito menos algo que pode ser usado contra mim, porque defender anarquismo ou minarquismo não é crime. Todo mundo tem o direito individual de ter sua própria forma de pensar e de se assimilar a uma corrente ideológica. Isso aqui não é um filme britânico nem uma ditadura.

  7. #27

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Bom, voltando ao assunto do tópico, aqui eu entrego 10 e 20 MB no wireless, porem para fazer isso tive que colocar na torre uma nanobeam 27dbi, por exemplo apontado paralelamente com uma av comercial, e no comercio uso nanobeam 16 e 19dbi, conecto no maximo 15 clientes, e consigo com sucesso entregar a banda contratada, lembrando que tudo em AC, mas nesse cenário já estou substituindo por fibra, pois no final das contas esta saindo mais barato...
    Legal a idéia.

    Só não entendi um ponto, por que não uma nano 19db no ap também? Em teoria a de menor db não teria uma abertura maior? Estava vendo o datasheet da Nano 5ac de 19db e pelo que entendi do gráfico ela teria uma abertura de 30 graus em -5db, não seria isso?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano19db.JPG
Visualizações:	121
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	65677

  8. #28

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    kkkkkkk, mistério!!!


  9. #29

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Pergunta de newbie, como já disse em outros tópicos, trabalho com uma rede corporativa que o perfil é bem diferente do doméstico mas vamos lá

    Quanto menores os planos, não é maior a probabilidade do usuário ficar sempre consumindo a banda no talo? Ou seja, planos maiores, tipo 10/15mbps, o usuário não ficaria a maior parte do tempo com banda ociosa? Pelo menos no corporativo é assim.

    Edit: Individualmente falando. Claro que quando soma a empresa toda, o fluxo é alto sempre.

  10. #30

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    fhayashi, em parte isso é verdade sim, mas estamos falando de redes Wireless, de rádios que quanto mais clientes vc coloca na mesma interface, pior o throughput total disponível para todos. Num rádio que digamos faça 130Mbps de "taxa aérea" física entre uma ponta e outra, com todos protocolos de transmissão e controle essa taxa na prática cai pra metade, aí entram interferências e retransmissões, essa taxa ja cai pra uns 40 mega, aí pra cada cliente que entra no painel essa taxa máxima caia uma pequena porcentagem, daí ainda podemos ter clientes com sinal não ideal, que abaixa mais ainda a taxa máxima disponível. Então, é dificil com a tecnologia de hoje entregar muita banda pra um setor de torre com muitos clientes. Hoje pra entregar 10mega com a maioria dos rádios que usamos, tem que ta tudo muito bem feito, instalações impecáveis, canal limpo (o que é dificil) e ainda assim não botar mais do que uns 20 clientes por rádio e olhe lá! Pra vender 10 mega a menos de 100 reais pra concorrer com outros! Complicadíssimo! Agora concordo, que se vc entrega 50 mega pro clientes, por exemplo, a maioria dos clientes vai fazer as coisas mais rapido e liberar a banda mais rapido, mas nem sempre isso é regra, porque tem uma parcela de clienetes que suga mesmo, outros vão revender sua Internet com certeza. Mas na média geralmente vendendo mais banda, não necessariamente vc consumirá muito link.

  11. #31

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    bom dia pessoal,

    Acompanhando tópico vou escrever um pouco sobre cambium, minha rede somente tenho cambium, não sou muito bom em dissertar duvidas vão perguntando ai que vou respondendo na medida do possível.

    1 - Equipamento extremamente robusto e confiavel tanto hardware quanto software.

    2 - com projeto adequado é possivel atender PMP com as velocidades mencionadas neste tópico, cambium fornece ferramentas apropriadas para elaboração de projetos e calculo de trougphut muito precisos.

    3 - Hardware cambium utiliza protocolos proprietarios é um radio TDD e não TDMA, com GPS Sync e AirFairness protocolos proprietarios cambium que são a cereja do bolo.

    4 - Não existe degradação da celula por cliente com sinal ruim, cada cliente é tratado individualmente dentro do scheduling do airfairness.

    5 - Equipamento se mostra muito eficiente mesmo sob as mais dificeis condições de ambiente.

    6 - Cambium esta comprometida com os operadores de redes dando continuidade no desenvolvimento do seu produto, não simplesmente jogando toneladas de equipamentos diferentes no mercado, onde pra utilizar novas tecnologias precisa trocar todo hardware que provedor já tem instalado.

    7 - Muitos vão falar "por esse preço vou para fibra" mas fibra só se paga em ambientes densamente populados e a longo prazo o que não é o caso de 80 % dos amigos aqui eu imagino. Ou alguém gastaria em fibra para atenter 80 - 100 clientes em um bairro !?

    Sim é caro mas vale a pena pois reduz a praticamente 0 retorno quando instalado conforme projeto desenvolvido e não instalado no "comprei vou testar pra ver o que dá" é rocksolid. E o equipamento se paga em médio prazo.

  12. #32

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Como é a ocupação de canais na sua região? Tem canais livres pra trabalhar? Quão livre?

  13. #33

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Como é a ocupação de canais na sua região? Tem canais livres pra trabalhar? Quão livre?
    Aqui realidade no uso da faixa 5.8 não é diferente de outros lugares, dependendo local/região um pouco melhor um pouco pior. Vejo que pessoal se confunde um pouco sobre interferencia, o pior tipo de inteferencia é aquela que e gerada pelo próprio operador que é primaria de co-localização de equipamentos na torre. Muitos irão falar ok resolvo isso colocando os equipamentos em canais diferentes, blz não é uma solução elegante mas ameniza, ai o que acontece comeca apontar cliente pra torre e ver a degradação do setor cair cliente por cliente quanto mais coloca pior fica e provedor fica naquela "nossa interferencia do concorrente ta me matando" quando na verdade o maior problema e vc mesmo que esta gerando. Qual solução pra isso !? GpsSync onde a torre ou vai faxer TX pra todos clientes juntos ao mesmo tempo ou vai Fazer RX e isso faz um toda diferença.

    Ubiquiti tentou implementar um tempo atras gps nos seus ap mas acho que não funcionou muito bem pelo que sei tanto que não comercializa mais a linha com gps.

  14. #34

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Concordo com tudo que você falou, principalmente nos itens 6 e 7.


    Citação Postado originalmente por midnightmen Ver Post
    bom dia pessoal,

    Acompanhando tópico vou escrever um pouco sobre cambium, minha rede somente tenho cambium, não sou muito bom em dissertar duvidas vão perguntando ai que vou respondendo na medida do possível.

    1 - Equipamento extremamente robusto e confiavel tanto hardware quanto software.

    2 - com projeto adequado é possivel atender PMP com as velocidades mencionadas neste tópico, cambium fornece ferramentas apropriadas para elaboração de projetos e calculo de trougphut muito precisos.

    3 - Hardware cambium utiliza protocolos proprietarios é um radio TDD e não TDMA, com GPS Sync e AirFairness protocolos proprietarios cambium que são a cereja do bolo.

    4 - Não existe degradação da celula por cliente com sinal ruim, cada cliente é tratado individualmente dentro do scheduling do airfairness.

    5 - Equipamento se mostra muito eficiente mesmo sob as mais dificeis condições de ambiente.

    6 - Cambium esta comprometida com os operadores de redes dando continuidade no desenvolvimento do seu produto, não simplesmente jogando toneladas de equipamentos diferentes no mercado, onde pra utilizar novas tecnologias precisa trocar todo hardware que provedor já tem instalado.

    7 - Muitos vão falar "por esse preço vou para fibra" mas fibra só se paga em ambientes densamente populados e a longo prazo o que não é o caso de 80 % dos amigos aqui eu imagino. Ou alguém gastaria em fibra para atenter 80 - 100 clientes em um bairro !?

    Sim é caro mas vale a pena pois reduz a praticamente 0 retorno quando instalado conforme projeto desenvolvido e não instalado no "comprei vou testar pra ver o que dá" é rocksolid. E o equipamento se paga em médio prazo.

  15. #35

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    utiliza radius Cambium, são caros, mais vale a pena o investimento

  16. #36

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Estava lendo os conceitos lá do Cambium, Sincronização por GPS para ajustar o timing de transmissão, Beamforming e airfairness. Belas sacadas para compartilhar o espectro.

  17. #37

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    @rpassistencia,

    Concordo contigo com relação ao noise. Mas cenário da maioria deve ser de ambiente medianamente poluído, algo como noise de -90 a -80db, e se vermos essas vantagens todas que a cambium prega, já seriam possíveis alterando apenas o AP e talvez firmware dos clientes e já devem resolver uns 80% dos problemas de PTMP.

    Nada impossível para uma Ubiquiti ou Mikrotik, concorda?

    Já que o AP vc só paga um e utilizando CPEs baratas, a conta seria mega interessante, ainda que um AP custasse 5k, a balança ainda seria vantajosa conectando 100 clientes com planos maiores.

  18. #38

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Na proposta da Cambium com o Elevate, é isso mesmo que foi feito. Um AP Cambium Elevate no setor e nos clientes aproveita os Ubiquiti já instalados. Muda só o firmware. A licença ainda está sendo objeto de crítica pelo valor de 150,00 aproximadamente.

    Mas aproveita a base Ubiquiti instalada. E a promessa para março é incluir também Mikrotik.

    Uma coisa que me desperta a curiosidade é usar só 2 canais para 4 APs Elevate na torre. APs opostos usam o mesmo canal.

  19. #39

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Para quem usa Elavate, acho que vale a pena comprar nos USA, no pack com 10 licenças sai à U$27 cada e e unitário por U$30.
    http://www.balticnetworks.com/cambiu...r-modules.html

  20. #40

    Padrão Re: Painel para atender clientes com 10mb de banda

    Citação Postado originalmente por Diovanibr Ver Post
    Para quem usa Elavate, acho que vale a pena comprar nos USA, no pack com 10 licenças sai à U$27 cada e e unitário por U$30.
    http://www.balticnetworks.com/cambiu...r-modules.html
    Alguém me disse que conseguiu já por 100 reais aqui mesmo. E tenho a impressão que este valor deve cair ainda mais, principalmente para pacotes grandes. Afinal, o interesse da empresa é expandir a base instalada e depois dos primeiros momentos com valores altos e distribuição mundial os investimentos já devem estar sendo recuperados.