+ Responder ao Tópico



  1. #19

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Valeu, obg!

  2. #20

    Padrão

    @agnporto , eu gostaria de reforçar alguns pontos que sabiamente já foram citados.

    Se os 3 clientes vão se conectar com smartphones voce vai ter problema seja qual for o equipamento que você utilizar.

    Lembra que o @sphreak disse, que o wireless é bidirecional? Então não adianta colocar coisa boa do seu lado se no cliente não tem recurso. Ele não vai conseguir chegar no seu AP com qualidade.

    Com relação a posição das anteninhas do Tp-link eu te digo que funciona para distâncias curtas e totalmente livre como por exemplo em cima de uma torre ou mastro... Pois há muito tempo quando comecei eu experimentei.
    Coloquei o roteador dentro de caixa hermética e fiz furos para deixar espaço para a antena ficar virada para baixo.

    Mas é para curtas distâncias, só vizinhos de quarteirão mesmo. Mas nunca para smartphones. Até porque naquela época nem havia... Cliente com roteador semelhante ao do mastro e totalmente livre... mas sempre para instalações bem simples e com pouca pretensão.. coisa que hoje não é mais possível pelos conteúdos que exigem mais banda.

    Se deixar em baixo de um telheiro como você disse vai ter muito problema de reflexão já na saída. E reflexão derruba também uma conexão.

    Hoje é totalmente inviável isso.



  3. #21
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.109

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Fiz isso num chute por falta de opção devido ao tamanho da caixa. funcionou normal e como é numa propriedade rural o alcance foi de 250 metros até mais no celular.

  4. #22

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Obg.



  5. #23

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    Nilton, estou impactado, isso prova que a teoria na prática é outra coisa! Senão vejamos: tds, alias altamente competentes por sinal, foram contra à essa install, estão certos, mas você disse que pode funcionar normalmente. Grande sacada amigo, te darei uma estrelinha. Nicolau Copérnico, que foi queimado em praça pública pela inquisição, por uma afirmação. Mais tarde Galileu provou ser verdadeira em suas observações científicas. Cuidado!
    Última edição por agnporto; 18-03-2017 às 10:55. Razão: correção

  6. #24

    Padrão Re: Posição de antenas wireless nos rádios

    @agnporto, sua comparação com Galileu não se aplica pois ele estava baseado em princípios que apesar de científicos ainda não tinham conceitos aceitos principalmente por quem nunca deveria ter o direito de legislar sobre ciência... mas sim sobre espiritualidade...

    Já no seu caso, como o Nilton comentou e eu também pode até funcionar mas tenho a plena certeza que não funcionará em todos os casos. Os casos de sucesso será por puro casuísmo e não por principios estabelecidos...

    Por exemplo, um princípio que pode ser estabelecido com segurança é que se colocar um rádio dentro de uma caixa e para caber tudo você fizer um furo e colocar a anteninha do rádio para baixo, não vai mudar em nada e nem prejudicar... não haverá mudança de polarização, modelagem esdruxula ou qual outro prejuízo... Até aí o "Galileu" vai certo.

    A grande questão é com relação ao uso de smartphones. Como eu citei pode até dar certo se não tiver nada no caminho. Mas com o cliente dentro de casa e a torre a alguma distância maior que o quarteirão a coisa já fica muito complicada. As vezes nem meio quarteirão vai dar certo. Funciona agora, daqui a pouco não funciona e assim vai. Veja que o Nilton citou em área rural. E aí as condições também mudam drasticamente para melhor.

    A minha sugestão é que você experimente. Pelo que parece você já tem o equipamento. Então vai a campo e testa e analisa bem os resultados. Vai que teu cenário seja cooperador... mas mesmo com sucesso ainda não dá para comparar com Galileu pois o que dá certo para um pode não dar para outro... Sucesso só quando pode se repetir sempre e ter os mesmos resultados. Daí sim a ciência fica estabelecida... Fora isso é só tentativas com sucesso ou fracassadas...
    Eu fiz e tive sucesso em alguns casos e fracassos em outros. E como o cliente não admite mais que a gente faça experiencias com ele desisti deste modelito de instalação.