+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Organização, base de conhecimento

    Olá pessoal, a um tempo tenho pensado sobre a estrutura do fórum em si.
    É dificil ver o pessoal das antigas postas.. inclusive conheço alguns que deixaram de postar.
    Explico, hoje temos uma parcela dos usuários que acreditam que sabem muito, inclusive sobre tudo, postam, afirmam, defendem 99% do tempo coisas que não vão funcionar, ou se vão são em casos extremamente específicos o que gera discuções fora do contexto e perda de interesse por parte de quem realmente tem conhecimento (vivido na prática).

    Muitos cá estão aprendendo, lendo e não tem muita noção.. estão começando e não são inimigos... acredito que o que todos querem no fim, é que essa pessoa consiga atender a sua demanda de forma satisfatória e de preferência com conhecimento suficiente para não interferir nos concorrentes.

    Eu acredito que precisamos de uma reformulação na estrutura do fórum e unir a ele uma base de conhecimento.
    Como funcionaria:
    Usuários com conhecimento de causa, compartilhariam seus resultados, sendo eles pequenos ou não, como por exemplo:
    Enlace PTP xKM, Equipamento X, tráfego X
    PtMP, Equipamento X, tráfego X, protocolo X
    Concentrador PPPoE, Hotspot, tráfego X, usuários simultâneos X, Equipamento X
    Com fotos, configurações e tudo mais, facilitando e muito o aprendizado dos novos usuários, nem só dos novos, aqui existem muitos provedores que estão bem avançados, atendendo uma quantia significativa de clientes, os quais geralmente precisam se atualizar com mais frequência e esses podem gerar um conteúdo para quem vai ter que futuramente se atualizar.

    Quando uma pessoa postar um resultado desses os outros usuários poderiam solicitar mais informações, fotos, enfim...
    Dados para complementar esse conhecimento.
    Isso é uma coisa que nunca mais se desfaz. Vai estar ali, preto no branco.. provado.

    A ubnt tem no seu fórum algo similar.

    Att.

  2. #2

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Eu lembro do seu tópico sobre o Unbound.
    Foi bem na época que eu estava com algumas dúvidas sobre DNS e o quanto ele iria aumentar o desempenho para os clientes.
    Acabei usando bind naquela época e me serviu.

    Confesso que fiquei surpreso por ler como inclusive você, moderador, vê tudo por aqui, inclusive o fato de não escrever mais aqui.

    Infelizmente os usuários aqui não são humildes e tentam empurrar algumas inverdades que me deixam bem chateado.

    Outra coisa, eu acho que o fórum deveria ser privado a usuários, nada mais de conteúdo aberto sem efetuar login.

    Enfim.....
    O tópico está ai, eu não tenho mais vontade de colaborar a não ser que algumas coisas mudem.
    Veja que quando eu comecei meu conhecimento era 0 tambem, e não estou me negando a ajudar. Quem me conhece sabe inclusive que já acessei diversos provedores remotamente para ajudar e não cobrei... Eu realmente gosto de redes.

    Mas então é isso, acho que se não tivermos mudanças fico por aqui e boa sorte a quem fica hehe

  3. #3

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Vc esta perdendo seu tempo pois como o próprio ab5x2 que é um moderador do fórum e diz que excluiu um tutorial que poderia ajudar muitos do fórum, e antes que falem eu ñ refiro a mim pois uso o Unbound a mais de 2 anos e paguei um curso para implantação do mesmo.
    Mais vamos a uma pergunta aos moderadores e admins do fórum hoje qual o real intuito deste fórum?Que no meu ver virou só mercham de consultores de rede ou que se dizem consultores.

  4. #4

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Complicado. Tudo depende inicialmente de uma reeducação de quem participa. O povo pergunta sem pesquisar o histórico, quer tudo mastigado, solucionado... não dá assim. Aqui é um fórum, não uma empresa de consultoria 0800. Eu já contribuí muito, e ainda me dou ao trabalho de diariamente ler o email com os tópicos e se for algo que eu possa ajudar, o faço ainda. Mas não sei até quando.

    Att

  5. #5

    Padrão

    Acho que a preocupação é válida...

    Quanto a sugestão de ter matéria publicada, esta não é a função específica do forum, mas sim dos participantes. E para tal já existe a sessão "Tutoriais" dentro do forum "Geral"...
    Assim creio que a estrutura está aí pronta para ser aproveitada.

    Por outro lado a grande questão que vejo é um fenômeno que ocorre não só aqui mas em geral na sociedade humana. Com a era da informação tudo fica disponível de forma mais rápida em qualquer ramo da atividade humana. Mas junto vem a informação tipo "viral", informação desencontrada, meias verdades, dificuldades de colocar em texto compreensível o que se quer dizer gerando até mal interpretações...e por aí vai..
    Afinal num ano recente em 7 milhões de participante do ENEM, 500 mil conseguiram a façanha de tirar "zero" em redação. Isso é quase 8 % dos participantes. Não reflete isso o que se vê no dia a dia?

    O que fazer então? Alguns desanimam, outros como disse a Marta Suplicy "relaxam e gozam".

    Meus amigos, não há o que fazer quanto a isso. A cada dia mais pessoas estão a procura de um rumo na vida. E muitos pensam em ser um provedor, outros em outras atividades. Manter a ética nestes que chegam e incutir nos que já estão, me parece uma guerra perdida.
    Basta ver o comportamento mediano das pessoas quando surge qualquer inconformidade nas postagem do Facebook por exemplo. Facinho vira uma guerra...

    No Under já passamos algum tempo atrás por situações críticas envolvendo conduta de usuários. Todo santo dia era um sufoco pois nunca se sabia o que ia acontecer. Bastava um dizer alguma coisa que não concordava que outros vinham por cima e vice-versa. Parecia até que havia "panelinhas" formadas.
    Os moderadores e a administração do forum eram incessantes em aplicar punições. Foi, foi que a paz voltou a imperar.

    Quero aproveitar para ressaltar o papel dos moderadores. Alguns acham que os moderadores precisam conhecer de tudo, serem especialistas, etc etc. Mas o papel do moderador não tem nada a ver com conhecimento. O papel dele é moderar ou seja intermediar desentendimentos conclamando a convivência pacífica e o respeito entre as partes. Para isso é fundamental que o moderador se esforce em dar o exemplo. Às vezes parece difícil, mas quanto mais neutro ele puder ficar melhor para todos.
    Inclusive uma orientação da administração é que moderador que se envolva em conflitos que não modere. Que outro moderador se apresente para acalmar. Sábia orientação, pois se um moderador entra numa briga, e ele mesmo começa a apagar tópicos ou aplicar punições, que diferença teria de um governo ditatorial onde tudo que o ditador diz tem que ser lei?

    Os tempos estão mudando e não está sendo diferente no Underlinux. A forma de relacionamento entre as pessoas está mudando. Para melhor? Para pior? Só o tempo dirá. Minha opinião pessoal é que é para pior. Mas a minha opinião não vale como definitiva em uma comunidade onde se prega a convivência pacífica e a troca de experiências.

    Com relação a este último tema, "troca de experiências", se surgem no cenários pessoas que oferecem seus serviços, não vejo contraindicação. Há casos que é necessário uma consultoria para algo mais profundo, ou para quem está iniciando e não quer perder tempo para aprender e depois começar. Eu mesmo quando instalei o Mikrotik em 2008 paguei para poder começar.
    Vai haver aqueles que ficam só na sombra esperando com seus "anzois" para pegar algum serviço extra. E vai haver aqueles que precisam deste serviço. Que cada um saiba filtrar o que quer ler ou participar. Lembrem-se, a comunidade é aberta e como tal sujeita a "chuvas e trovoadas".
    A culpa não cabe ao UnderLinux. E apesar de muitas vezes a administração ter sido dura em algumas situações, o Underlinux não é ditatorial. Há sempre a busca pela liberdade de expressão.

  6. #6
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Obrigado @1929 acho que você resumiu bem tudo o que eu tinha em mente. E aproveitando o que o @ab5x2 escreveu é o pensamento dele e não de todos os moderadores do fórum.

  7. #7

    Padrão Organização, base de conhecimento

    Eu sou de uma época onde vi a contribuição espontânea (ajudar por ajudar e ponto) criar um dos sistemas mais usado na atualidade em diversos hardware, sou usuário do Underlinux desde 2005 e vi muitos criadores de tutorias prestando consultoria com a simples divulgação de um conhecimento, que para uns serviu de apoio e para outros de propaganda para aquisição de consultoria.
    Bom, assim como vi a comunidade Linux e BSD ser o que é hoje, espero que não percamos esse espírito no futuro.

  8. #8

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Concordo com boa parte do que foi dito, e vejo os dois lados, para quem busca tudo mastigado e quer receita de bolo, esse só quer obter vantagens em cima de tudo e de todos e depois fica reclamando que ninguém ajuda, agora quem quer colaborar e compartilha o conhecimento que muitas vezes é adquirido com cursos e prática, ainda fica lendo vários comentários criticando, porém esses que criticam não fazem nada para contribuir em melhorias.

  9. #9

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    E ainda tem outro grande problema, prostituição do mercado, muitos não querem ajudar com medo de estar alimentando uma concorrência, muitos donos de provedor também não possuem e não querem investir em conhecimento, com aquela regra de que " acha tudo na net" então, pra que pagar curso?

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    E lai á

    Bom sou registrado no under desde 2002 já vi de tudo neste under-linux naquela época o pessoal era mais esforçado em aprender a saber como era feito etc, os post vinha até com copia do log e tudo que o cara já tinha tentado expressava suas ideias , hj o pessoal quer fazer sem perder tempo de estudar etc.
    É como o @1929 falou isto é uma geração que veio, uma geração preguiçosa, que tem preguiça de pesquisar correr atrás de conhecimento, e isto não é culpa deles é culpa nossa, pois isto vem da escola compare os estudos atuais e com os estudos dos anos 99 era muito diferente.

    Fórum como todos sabem é pra trocar conhecimento, pra ajudar, pra ser ajudado etc, porém tem que haver uma vontade de ambos lados tem muito tópico que o cidadão simplesmente como que faz sendo que se realizar uma pesquisa antes já aprenderia como fazer quando vejo tópicos assim tento instruir o cara a pesquisar e se todos fizer isto o fórum vai ganhar em qualidade pois vai diminuir os post sem conhecimento
    Uma coisa que vejo muito é o cara cria um tópico fazendo uma pergunta que se tivesse pesquisado não a faria, e muita gente respondendo coisa pior ainda que se tivesse conhecimento não responderia errado

    Sobre a tal de consultoria o povo critica alem de ajudar quer vender consultoria isto tem que acabar fórum é pra ajudar e não fazer se quer que faça pague


    estes dias estava trocando uma ideia com o @MarcusMaciel e relembramos como a vida era melhor com o irc

  11. #11

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Bruno essa parte "Sobre a tal de consultoria o povo critica alem de ajudar quer vender consultoria isto tem que acabar fórum é pra ajudar e não fazer se quer que faça pague "

    Isso ai, se a pessoa quer o serviço pronto, beleza, pague o valor da consultoria, agora quem está querendo tirar dúvida, surge um batalhão de vendedores. Só propaganda e ninguém ajuda.

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Citação Postado originalmente por fabriciocpd Ver Post
    Bruno essa parte "Sobre a tal de consultoria o povo critica alem de ajudar quer vender consultoria isto tem que acabar fórum é pra ajudar e não fazer se quer que faça pague "

    Isso ai, se a pessoa quer o serviço pronto, beleza, pague o valor da consultoria, agora quem está querendo tirar dúvida, surge um batalhão de vendedores. Só propaganda e ninguém ajuda.
    Isto eu já vi acontecer varias vezes mais repare pra vc ver na reputação e quantidade de post destes consultores

    sempre que eu tento ajudar e vejo que o cara esta se fingindo de leitão pra mamar deitado eu logo falo olha se precisar de mais algo indico uma consultoria, pronto mais que na hora o cara vai correr atrás em pesquisar, não é atoa que o ditado brasileiro é povo brasileiro só se coça quando dói no bolso

  13. #13

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Forum é pra ajudar e não consultoria grátis.

    Complicado, receita de bolo nem sempre funciona. Uma luz para ajudar a pessoa como ponto de partida é uma coisa. Receita de bolo é outra. Cenários sempre são diferentes. Uma regra que funciona em um ambiente pode não funcionar em outro.

    Agora, querer que alguém analise seu cenário, bole uma solução e depois poste aqui uma lista de comandos é bem complicado. Quem se propõe a fazer isso é profissional e profissional cobra pela hora de serviço.

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Forum é pra ajudar e não consultoria grátis.

    Complicado, receita de bolo nem sempre funciona. Uma luz para ajudar a pessoa como ponto de partida é uma coisa. Receita de bolo é outra. Cenários sempre são diferentes. Uma regra que funciona em um ambiente pode não funcionar em outro.

    Agora, querer que alguém analise seu cenário, bole uma solução e depois poste aqui uma lista de comandos é bem complicado. Quem se propõe a fazer isso é profissional e profissional cobra pela hora de serviço.
    é isto que acontece com muito usuários pensam que é pra isto que fórum serve

  15. #15

    Padrão Re: Organização, base de conhecimento

    Bruno, tu se referiu aos anos 90.... eu vou mais cedo ainda... anos 60..kkk