Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Noise flor nos ubnt

Pessoal eu notei uma coisa estranha na diferença dos equipamentos da ubnt e da mikrotik, tenho um cliente com uma SXT noise flor -116 e outro cliente com uma Nano loco M5 noise é -88. Pelo que vi é os próprios equipamentos da ubnt que gera ruído neles mesmos

Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

Padrão Re: Noise flor nos ubnt

Também tenho essa impressão. Eu tinha um ptp com dois rocket m5 em 5km, ruído era numa faixa de -89 ~ -92 quando troquei por 2 922 AC o ruído ficou em -109 ~ -112. Ou seja, ou falta qualidade dos componentes da etapa de RF dos ubnt ou os mikrotiks usam componentes bem superiores. O fato da 922 ter o case em alumínio certamente influenciou também. Em outro caso eu coloquei em um sítio um nanostation M5 16Dbi como AP (só há esse meu rádio em quilômetros, é um local bem isolado mesmo e mesmo assim aquele porra só fica com - 91 ~ - 93...

Padrão

Montarei daqui uns 15 dias um pop para atender uma cidade pequena de uns 10 mil habitantes, para atendimento aos clientes wireless eu comprei duas setoriais Algcom junto com os pig tails blindados da Algcom também, como AP usarei as 911g (em N) e nos clientes, sxt e lhg, vai ficar 200%

Mikrotik é superior em todos os quesitos

Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

Tem uma diferença realmente, mas pra ficar com -88dBm acho que tem que ter algo ajudando o UBNT a dar os tiros nos pés.

O maior problema na antena das CPE's UBNT acho que é a emissão nas costas, se olhar no diagrama no datasheet o NS M5 tem ganho de uns -4dBi nas costas. Ou seja, se a emissão pra frente é de 36dBm EIRP (20dBm do rádio + 16dBi da antena, 20+16=36), emite reto pra trás cerca de 16dBm EIRP (20dBm do rádio + -4dBi da antena, 20-4=16). Se a CPE está a digamos 40cm de um obstáculo grande nas costas, em 40cm a perda de sinal talvez esteja nuns 40 ou 50dBm, e o tempo que leva pro reflexo ir e voltar na parede é o tempo que o chipset usa pra desconsiderar o reflexo.

Eu praticamente só atendo zona rural, e SEMPRE que vejo ruído tipo -94dBm pra cima, é afastar a CPE UBNT do que tem atrás ou do lado que "misteriosamente" o ruído cai pra -98dBm.

Com SXT não me acontece isso mas o throughput em antena perto demais de objetos grandes é baixo igual, não exibe nível de ruído preocupante mas também não passa um throughput muito diferente de UBNT (Caso de troca direta SXT<>NS M5).

UBNT realmente nas versões mais velhas (NS versão XM, com AR7241 de 2010) acho que nunca vi com ruído médio abaixo de -98dBm, enquanto desde a primeira versão do Sextant, ou SXT Lite, toda hora vejo -116dBm, mas... em PTP pequeno os 2 tem throughput muito similar quando troca um pelo outro. Deve ter alguma diferença construtiva nas antenas das CPEs da UBNT que facilite sofrer mais com reflexo nas costas, ou talvez o RouterOS tem algoritmo melhorzinho pra tentar definir o que é pacote próprio refletido e o que é ruído (E ruído, assim como nível de sinal, é média. Digo, o que o setup simplista exibe é média. No mundo real cada portadora de 315kHz vai ter seu nível de sinal e seu ruído a cada milisegundo, esses fatores mudam literalmente centenas de vezes por segundo, o jeito de simplificar a vida do usuário é exibir média, com atualização até meio lenta dessa média).

@rubem o que seria esse objeto grande? Parede? Porque esses casos de que falei acima não tem nada atrás do nano (a não ser um tubo de metal). O Rocket estava em uma torre de 6m em cima de uma casa de 3 andares, e o nano em um tubo de 4 metros em cima de uma casa de 2 andares em um telhado de telhas de barro. No meu caso específico o nanostation era antigo mesmo, acho que de 2010 ou 2011. Mas o nano foi comprado novo em 2014. Enfim, estou mantendo os que já tenho com ubnt e os novos clientes e ptps estou migrando para o mikrotik com seu NV2 que se mostrou bem superior ao airmax, ao menos para mim...