+ Responder ao Tópico

Padrão Re: DHCP do jeito certo

Morreu o tópico, todo mundo ficou quieto. Como vocês do DHCP que fizeram posts a favor fazem o controle de banda? Vou chamar o pessoal que defendeu DHCP aqui pelo nome pra pedir ajuda.

@andrecarlim vi em algum lugar você falando do accer-pppoe algo assim. Um dia dei uma procurada é um software livre de PPPoE gostei da ideia.
    Como você faz o controle de banda? Como costuma ser sua estrutura?

Eu acho Mikrotik legal em:
    - pcq
    - burst
    - preço
    - facilidade de usar firewall netfiler (comandos iptables)
    - preguiçoso que sou, tá tudo junto, não é por que faz tudo que tem que fazer tudo na mesma caixa.

Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    @andrecarlim vi em algum lugar você falando do accer-pppoe algo assim. Um dia dei uma procurada é um software livre de PPPoE gostei da ideia.
    Como você faz o controle de banda? Como costuma ser sua estrutura?

Eu acho Mikrotik legal em:
    - pcq
    - burst
    - preço
    - facilidade de usar firewall netfiler (comandos iptables)
    - preguiçoso que sou, tá tudo junto, não é por que faz tudo que tem que fazer tudo na mesma caixa.
    Já uso accel em meus clientes a mais de um ano, está bem "sólido" o funcionamento.

O accel-ppp já tem módulo de shaper "built-in", não que ele controle a banda, mas ele aplica as queues lá no kernel através do TC (que eu usava antes com scripts). Mesmo assim eu queria um Burst semelhante ao do mikrotik, eu fiz isso no ip-up do accel-ppp. Quanto a preço, qualquer Core i3 com placa mãe Asus e 4gb de ram atende tranquilamente 2000 sessões PPPoE, claro, isso não depende somente do accel, mas de um ajuste fino do kernel, o único custo mais elevado ao se usar accel-ppp é com boas placa de rede, falo isso porque essas placas comuns não tem o maravilhoso recurso de multi-queue, e esse recurso ajuda muito quando se passa dos 300mbps, na verdade é indispensável.

Sobre facilidade de uso, com Linux a gente sofre um pouco, mas a satisfação/tranquilidade é incalculável depois de pronto!

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
    Se vc quer ter login e senha vai de pppoe se não quer vai de dhcp.
    Poco importa o protocolo ou tecnologia, q importa é o q vc quer fazer ai basta implantar as seguranças necessárias.
    Se lhe atender satisfatoriamente bola pra frente.
    Tem coisas não suportadas ao pppoe como central Alcatel.
    Já tive um caso q na rede atendia vários pontos públicos e usava central Alcatel q não tem suporte a pppoe ai só DHCP, ou seja depende de cada caso.

@deson00,

E quais as seguranças necessárias? Como você faz?

Hoje entrei em contato com a MKSOLUTIONS pra ajudar meu cenário, explicar o que eu iria fazer.

"""
    No início no chat foi meio difícil, mas depois um cara bom me atendeu deu atenção e procurou entender o que eu queria, 1vez que vou elogiar a Mksolutions. Eu sempre digo que eles são uns patos, nada, voa e anda mais ou menos. Em cima de uma plataforma de janelas horrível, "Maker" velhão.
    Mas do que tem no mercado dos ruins é o menos pior.
    Também tem coragem de assumir o suporte do radius, um outro produto queria que eu montassem o radius eles indicavam um consultor pra configurar o radius que não seria de responsabilidade deles.
    """

Eles me alertaram sobre a falta de accouting que impede registro do IP usado pelo cliente.
    Também impede guardar o consumo de dados do cliente, exibir a velocidade de consumo atual(no sistema deles), na RB não vai ter interface vai ter que olhar direito na queue.

O usuário e senha vou ter no caso do wireless com WPA-EAP

Lógico que toda solução depende dos hardwares e softwares envolvidos.
    Eu apesar de adorar software livre não sei se posso usar accell-ppp com Mksolutions, vou estudar.
    VyOS me parece maravilhoso e agora uma versão acessível nos roteadores da Ubiquiti, vou estudar também.

Agora pra quem está iniciando fazer uma arquitetura certa ajuda muito.

A MKSolutions me deu a dica de usar Hotspot por autenticação de Mac. Não é o DHCP puro mas é sem o protocolo PPPoE seja a vantagem que isso for realmente.

Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Eu apesar de adorar software livre não sei se posso usar accell-ppp com Mksolutions, vou estudar.
    Cara tenho alguns clientes que quando comecei a atender já usavam o mk-solutions, aí eu coloquei o dicionário do Mikrotik pra rodar no accel, ativei o script no ip-up de cada conexão PPPoE, acertei os atributos, e voilá, temos o controle de banda!

Também tratei de cuidar daqueles que estão bloqueados, pelo atributo de address-list que o mk-solutions envia, e configurei uma interface web no servidor que roda o accel, para poder desconectar usuário, ver a banda em tempo real e etc.

Contudo tenho um cliente que conhece um dos proprietários dá mk-solutions que fez uma pressão lá e parece que estão trabalhando para suportar "nativamente" o accel, já até passei a listagem de comandos para poderem administrar as sessões PPPoE diretamente pelo suporte do mk-solutions, espero ansiosamente que façam isso!

Enfim, com um pouco de imaginação e criatividade as possibilidades com o accel-ppp são bem abrangentes!