Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Ajuda Topologia Provedor, Diagrama, equipamentos usados e dicas

    Olá amigos estou fazendo um projeto em minha cidade e a intensão e retirar os equipamentos da linha M5 da ubiquiti e colocar toda rede em AC. Criei essa topologia "Start", básica ,(Em construção) e estarei implementando mais detalhes ate ter um resultado satisfatório. Hoje tenho um link de 50 Mbps full e nessa implementação quero chegar com 500 Mbps ate fim desse ano. na minha torre 1 recebo o link tenho um servidor MK-AUTH e um servidor de cache rodando nesse cenário novo. na torre 2 tenho uma 3011 e na torre 3 uma 3011 para autenticar os clientes a duvida e a seguinte: compensaria investir em três 1100 L6 ou uma ccr1016 ? estou deixando meu post para curiosos e para quem tem a vasta experiência dar uma forcinha. um abraço a todos e fiquem com Deus. Obs: Usarei Rocket AC PTMP AirPrism Nos Aps e Lite Beam AC x NanoBeam Ac nos clientes sendo uma rede toda MIMO. Grato
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia full.PNG
Visualizações:	186
Tamanho: 	79,7 KB
ID:      	66354  

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Topologia Provedor, Diagrama, equipamentos usados e dicas

    Amigo, não me considero "expert" no assunto, eu estudo e leio muito conteúdo sobre redes sem fio e tudo relacionado a comunicação de internet.
    Vamos começar;
    1º Para você trabalhar em AC, vai trabalhar com faixa de 80Mhz, em uma torre vai poder colocar poucos equipamentos, a situação piora se for em uma área poluída, dificilmente terá qualidade em seus clientes finais, sem contar que o alcance do sinal será menor. Você pode até usar equipamentos AC, como no caso do Rocket Prism, mais trabalha com faixa de 20Mhz modo misto, desse modo você pode conectar CPEs AC e não AC, e a faixa de espectro ficará menor, tendo maiores alternativas de canais e Rádios na sua Torre sem gerar interferência.
    2º Por que ao invês de querer investir em uma 1100 em cada torre não investe logo em um bom servidor? ou pelo menos um razóavel, se for um bom você pode virtualizar tudo, fazendo "Concentrador Mikrotik, Servidor de Monitoramento e Servidores de DNS,, Mais se preferir só concentrador Mikrotik, pode ser um razoável mesmo, vi que pretende chegar a 500mbps de link, então é melhor ter bons equipamentos para suportar a demanda e não ter que ta parando a rede pra ta trocando equipamento, deixando seus clientes furiosos a cada interrupção do serviço, e nas torre você pode usar Switchs POE gerenciavel, recomendo Tough Switch da ubiquiti, podendo trabalhar com Vlan entre o switch e seu servidor ou entre seus APs e seu servidor.

    Pelo seu diagrama, sua rede não será muito difícil de mante-la em bom funcionamento.



  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Topologia Provedor, Diagrama, equipamentos usados e dicas

    @alextaws,

    Pelo menos os ubnt 5AC que tenho aqui podem trabalhar em PMTP podem trabalhar em 10, 20, 30 ou 40 Mhz em modo AC. Acho que não teria problemas.

    Como você disse, também há a opção de trabalhar em modo Mixed.

    Não vejo problemas em usar os equipamentos AC, até porque custam quase a mesma coisa e em cenários favoráveis, passam mais banda.

    Quanto às RBs, considerando 4 setoriais e calculando que passará no máximo uns 150mbps, acho que não precisa de mais que uma RB3011 por POP. Se aumentar a demanda, faz um upgrade e leva essa RB para outro ponto.

    Gargalo que vejo aí é no R1 que irá concentrar o tráfego de todas RBs roteadas e também servir PPPoE. Se precisar, pode colocar no futuro uma outra RB só para rotear aí e separar o PPPoE.

    Quanto aos License levels, o 5 vai atender tranquilo, até porque, não vejo esses equipamentos alcançando as 500 conexões PPPoE simultâneas. Se acontecer, já teria de trocar a RB de qualquer forma.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Topologia Provedor, Diagrama, equipamentos usados e dicas

    @fhayashi, não haverá problemas desde que seja em área onde o espectro é livre. Já passei por isso, posso afirmar.



  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Topologia Provedor, Diagrama, equipamentos usados e dicas

    Sim, sim. Mas quando não for favorável, trabalha igual N. Acho que vale a pena pela pouca diferença de valor

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Topologia Provedor, Diagrama, equipamentos usados e dicas

    Uma dúvida que me surgiu. Uma característica que marca o AC não é exatamente a possibilidade de trabalhar em largura maior de canal? E caso um equipamento que seja AC for configurado para trabalhar em 20mhz ele vai ainda manter as vantagens do sistema AC ou vai trabalhar como se fosse um rádio do protocolo 802.11 tradicional?

    Eu imaginava que no AC passa mais banda por poder ter um canal com largura de 80mhz. Se baixar para 20mhz a banda passante não vai ser igual a de um rádio semelhante mas não AC?

    Ou o protocolo AC traz incorporado mais alguns benefícios que não percebi?