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  1. #43

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já o Jitter é um cálculo baseado na variação da latência. Se a latencia for um pouco alta mas sempre se mantiver neste patamar, o Jitter vai ser baixo... o que é altamente desejável.
    Li uma vez aqui no forum, se não me engano escrito pelo @rubem , que o Jitter tem que ser baixo para alguns tipos de serviço como por exemplo Voip. Que Jitter alto é mais prejudicial do que a latência propriamente dito...
    É mais ou menos isso Rubem? Explica aí se eu entendi ou me confundi. Não há problema. Estamos aqui para ampliar entendimentos.
    Isso isso isso.

    Se o o jitter da velocidade de um carro fosse 30km/h, e a velocidade máxima fosse 130km/h, que dizer que a velocidade iria variar de 100 a 130km/h. Jitter de 30km/h é o mesmo que jitter de 30ms quando o ping varia de 100 a 130ms. É só a variação

    O problema é com serviço que "lê" qual o ping presente, e dá um delay intencional pra atrasar TODOS os pacotes de modo que a comunicação fique sempre atrasada, mas não picote ou metalize a voz.

    Se o VOIP lê que tem ping de 200ms, ele vai atrasar toda a comunicação em 400ms e com isso terá um delay entre você falar e a outra pessoa ouvir, mas não vai ter falha na voz.

    Mas se depois de uns segundo o ping subir de 200 pra 250ms, o VOIP vai demorar um bom tempo pra reajustar isso, vai falhar meia duzia de palavras antes do delay ser reajustado. VOIP entrega pacote a todo custo, mesmo se perdeu um pedaço.

    Que eu lembre só voip e uns jogos tem essa questão, delay permanente com base em ping. O resto do mundo não liga pra isso, e jitter quase igual o ping não afeta muito as coisas mais usadas tipo navegação em rede social, whatsapp (Não ligação real-time) ou videos online.

    O problema com VOIP (Ou jogos) é que você raramente tem server por perto. Todo mundo tem um cache do Google ou da Akamai (CDN que atende o Facebook e conteúdo do WhatsApp) por perto, mas o server que vai responder pacote de VOIP provavelmente está longe pra cacete, um jitter de 20ms rumo ao cache do Google talvez signifique jitter de 120ms rumo a contraparte da sua comunicação VOIP, que não tem CDN nem cache nenhum (E provavelmente 60% da comunicação de quase todo mundo é feita até um cache, não rumo ao servidor inicial do dado).

    Não gosto de jogos então não tenho certeza sobre o comportamento desses servers, mas as poucas vezes que estudei uns problemas nessas criancices era jitter criando problemas de sincronia, um ping alto gerava uns errinhos bobos mas o delay era fixo, enquanto com ping variando (Ou seja, com jitter alto) ora tudo parecia sincronizado e ora perdia metade dos movimentos ou comandos do jogador.

  2. #44

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Opa, minha dúvida é como que um Burst se relaciona com o Jitter.
    Eu acho que não tem uma coisa a ver com a outra. Conforme o Rubem citou, o Jitter é só a variação da latencia...
    Eu comentei sobre o burst porque foi falado nele. Mas não que dando um burst vá diminuir o jitter.



  3. #45

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    @1929,

    Opa, valeu. Na verdade, não estava conseguindo fazer a conexão entre Jitter e Burst conceitualmente falando.

  4. #46

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Para quem esta trabalhando no limite dos seus rádios faz muita diferenca, principalmente se atende clientes como eu de ate 15km em uma erb. Caso eu tenho uma implosao de virus na rede o alto upload no caso de wireless quebrara minhas pernas. Porque mesmo o download estando torando o upload com baixo snr derrubara a conexão.



  5. #47

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu acho que não tem uma coisa a ver com a outra. Conforme o Rubem citou, o Jitter é só a variação da latencia...
    Eu comentei sobre o burst porque foi falado nele. Mas não que dando um burst vá diminuir o jitter.
    O burst nesse caso é apenas efeito placebo, tendendo a dar mais Jitter no caso. Quando uma rede wireless está no limite, tem o aumento do Ping de modo linear, se o burst for aplicado a tendência é ter um aumento maior ainda e depois voltar ao nível linear. É exatamente isso que gera o Jitter, variações e o burst vai catalisar isso.
    Hoje o burst no cabo óptico ou par trançado é excelente, no wireless pelo motivo das interferências e tudo que afeta a transmissão em si, eu não acho mais viável.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  6. #48

    Padrão Re: Quantos Megabits vocês tão conseguindo oferecer no radio?

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    O burst nesse caso é apenas efeito placebo, tendendo a dar mais Jitter no caso. Quando uma rede wireless está no limite, tem o aumento do Ping de modo linear, se o burst for aplicado a tendência é ter um aumento maior ainda e depois voltar ao nível linear. É exatamente isso que gera o Jitter, variações e o burst vai catalisar isso.
    Hoje o burst no cabo óptico ou par trançado é excelente, no wireless pelo motivo das interferências e tudo que afeta a transmissão em si, eu não acho mais viável.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Mas aí o problema não é o burst e sim a rede já estar esguelada... Eu penso no burst quando há "espaço" para o recurso.
    Assim, não é o burst o culpado mas sim problema de latência.
    Tem que primeiro arrumar a rede para depois oferecer um "plus", senão bagunça mais ainda.

    Se o motor do carro está apresentando problema daí o sujeito vai pisar mais fundo ainda...?