+ Responder ao Tópico

Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pessoal atualiza o topico com um radio que eu botava a maior fé!

FORCE 200 que promete até 25km e de 200mb de banda, pois bem como ja tinha os epmp 1000 porta fast e preciso de mais de 100mb nesse enlace, comprei 8 enlace force 200 até agora subi 3

Primeiro enlace um backup de rota
    13km - sinal -55
    - teste entre radios 215down por 195up
    - teste entre rb 170down e 135up

Nesse enlace ja fiquei cabreiro e com pé atraz, pois bem como meu mimosa tava fazendo mais raiva que tudo resolvi tirar ele e subir os outros 2 enlace.

2º Enlace
    1.6km - sinal -45
    - Teste entre radios 220down e 210up
    - 450 cliente em cima o radio o peida e chora, nao consegue passar mais que 100mb de trafego nem amarado, ambas as portas modulando em GB nessa rota geralmente tenho por volta de 120 a 160mb quando era mimosa, latencia RIDICULA entre 35 a 80ms.

3º Enlace
    1.2km sinal -43
    - Teste de banda 220down e 210up
    - 300 cliente em cima, novamente nao passa de 100mb apenas a latencia é um pouco menos entre 15 a 40ms. A modo de comparaçao rb912 fazia seus 130mb e 2 a 8ms.

Enfim radio muito estavel e construçao da parabola bem robusta, mas um vergonha um radio que promete 220mb nao aguentar mais de 15mil pps e tao pouco mais de 100mb metade do prometido.

Alimenta o radio fonte xps 15a c/ fag /1000, cabo mppt c/ conector blindado, aterramento ok. Tudo como manda o figurino, pra ultimo subi as fonte original e o mesmo problema.

Soluçao? Destinar eles a ptp de menor importar e subir af5-x c/ ideal de 25dbi. Pq nao passo fibra? Pq nao tenho a licença e cada enlace vira 8km devido a topologia do local.

print das interface com trafego do momento.
    Anexo 66244
    Cara onde compro essas ideal de 25dbi? Ouço você falar tão bem delas que desejo testar alguns enlaces aqui.

Se for a que estou pensando, segue: http://idealantenas.com.br/

Mas @Zucchi, o problemas do @JonasMT não é por questão da quantidade de usuários, mas sim os pps, parece que a antena não aguenta essa demanda. Não seria esse lote de force200 com defeito?

@JonasMT você usava o epmp /100 não é isso? Ele aguentava os 90/100M, com latência aceitável?

Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Mas @Zucchi, o problemas do @JonasMT por questão da quantidade de usuários, mas sim os pps, parece que a antena não aguenta essa demanda. Não seria esse lote de force200 com defeito?
    O Force 200 aguenta 22.000 PPS. Tem que ser observado qual o tipo de fila utilizado no Mikrotik também mas fica claro que 450 usuários em cima vão consumir com facilidade os 22.000 PPS.

Era bom ter aberto um case de suporte diretamente com a Cambium e deixado o pessoal da Engenharia ver o que ocorre.

Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    O Force 200 aguenta 22.000 PPS. Tem que ser observado qual o tipo de fila utilizado no Mikrotik também mas fica claro que 450 usuários em cima vão consumir com facilidade os 22.000 PPS.

Era bom ter aberto um case de suporte diretamente com a Cambium e deixado o pessoal da Engenharia ver o que ocorre.
    Eu abri case, inclussive no forum oficial. Eu limitei os cliente desse pop, gerando assim 11mil pps down e 5 a 6mil up em media.

O radio ja penava, pings ridiculos acima de 300ms. Enfim o radio é uma bela bomba e joguei meu dinheiro fora.

Nao tem essa de lote, megasena premiado e afins. Quando relatei a quase 3 anos que no modo ePTP e enlace curto a baixo de 2km o wire se perdia do nada tbm foi "premiado,lote e todo o mimi" resultado outro dia conferindo os log finalmente saio a correçao.

Enfim soluçoes amadoras como essa nao quero mais na minha rede, pois nao sou tarzan tao pouco homem aranha pra viver pendurado em torre trocando radio.

Passo de 120mb nao tem geito ou é digital ou af5x, mimosa nao quero nem de graça esse sim é loteria.