+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Colocar mas de um concentrador na rede

    Como posso colocar mas de um concentrador na rede sendo que uso um servidor pra controlar os clientes, um servidor de cache... como posso colocar mas de um concentrador para que todos os concentrador fica pegando do cache...?

    topologia: porta 1 Link > RB que recebe o link. porta 2 rede local...porta 3 todos os clientes.... porta 4 servidor pra gerencia os clientes...porta 5 cache... RB 2011 rm-uias, mas nao ta mas suportando os clientes processamento ta alta...

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    Sim pode colocar
    ai no service name vc controla em qual concentrador o cliente vai conectar

  3. #3

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    e ligo o 2° concentrador no 1°?

  4. #4

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    @hostjunior,

    como todos os seus clientes estão na mesma rede, esse segundo recebe chamadas PPPoE nela também.

    O que o @Bruno disse é que tem de especificar o nome do serviço senão o primeiro que responder ao Hello será o que o cliente irá conectar. Ambos estarão no mesmo "switch"

  5. #5

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    Entao tenho um switch que sai pra os clientes na porta 3, tenho alguns groove que daria pra colocar clientes neles. mas tem que configurar ele com mesmas rotas de IP´s que ta no concentrador?

  6. #6

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    Se conseguir dividir os clientes em 2 redes não precisa colocar o service name.

    Quanto ao roteamento, vamos lá

    Se onde vc recebe o link na RB for uma rede, vc pode ligar ele igual ao primeiro concentrador. Únicas rotas serão a padrão para os links e para as outras subredes (gerenciador, cache, etc.)

    Se o link não for uma rede e vc receber direto na RB, terá de passar pela RB para rotear internet. Aí só haverá uma rota padrão que será um IP que vc conectar os dois concentradores.

  7. #7

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    Pode fazer com switch gerenciável, ou seja usuários da porta 3 por exemplo saindo pelo servidor ligado a porta 5 e os da 6 pelo server da porta 8 por exemplo, já fiz isso usando uma rb750gl como switch gerenciado, da para fazer como amigo disse especificando um nome no server pppoe, porém nunca testei, aqui uso dois concentradores funcionando de boa porém um é o pppoe e o outro do dhcp, hotspot, funciona muito bem porém agora comprei uma ccr 1036 vou por em uma só RB.

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    pra não usar service name
    fragmenta a rede por vlan
    ai impede que ambos concentradores se comunique pois ai o balanceamento de carga funciona se não sempre 1 concentrador vai ter mais conexões

  9. #9

    Padrão Re: Colocar mas de um concentrador na rede

    Acho que a dúvida do camarada era relacionada ao cache não funcionar com mais de um concentrador... Se for isso vai depender se teu "cache" lança mão do uso de tproxy, recurso que faz uso de uma técnica de IP spoofing para sacanear os sites que serão acessados como se fosse o "cliente real", ou se você está apenas fazendo DNAT para o teu cache. Pelo teu comentário vou arriscar a segunda opção, porque se usasse tproxy teria outros problemas. Nesse caso vai precisar, se não me engano, de apenas mais uma regra de NAT redirecionando os pacotinhos da porta TCP/80 para o cache (proxy? Alguém lembra disso ainda, haha).

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App