+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    Olá, tenho uma rede com 40 computadores divididos em dois ambientes, 20 pc's em cada switch, uso dois switch (SG 2400 QR), tenho um servidor NAS (gigabit) conectado ao switch1 do ambiente 1. Ainda tenho algumas maquinas Fast Ethernet conectadas ao switch 2, e quando começo a copiar arquivos para uma destas maquinas do servidor NAS, toda rede do ambiente 2 aumenta a latência, prejudicando internet e aplicativos, principalmente os que usam banco de dados, o mesmo não ocorre quando efetuo o procedimento de uma máquina gigabit, o que pode estar ocorrendo?

  2. #2

    Padrão Re: Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    Citação Postado originalmente por Chtarles Ver Post
    Olá, tenho uma rede com 40 computadores divididos em dois ambientes, 20 pc's em cada switch, uso dois switch (SG 2400 QR), tenho um servidor NAS (gigabit) conectado ao switch1 do ambiente 1. Ainda tenho algumas maquinas Fast Ethernet conectadas ao switch 2, e quando começo a copiar arquivos para uma destas maquinas do servidor NAS, toda rede do ambiente 2 aumenta a latência, prejudicando internet e aplicativos, principalmente os que usam banco de dados, o mesmo não ocorre quando efetuo o procedimento de uma máquina gigabit, o que pode estar ocorrendo?
    Como estes switches estão conectados? Em cascata ou cada um está ligado diretamente ao seu router?

  3. #3

    Padrão Re: Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    @Chtarles,

    Como provavelmente os servidores estão no Switch 1, quando uma máquina fast do switch 2 faz um acesso pesado no NAS que está no switch 1, ele deve ocupar 100% do tempo das portas giga que conectam os dois switchs. Veja que no momento que ela faz essa comunicação, independente das outras portas serem gigabit, ela consome o tempo da porta.

    Exemplo, se ela está trafegando 90 mbps, ela ocupa 90% do tempo da porta, mesmo sendo gigabit, o que deixaria 100mbps disponíveis para a porta giga.

  4. #4

    Padrão Re: Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    estão em cascata.

  5. #5

    Padrão Re: Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    Citação Postado originalmente por Chtarles Ver Post
    estão em cascata.
    Chtarles, então é isso mesmo. Quando uma máquina fast acessa o server que está no switch 1, a comunicação entre os 2 switches fica ocupada, tomando espaço de todo mundo.

  6. #6

    Padrão Re: Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    Perai...se os switchs se comunicam em giga independente da maquina ser fast a rede nao ficaria lenta pra todos os pcs se no maximo teórico ele pode consumir 10% da banda dos 1Gbps do cascateamento,se houvessem 10 maquinas fazendo isso ao mesmo tempo ai sim a rede ficaria lenta.

  7. #7

    Padrão Re: Rede gigabit aumentando a latencia ao copiar arquivos de uma máquina fast ethernet

    @Fernandols,

    Se fossem roteadas, sim, vc estaria correto. Mas o switch, quando uma porta em fast envia dados para outra, ambas sincronizam na mais lenta. Boring mas é assim.