Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Aumenta a distância e muda a polarização.

Se uma está na vertical (Em pé), caso a outra fique na horizontal (Deitada) dá uma atenuação extra de uns 10dBm.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Horizontal-and-vertical-aerials.gif
Visualizações:	101
Tamanho: 	11,0 KB
ID:      	66234

E se a antena não tem visada até a torre na cidade, deixa a yagi externa na horizontal (Não em pé), e a omni interna em pé (Na vertical).

(Pra longas distância a horizontal tende a ir melhor porque a zona de Fresnel fica pros lados da antena, não pra cima e pra baixo. Os lados geralmente estão livres, mas "pra baixo" geralmente tem chão, uma coisa que atenua sinal)

Se deixar a yagi externa na vertical, e não tem visada, aponta ela 1 ou 2° mais pra cima da linha do horizonte, pra contar com os poucos sinais extras que a refração no ar dá.

Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Aumenta a distância e muda a polarização.

Se uma está na vertical (Em pé), caso a outra fique na horizontal (Deitada) dá uma atenuação extra de uns 10dBm.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Horizontal-and-vertical-aerials.gif
Visualizações:	101
Tamanho: 	11,0 KB
ID:      	66234

E se a antena não tem visada até a torre na cidade, deixa a yagi externa na horizontal (Não em pé), e a omni interna em pé (Na vertical).

(Pra longas distância a horizontal tende a ir melhor porque a zona de Fresnel fica pros lados da antena, não pra cima e pra baixo. Os lados geralmente estão livres, mas "pra baixo" geralmente tem chão, uma coisa que atenua sinal)

Se deixar a yagi externa na vertical, e não tem visada, aponta ela 1 ou 2° mais pra cima da linha do horizonte, pra contar com os poucos sinais extras que a refração no ar dá.
    Grande @rubem, eu sempre instalei as antenas yagi externas em polarização vertical, até mesmo por indicação de um tecnico da Oi. Esse técnico tinha me dito que os painéis das operadoras eram de polarização única.
    Se virar a yagi pra horizontal não ficaria com a polarização descasada?

Abraço

Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

Ih, não sei se tem painel de polarização simples pra falar a verdade.

Todos que olho são dupla-polarização. A a maioria na real é X-pol (Pol. em X, nem V nem H e sim o meio do caminho).

Talvez a confusão do técnico seja pelos painéis ficarem na vertical, vai que ele é do tempo que tinha que colocar painel deitado pra virar polarização. Não confio muito em técnico da Oi.

Por exemplo os painéis da Kathrein (Acho que é o maior fabricante disso), quase todos os recentes, seja dual-band ou single-band, são X-pol tipo esses:

http://www.kathrein.pl/down/9985654.pdf

Se quiser colocar a antena yagi a 45° ótimo, vai sofrer menos com a falta de zona de fresnel na vertical, mas com 45° de inclinação (Em relação ao ângulo correto) geralmente atenua só 3 ou 4dBm de sinal, a grande atenuação existe é com 90° de inclinação (10 a 15dBm dependendo da yagi. E mais de 20dBm lá no painel da operadora).

Aqui conheço os painéis da Vivo e da Tim, e são todos DP, só não tenho certeza se são X-pol ou V/H. GSM não faz MIMO, só de 3G pra frente que tem MIMO, mas o negócio é aumentar o número de clientes por setor, não sei bem quando os rádios GSM começaram a ter 2 chains (Talvez com o fim do CDMA), mas em 2010 lembro que já tinha (Aqui na roça, no interior longe de tudo) gateway GSM em operadora com 2 cabos indo até a antena single-band (E aqui até hoje não tem 3G, só GSM, tudo antena DP e operando em só 1 frequência).

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Se é confirmado 900mhz ok... Se quiser ter 100% de certeza é só travar o CA40 em 900mhz e ver se continua funcionando.

Quanto ao repetidor é sempre bom ter paredes entre ele e a antena externa. Mas a separação em distância ainda é fundamental. Outra dica é alinhar sempre que possivel a antena interna com a traseira da antena externa.

Quanto aos parafusos de atenuação, não tem uma sequencia logica. Após ter feito os procedimentos de separação, você deve ir aumentando ou diminuindo a regulagem até isolar o sinal repetido de forma que ele não chegue até a antena externa.
    Confirmado os 900mhz. Travei o aparelho em 900 e realmente funcionou.
    Com a antena externa ligada direto no CA40 funciona VOZ perfeito, melhor que na cidade. Porém ao ligar o repetidor eu consigo sinal, registra na rede VIVO mas não completa ligação.

A antena externa está a 9 metros vertical + 6 metros horizontal do repetidor, estando o cabo (grosso RG213 de 15 metros) totalmente esticado.

Já confirmei pelo serial do repetidor no SAC Aquario que trata-se realmente de um 900mhz.
    Já fiz vários testes com diversos valores nas chaves de ATT.

Não sei mais como resolver. Alguma luz ?

Esse fato de não completar a ligação, pela minha experiência em campo tem sempre dois ou três motivos aparentes: Realimentação do repetidor, frequência errada ou apontamento da antena externa (como disse antes, nem sempre apontar direto pra torre se obtêm o melhor resultado). Então girar a antena lentamente em 360 graus e ir verificando o sinal é outra opção.
    Uma outra coisa que pode ocorrer é que o ganho do uplink é insuficiente pra devolver a chamada.
    São inúmeras situações que somente a paciência e ajustes podem resolver (ou não).

Alguns próximos passos podem ser tomados a fim de testar algumas hipóteses. Eu nesse momento testaria se possivel captar o sinal com um celular comum próximo a antena. Conseguir sinal seria um indicativo que é possível a repetição. Outro teste que eu faria seria pegar um smartphone Samsung (so funciona nesse tipo e marca) com chip da Vivo, com sinal e disca para *#0011#. Aparece uma tela preta com um monte de informações sobre a ERB conectada, Rssp (sinal de recepção ) e Uarfcn ou Rx Tx que são os canais da operadora. Se puder tirar print dessa tela e postar aqui eu confirmo os dados de frequencia da Vivo.

Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Esse fato de não completar a ligação, pela minha experiência em campo tem sempre dois ou três motivos aparentes: Realimentação do repetidor, frequência errada ou apontamento da antena externa (como disse antes, nem sempre apontar direto pra torre se obtêm o melhor resultado). Então girar a antena lentamente em 360 graus e ir verificando o sinal é outra opção.
    Uma outra coisa que pode ocorrer é que o ganho do uplink é insuficiente pra devolver a chamada.
    São inúmeras situações que somente a paciência e ajustes podem resolver (ou não).

Alguns próximos passos podem ser tomados a fim de testar algumas hipóteses. Eu nesse momento testaria se possivel captar o sinal com um celular comum próximo a antena. Conseguir sinal seria um indicativo que é possível a repetição. Outro teste que eu faria seria pegar um smartphone Samsung (so funciona nesse tipo e marca) com chip da Vivo, com sinal e disca para *#0011#. Aparece uma tela preta com um monte de informações sobre a ERB conectada, Rssp (sinal de recepção ) e Uarfcn ou Rx Tx que são os canais da operadora. Se puder tirar print dessa tela e postar aqui eu confirmo os dados de frequencia da Vivo.

Entrei em contato com o SAC da Aquário, pois acho que o problema pode ser defeito do repetidor.

Disseram que se fosse realimentação o LED não ficaria verde e sim laranja ou vermelho, ainda mais com a antena instalada a 9 metros de altura.

Frequencia errada acho improvável pois foi confirmada com um CA40 travado em 900 e funcionando perfeitamente.

Apontamento da antena externa esta bom também, já que o CA40 ligado direto na antena consegue sinal -76 e completa as ligações.

Penso que o ajuste de uplink possa ser mesmo, apesar de eu ter tentado várias configurações.

Vou enviar o repetidor para a fábrica e deixa-los fazer testes em campo.