+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com topologia e rede estática.

    Srs, boa noite.


    Avisando de antemão, não estou a procura de consultoria pois não tenho como pagar no momento! Se você sabe como fazer e não quer ajudar, tudo bem, mas não venha aqui para me chamar
    de burro ou querer mandar eu ir pesquisar as coisa no tio Google! Muitas das coisas que aprendi foi aqui pelo fórum ou tentando sozinho até acertar, um exemplo foi quando precisei implantar as Vlans do Cisco em conjunto com a RB, demorei mas consegui com sucesso.
    Sempre que sei do assunto em que algum membro precisa de ajuda, eu procuro ajudar, se não sei procuro não me manifestar, pois já percebi que aqui no grupo tem muito membro que só quer encher linguiça, e não sabem do assunto. Desculpem as palavras, mas é o que realmente ocorre. Tentei implantar o roteamento estático diversas vezes, mas não consegui e acabei desistindo. Dessa vez estou aqui pedindo ajuda aos que sabem.


    Minha rede está funcionando do jeito como está na imagem em anexo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.png
Visualizações:	206
Tamanho: 	18,2 KB
ID:      	66868
    Vamos as configurações:

    Autenticação PPPoE.

    Routerboard 750:
    IP= 192.168.15.2
    Gateway= 192.168.15.1
    Pool clientes= 10.0.1.2-10.0.1.254/24
    DNS= 8.8.8.8 / 192.168.15.2
    Vlans= 10/100/200/300 - Sendo Vlan-10_para_Omnitik / Vlan-100_para_admin / Vlan-200_para_cliente1 / Vlan-300_para_cliente2
    O cliente3 Passa pela vlan10 e os demais clientes que forem colocados a rádio, também irão passar pela mesma vlan.
    IP_Adm= 10.0.1.3
    IP_Cliente1= 10.0.1.4
    IP_Cliente2= 10.0.1.5
    IP_Cliente3= 10.0.1.6
    --------------------------------------------------------------


    Switch Cisco:
    Ip Address: 10.0.1.254
    Vlans 10/100/200/300
    Default Gateway: 10.0.1.254


    ---------------------------------------------------------------


    Omnitik:
    Está em Bridge


    ---------------------------------------------------------------


    Dúvidas de como fazer:


    Todos se autenticam na RB750, como deixar está topologia 100% roteada e com autenticação PPPoE? Apenas sei fazer roteamento estático em equipamentos Cisco.


    Qual barramento usar nos clientes, ADM, Rádio?
    Preciso Acessar a Omnitik, pois do jeito como está só consigo acesso a ela se subir no telhado e plugar o cabo em outra porta.
    Preciso acessar a RB Sxt do cliente_3.
    Quero que nenhum cliente comunique entre si, apenas o ADM consiga se comunicar com todos.

    Necessito que essa estrutura seja totalmente corrigida, para que se um dia eu consiga expandi-la ela esteja totalmente funcional e perfeita.


    Obrigado pela atenção de todos, e um ótimo final de semana.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Sua rede esta em bridge? Vai migrar pra roteado? S sim, é oq eu tbm estou buscando!
    Mas depois q vi um video no youtube do Alan Caldas, ja se abriu varias coisas pra mim.
    É isso que vc quer? Se sim, estamos no mesmo barco! Eu sou sozinho
    aqui desde 2006... kkk

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Está em bridge, já assisti os videos do @allac e até baixei alguns para assistir novamente, mas não consegui por em prática, tem que ser com os equipamentos que estão ai na imagem.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Tem q autenticar os clientes em uma rb, cada torre repetidora, e cair dentro do seu servidor mk-auth. Eu de começo intendi isso! Uma rb em cada torre autenticando clientes.
    Eu em breve vou colocar em pratica!

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Nessa topologia por enquanto, está sendo autenticado na RB 750.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    De uma olhada no seu gateway verificar se usa Barra 24 ou 23. Isso muda os paramentros.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Então, o @muttley já deu a pista! A ideia, quando você quer rotear, é autenticação em cada POP, no teu exemplo seria ter o PPPoE ali onde está a OmniTIK.

    Sobre o roteamento não tem segredo, na verdade é bem simples. Minha recomendação é que você use sempre um /29 nos enlaces PTP, porque assim se você fizer com equipamentos ubnt, ou qualquer outro fora do eixo mikrotik/ubiquitu, você terá 6 endereços IP usáveis dentro do enlace.

    Vai postando as dúvidas, que na medida do possível a gente vai ajudando.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Porque não faz VLAN entre a omnitik e direto na rb750?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    @andrecarlim Até pensei em colocar a autenticação dos usuários a rádio na Omnitik, mas não sei até quantos ela irá suportar. Será que o desempenho dela não será afetado com uns 30 users conectados simultaneamente?
    @alextaws Não fiz isso, porque eu quero que todos os cabos saiam do 2950, uso somente 2 portas da RB.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Citação Postado originalmente por z4gors Ver Post
    Até pensei em colocar a autenticação dos usuários a rádio na Omnitik, mas não sei até quantos ela irá suportar. Será que o desempenho dela não será afetado com uns 30 users conectados simultaneamente?
    Vi outro post seu, não sei se conseguiu fazer, acho que a OmniTIK não é adequada pra isso. Contudo não entendi muito bem sua intenção.

    Pelo que pude perceber, você quer ter tudo concentrado na rua rb750, e para isso quer ter VLANs para cada torre tua, é isso? E quer não quer perder o acesso aos equipamentos que vão ficar "dentro" dessas VLANs, é isso?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Isso, nessa topologia quero que tudo seja autenticado na RB750 desde os clientes a cabo e aquele cliente a rádio. Quero ter acesso a Omnitik e do jeito que está configurado, apenas irei conseguir acesso a ela se eu subir no telhado e plugar um cabo em outra porta livre dela. Queria manter o Switch e as vlans, pois na RB750 entra um cabo na Eth1 e na Eth2 sai para o Switch.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Então, tem um modo de configurar algumas portas do switch cisco como "access port" de qualquer VLAN, daí você vai configurar uma ou mais portas como trunk para comunicar com a RB 750, e algumas outras como access port de cada VLAN. Já viu sobre isso?

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Aquele post que você disse que viu foi sobre as minhas configurações de Vlans? Está estão criadas na minha RB750, a porta fa0/1 está como trunk"porta de transporte", e cada porta do switch tem suas vlans configuradas como porta de acesso "access port" Mas você não entendeu ainda o que eu preciso. Mas vamos discutindo o caso

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Pois é, então se você manja disso já é mais de meio caminho andado, me explique melhor, até aqui, o que não está do seu gosto? Ou melhor, o que não está funcionando como você gostaria?

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Seguinte,

    Minha RB750 é o meu concentrador PPPoE, Cada usuário que tenho na rede tem sua determinada vlan. A minha rede está funcionando conforme a imagem que anexei no inicio do post, certo? Porém eu não consigo acesso a minha OMNITIK, o cabo que é conectado a minha OMNITIK sai do meu Switch.

    Se eu querer acessar a OMNITIK, eu terei de tirar o cabo do Switch e plugar no meu computador, mas ai o cliente usa a Sxt irá perder acesso a internet. Outra forma de eu conseguir acessar a Omnitik, seria plugar um cabo em uma porta disponivel dela Ex: Eth2, mas para fazer isto teria que subir no telhado, muito inviável de se fazer.
    Quero saber se tem alguma configuração que eu possa efetuar, para ter acesso a ela, mas manter a topologia do jeito que está.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Tá, mas a OmniTIK está ligada a uma do sw, ok? Essa porta é access de alguma VLAN?

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    O cabo que vem da Omnitik conecta na porta fa0/24 do Switch, no switch eu criei uma vlan com o nome "vlan-10" e ela está como "access port"

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Então, coloca um IP da mesma faixa da OmniTIK lá na rb750 na VLAN 10, só isso, e tenta pingar de dentro da rb750 para o IP da OmniTIK.

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda com topologia e rede estática.

    Ok, vou fazer isso de madrugada porque tem menas pessoa conectada, se caso não der certo, e a rede cair, ai é mais tranquilo.