Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto 7,77Km

    Olá amigos, bom dia!
    Queria uma ajuda para um ponto a ponto...
    O ponto A, é em um prédio de 4 andares (térreo + 3), logo a antena deve estar a uns 15 metros do chão.
    O ponto B, é em uma caixa d'água, de um condomínio com prédios de 4 andares, a antena deve ficar a uns 20 metros do chão.
    Entre os pontos, tem visada, porém passa por áreas de mata fechada (árvores grandes).
    Pretendo usar um par da Ubiquiti Lite Beam de 23dbi.

    O que vocês acham?

    Localização Ponto A
    Latitude: 1 25 9,5016 S
    Longitude: 48 28 14,1996 O

    Localização Ponto B:
    Latitude: 1 21 2,4984 S
    Longitude: 48 27 25,4988 O

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Hahahah, não estou conseguindo converter essas coordenadas para colocar no Airlink.

    Joga lá no site.

    airlink.ubnt.com

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Eu usei no linkcalc (intelbras), depois copiei e colei de lá...
    Ponto A: 1°25'09.5"S 48°28'14.2"W (-1.419315, -48.470596)
    Ponto B: 1°21'02.6"S 48°27'25.6"W (-1.350711, -48.457107)

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Joguei lá e pelo Airlink a zona de fresnel está com um dos lados totalmente obstruída. Deve conectar mas não ficará bom.

    Muita instabilidade e perda de pacotes.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Pelo que vi, deve ter algum morro ali próximo à av. Esmeralda que está bloqueando a zona de fresnel

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Acabei de conseguir dados da caixa d'água... ela é de ferro e possui 34 metros...

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Citação Postado originalmente por thiagodp Ver Post
    Acabei de conseguir dados da caixa d'água... ela é de ferro e possui 34 metros...
    Só aí já vejo problemas. Grandes objetos/edificações metálicas são problemáticas em termos de radiofrequência.

    Quanto ao enlace ele tem obstruções problemáticas como na imagem abaixo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace0.jpg
Visualizações:	178
Tamanho: 	444,7 KB
ID:      	66047

    Provavelmente terá que fazer uma repetição nessa região:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         belempara.jpg
Visualizações:	167
Tamanho: 	199,4 KB
ID:      	66048


    Outra coisa: Tenha em mente que o sinal do seu enlace vai atravessar uma área aeroportuária, área de radares e área militar. Cuidado com frequência/potência e licenciamento.

    Boa sorte!

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    @sphreak, caixa d'água Metallica dá problema mesmo se eu colocar um mastro de uns dois metros? Tenho uma antena assim ebate agora não tive problema de rádio, mas as vezes ele trava e precisa reiniciar desligando o equipamento

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @sphreak, caixa d'água Metallica dá problema mesmo se eu colocar um mastro de uns dois metros? Tenho uma antena assim ebate agora não tive problema de rádio, mas as vezes ele trava e precisa reiniciar desligando o equipamento
    Geralmente dá problema quando é instalado na lateral. No alto e mais altura do suporte só dá problema se for uma laje e estiver instalado muito longe da borda.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Ah, valeu!!!!

    Não é meu caso. Está bem na borda com um mastro de uns 2m para cima ainda

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Amigos, mudei de ponto...
    O ponto A será em outro lugar... Não passará mais pela estrutura metálica encontrada no caminho, e será mais alto.
    No airlink, mostra visada, sem interromper nenhuma zona...
    Vou atender a uns 400 clientes, entre 2M, 5M e 10M...
    Qual equipamento usar para levar banda para o ponto B ? São 8Km.

    1- pbe-ac-620 ?
    2- Rocket M5 ?
    3- Airgrid M5 ?
    4- Litebeam ?

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Cara, um backhaul para 400 clientes pede mais robustez hein. Eu procuraria no mínimo um airfiber.

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Cara, um backhaul para 400 clientes pede mais robustez hein. Eu procuraria no mínimo um airfiber.
    Na verdade, é o número de moradores do condomínio.
    Dificilmente serão todos assinantes, talvez nem a metade.
    Então acho que pode ser outro rádio, e se a demanda crescer, coloco um airfiber...
    Qual destes reais colocar?

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    @thiagodp,

    Quantos Mbps imagina passar em horário de pico? Eu "chutaria" uns 200 Mbps.

    Bom, os 802.11N já estão descartados.

    AC nessa distância, para passar isso em 40Mhz, precisa de bastante ganho na antena, senão não vai passar também.

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Ah, considerando 200Mbps half duplex

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Estava fazendo umas contas aqui, continuo sem entender porque economizar no Backhaul. O custo mais pesado sempre fica nas CPEs.

    Imaginando que se coloque 300 reais em cada CPE (CPE super barata + instalação), para 400 clientes, já daria 120k.

    Sinceramente, não faz sentido querer gastar só 3k para mandar conexão para esse monte de assinantes. Tem algum desenho muito errado nisso.

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    O condomínio são 32 blocos, seria 1 CPE por bloco, logo seria no máximo 32 CPEs

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    @thiagodp,

    Mas voltamos ao ponto de qual tráfego vai querer passar nesse enlace. Vou te dar um exemplo, tenho aqui um enlace de 3km com powerbeam 5ac e ele passa meio que chorando uns 170 Mbps agregado em 40mhz. Aumentar a largura de canal é inviável pela estabilidade. Já me vejo no limite.

    A filial grava muito arquivo multimídia. Por enquanto está dando mas pensando na expansão dessa filial, já estamos planejamos migrar ainda esse ano para algo de maior tráfego. No caso, pela distância, estamos pensando em um link 24ghz que a princípio, nessa distância não teremos problemas.

    Bom, meu uso é em rede corporativa, bem diferente de usuários domésticos. Para nós, backhaul acaba se tornando backbone em termos de tráfego.

  19. #19

    Padrão Re: Ponto a Ponto 7,77Km

    Para uso de 3km, pode ir de airfiber24 que é uma maravilha, eu tenho aqui, e roda perfeito em 700mb.... Para atender esse monte de blocos, pode ir no mínimo de epmp, aí consegue fazer um link perto dos 200mb... e nos paineis, tb iria de epmp, já que serão poucos cpes...

  20. #20