+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Olá pessoal, estou com uma duvida de qual servidor implementar em minha rede... Não estou querendo/podendo implantar um servidor autoritativo e até o momento utilizo o servidor de DNS do mikrotik, no qual faz consultas à servidores externos...
    Gostaria de saber se eu implantar um servidor recursivo baseado em linux, trará algum beneficio alem do atual mikrotik. Desde já agradeço!

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Olá pessoal, estou com uma duvida de qual servidor implementar em minha rede... Não estou querendo/podendo implantar um servidor autoritativo e até o momento utilizo o servidor de DNS do mikrotik, no qual faz consultas à servidores externos...
    Gostaria de saber se eu implantar um servidor recursivo baseado em linux, trará algum beneficio alem do atual mikrotik. Desde já agradeço!
    O dns do mikrotik até onde eu vi não é autoritativo até pq não encontrei onde configura as zonas etc
    como recursivo eu não gosto dele não tive bastante problema
    aki uso linux/freebsd com unbound é show de bola

  3. #3

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    O dns do mikrotik até onde eu vi não é autoritativo até pq não encontrei onde configura as zonas etc
    como recursivo eu não gosto dele não tive bastante problema
    aki uso linux/freebsd com unbound é show de bola
    mas vc usa o unbound como recursivo?

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    mas vc usa o unbound como recursivo?
    sim

    thread5.requestlist.current.user=3
    thread5.recursion.time.avg=0.223634
    thread5.recursion.time.median=0.179027
    total.num.queries=149534695
    total.num.cachehits=117356142
    total.num.cachemiss=32178553
    total.num.prefetch=3561384
    total.num.recursivereplies=32178546
    total.requestlist.avg=2.46802
    total.requestlist.max=901
    total.requestlist.overwritten=0
    total.requestlist.exceeded=0
    total.requestlist.current.all=9
    total.requestlist.current.user=7
    total.recursion.time.avg=0.232837
    total.recursion.time.median=0.179269
    time.now=1488918791.394828
    time.up=1506653.264976
    time.elapsed=1506653.264976


    olha quantos cachehits tem o cara

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    o de cima esta rodando em linux Slackware

    estes aki
    total.num.queries=70482937
    total.num.cachehits=58311019
    total.num.cachemiss=12171918
    total.num.prefetch=1190881
    total.num.recursivereplies=12171927
    total.requestlist.avg=1.50642
    total.requestlist.max=272
    total.requestlist.overwritten=0
    total.requestlist.exceeded=0
    total.requestlist.current.all=1
    total.requestlist.current.user=1
    total.recursion.time.avg=2.188628
    total.recursion.time.median=0.230324
    total.tcpusage=0
    time.now=1488915090.290011
    time.up=321305233.446736
    time.elapsed=4322567.702475
    root@dns-recursivo:~ #
    ta rodando no freebsd

  6. #6

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    @Bruno, como vc tira esses stats????????

    Será que tem no bind?

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @Bruno, como vc tira esses stats????????

    Será que tem no bind?
    unbound-control stats

    no bind não sei não acho que o bind não faz cache não hem

  8. #8

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Opa, valeu.

    Vou dar uma pesquisada. Aqui usávamos mais para autoritativo até mudar tudo direto no registro.br

    Agora só usamos o DNS do AD mesmo. Mas pensando em colocar para as filiais que não usam AD um cache.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Mas a duvida é a seguinte...usar um servidor recursivo baseado em linux ou usar o DNS server do mikrotik dá na mesma?

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Mas a duvida é a seguinte...usar um servidor recursivo baseado em linux ou usar o DNS server do mikrotik dá na mesma?
    não dns em linux é superior

  11. #11

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Obrigado pelas dicas camarada.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Você só irá precisar de DNS autoritativo quando você tem alguma zona para administrar (um domínio sob sua autoridade).

    Como você precisa apenas de um servidor DNS recursivo, trabalhar em Linux é a melhor opção (ou EdgeRouter, FreeBSD...). O Unbound para recursivo é até mais rápido e fácil que Bind.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Interessante. Então em POPs seria legal colocar uma dessas edgerouters fazendo o cache. Ficaria com latência super baixa para as queries mais recorrentes, pouco consumo de energia e aguentando sem ar-condicionado.

    Todas as ER trabalham com Debian Linux Artur? Daria para colocar desde a ERLite-3?

  13. #13

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Tenha seu servidor DNS Recursivo centralizado no core de sua rede, ficam bons rodando na linha EdgeRouter

  14. #14

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Entendido, mas tecnicamente falando, saberiam me dizer em que ponto o DNS do mikrotik "peca" em relação ao bind ou unbound?

  15. #15

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Em redes de pequeno porte , redes internas com poucos dispositivos, funciona bem, porém em redes com muitas requisições, conforme o mk for aumentando o cache , ele demora mt pra fazer a pesquisa no cache e entregar a requisição, dessa forma, fica melhor vc usar um DNS externo, do que usar no mk, já um Bind ou Unbound não tem esse problema em processar grande quantidade de requisições ou ter uma grande quantidade de pesquisas em cache, rodo 2 servidores Unbound, com 512 mb RAM , 1 ghz de processamento em meu EXSI, sirvo cerca de 2800 clientes sem problemas de lentidão na resolução de nomes.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  16. #16

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Entendi... obrigado pelas informações!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    unbound-control stats

    no bind não sei não acho que o bind não faz cache não hem
    Achei!!!!

    cat /var/named/data/named_stats.txt

    Pelo que vi nos confs ele faz cache mas não vi como "controlar" os params de cache. Como quase ninguém aqui usa DNS que não seja do AD, provavelmente eu desligue esse bind e coloque todo mundo que não está pendurado no domínio ou no AD ou no DNS do PFSense.

    Valeu

  18. #18

    Padrão Re: Duvida: Servidor dns nativo do mikrotik é recursivo ou resolvedor?

    Aos que precisam de Dns Recursivo segue o link :

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-recursivo-_JM

    EdgeRouter - X rodando Dns recursivo de alto desempenho