Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Bom dia amigos!
    Estou com um problema que já bati muito cabeça, troquei canal, banda, largura, potencia e não resolve...
    Meu sinal está em -45dbm, os pings estão em 0ms, banda real de 400mbps (teste entre pontos).
    A distancia entre os pontos é de 580 metros.
    Estou usando um par de Mikrotik SXT G-5HPacD, minha configuração ATUAL é:
    Radio A: Bridge
    Radio B: Station Bridge
    Banda: 5GHz-only-AC
    Largura do Canal: 20/40/80 eeCe
    Frequência: 5540
    Protocolo: 802.11
    Segurança: WPA2 PSK / AES CCM (senha com 30 caracteres)
    O restante está no default (resetei e configurei só esses parâmetros)


    O que está ocorrendo...
    Se eu deixar um radio pingando o outro, de tempo em tempo ele não recebe a resposta de 3 ou 4 pings...
    Isso é constante, independente da banda, largura, canal ou potencia que eu configure (pelo menos em todas as configurações que eu já testei...)
    O detalhe, é que a conexão entre eles não cai, em "Registration" eles continua lá sem "cair e voltar"...
    Em Tx/Rx Drops, sempre ZERO!
    Em Tx/Rx Errors, sempre ZERO!


    Estou desconfiando de hardware...
    O que acham??

  2. #2

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Prints de ambos os rádios para melhor análise.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Prints de ambos os rádios para melhor análise.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         11.png
Visualizações:	282
Tamanho: 	68,6 KB
ID:      	66044
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         21.png
Visualizações:	354
Tamanho: 	120,0 KB
ID:      	66043

    Mais alguma?

  4. #4

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Faltou o do radio da outra ponta.

    Nessa print que foi postada a única coisa que posso perceber é que o SNR está excessivo. Um SNR de 59dB para um sinal de -45dBm daria um noise floor de -104dBm. Qual a interpretação pra esses valores? O Noise floor está em um bom patamar, o que significa que o sinal está em excesso.

    Considere ir diminuindo a potência dos rádios, a fim de encolher esse SNR sem prejudicar a modulação do rádio. Mesmo porque essa SXT AC necessita de potência máxima de 22dBm e sinal mínimo de -70dBm para MCS alto. Vide: http://i.mt.lv/routerboard/files/sxt...1025161301.pdf

  5. #5

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    uma dica que talvez ajude ali em frequency mode: manual tx power,mude para superchanel,pode ajudar nesse enlace

  6. #6

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Caramba, essa SXT dá tudo isso de tráfego agregado mesmo em 80mhz? 780mbps?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Caramba, essa SXT dá tudo isso de tráfego agregado mesmo em 80mhz? 780mbps?
    Não...segundo datasheet só até 540mbps

    Vide: http://i.mt.lv/routerboard/files/sxt...1025161301.pdf

  8. #8

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Citação Postado originalmente por thiagodp Ver Post
    Bom dia amigos!
    Estou com um problema que já bati muito cabeça, troquei canal, banda, largura, potencia e não resolve...
    Meu sinal está em -45dbm, os pings estão em 0ms, banda real de 400mbps (teste entre pontos).
    A distancia entre os pontos é de 580 metros.
    Estou usando um par de Mikrotik SXT G-5HPacD, minha configuração ATUAL é:
    Radio A: Bridge
    Radio B: Station Bridge
    Banda: 5GHz-only-AC
    Largura do Canal: 20/40/80 eeCe
    Frequência: 5540
    Protocolo: 802.11
    Segurança: WPA2 PSK / AES CCM (senha com 30 caracteres)
    O restante está no default (resetei e configurei só esses parâmetros)


    O que está ocorrendo...
    Se eu deixar um radio pingando o outro, de tempo em tempo ele não recebe a resposta de 3 ou 4 pings...
    Isso é constante, independente da banda, largura, canal ou potencia que eu configure (pelo menos em todas as configurações que eu já testei...)
    O detalhe, é que a conexão entre eles não cai, em "Registration" eles continua lá sem "cair e voltar"...
    Em Tx/Rx Drops, sempre ZERO!
    Em Tx/Rx Errors, sempre ZERO!


    Estou desconfiando de hardware...
    O que acham??
    Você está passando 400M half nessa RB, é isso? Sei que foge um pouco do assunto do post, mas tem como fazer um teste de banda pra mostrar pra gente?

    Em relação ao seu problema, também acho que pode ser sinal em excesso, recomendo diminuir a potência.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    A banda dele é muito boa sim!
    Ele possui porta Gigabit, então a transferência entre os pontos é superior ao Ethernet comum (10/100)...

    Dependendo da configuração, o TX/RX Rate chega a 866.6Mbps...

    Receive:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Receive.png
Visualizações:	240
Tamanho: 	154,0 KB
ID:      	66053

    Send:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Send.png
Visualizações:	269
Tamanho: 	154,9 KB
ID:      	66054

    Both:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Both.png
Visualizações:	232
Tamanho: 	156,2 KB
ID:      	66055

    Apenas para mostrar o Tx Rate em 866.6Mbps:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         866Mbps.png
Visualizações:	257
Tamanho: 	194,4 KB
ID:      	66056

  10. #10

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    O erro que estou tendo, é uma falha de ping...
    Parece pouco mas incomoda pois, quando estou acessando um filme via DLNA no PONTO_B a partir do Ponto_A, ele cai, a TV desconecta, diz que o servidor está fora...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         falha.png
Visualizações:	194
Tamanho: 	21,7 KB
ID:      	66057

  11. #11

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Print do sinal lado cliente?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    uma dica que talvez ajude ali em frequency mode: manual tx power,mude para superchanel,pode ajudar nesse enlace
    Você sugere mudar para superchannel para sair da faixa normal de operação e escapar de interferências no canal? Mas olhe que já foi comentado que o Noise está num patamar excelente...
    Qual seria o outro benefício de mudar para superchannel?

  13. #13

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Print do sinal lado cliente?

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Os testes de banda foram todos feitos pelo lado cliente...
    Já com outras configurações, alterei pra não conectar nos data rates básicos (6 a 54)...
    O sinal está nos prints dos testes

  14. #14

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Talvez possa ter alguma linha de energia proximo a sua torre, algo que possa gerar interferencia, vi relatos dos nossos amigos sobre problemas assim

  15. #15

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Passei a perceber isso a aproximadamente 1 ano, quando, a antena externa de TV VHF, foi elevada (na mesma vara), porém ainda tem uns 3 metros entre a as antenas (SXT e TV). Não sei se tem relação ou não...

    Passou a noite toda e perdeu 41 respostas dos pings:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.png
Visualizações:	243
Tamanho: 	121,3 KB
ID:      	66058

  16. #16

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Você realmente precisa dessa banda toda aí? Cara, soltar 80MHz num ambiente urbano é matar todo mundo.

    Aqui sofremos com esses "garotinhos" que soltam 80MHz com potência máxima e arrebentam com o espectro 5GHz.
    Certeza que não. Senão o ping não estaria tão baixo, rrs

  17. #17

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Mas.......

    supondo que irá manter os 80mhz, eu abaixaria uns 5 ou 6dbs na potência de transmissão dos seus rádios.

    Não sei os MK, mas nos cálculos de enlace da Ubnt, se escolher o Enhanced modelling, ele já te dá o sinal que em teoria satura o rádio. A queda de banda é brutal.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Você realmente precisa dessa banda toda aí? Cara, soltar 80MHz num ambiente urbano é matar todo mundo.

    Aqui sofremos com esses "garotinhos" que soltam 80MHz com potência máxima e arrebentam com o espectro 5GHz.
    Realmente preciso da banda toda...
    Entre os pontos A e B, há durante o dia várias transferências de arquivos, as vezes de até 30 giga...
    Não é omnidirecional, é um ponto a ponto direcional (20º cada antena)...
    Estou usando a faixa 5490 a 5730, abaixo da faixa 5735 a 5835, que é a mais usada...
    A potência está em "default", justamente pra ele controlar a potencia.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace AC 80 mhz "Quase Perfeito" 580 metros, perdendo pacotes misteriosamente...

    Citação Postado originalmente por thiagodp Ver Post
    Realmente preciso da banda toda...
    Entre os pontos A e B, há durante o dia várias transferências de arquivos, as vezes de até 30 giga...
    Não é omnidirecional, é um ponto a ponto direcional (20º cada antena)...
    Estou usando a faixa 5490 a 5730, abaixo da faixa 5735 a 5835, que é a mais usada...
    A potência está em "default", justamente pra ele controlar a potencia.
    Quanto as prints amigo... por enquanto só foi print meio inutil... Teste de velocidade pouco ajuda! Sinal e info de recepção dos dois lados entende? Info de SNR dos dois lados. Configs dos dois lados.... Noise dos dois lados...

    Quanto a 80mhz... se necessita de tudo isso de banda investe em Airfiber ou radio digital ao invés de matar o espectro. Por não ser omnidirecional não significa que o sinal se limite ao enlace... Em potência máxima ele ultrapassa a linha dos radios. Então tenha em mente que esse teu enlace polui pelo menos 25km antes de desvanecer. Teu radio é de 1300mW com um EIRP de 47dBm... E a abertura é de 90°. Um enlace assim espalha sinal em pelo menos 600Km2... Em 80mhz e muita poluição
    Por isso é sempre bom efetuar a regulagem correta da potência em somente a necessária.

    Boa sorte!


    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Quanto as prints amigo... por enquanto só foi print meio inutil... Teste de velocidade pouco ajuda! Sinal e info de recepção dos dois lados entende? Info de SNR dos dois lados. Configs dos dois lados.... Noise dos dois lados...
    Nos prints que passei dos testes, não limitei a tela (print) somente ao teste, neles tem as informações do sinal do ponto B.
    https://under-linux.org/showthread.p...849#post802849

    O ponto A, foi um dos primeiros posts (o meu segundo), após você pedir os prints.
    https://under-linux.org/showthread.p...784#post802784