Srs, boa noite.
Avisando de antemão, não estou a procura de consultoria pois não tenho como pagar no momento! Se você sabe como fazer e não quer ajudar, tudo bem, mas não venha aqui para me chamar
de burro ou querer mandar eu ir pesquisar as coisa no tio Google! Muitas das coisas que aprendi foi aqui pelo fórum ou tentando sozinho até acertar, um exemplo foi quando precisei implantar as Vlans do Cisco em conjunto com a RB, demorei mas consegui com sucesso.
Sempre que sei do assunto em que algum membro precisa de ajuda, eu procuro ajudar, se não sei procuro não me manifestar, pois já percebi que aqui no grupo tem muito membro que só quer encher linguiça, e não sabem do assunto. Desculpem as palavras, mas é o que realmente ocorre. Tentei implantar o roteamento estático diversas vezes, mas não consegui e acabei desistindo. Dessa vez estou aqui pedindo ajuda aos que sabem.
Minha rede está funcionando do jeito como está na imagem em anexo.
Vamos as configurações:
Autenticação PPPoE.
Routerboard 750:
IP= 192.168.15.2
Gateway= 192.168.15.1
Pool clientes= 10.0.1.2-10.0.1.254/24
DNS= 8.8.8.8 / 192.168.15.2
Vlans= 10/100/200/300 - Sendo Vlan-10_para_Omnitik / Vlan-100_para_admin / Vlan-200_para_cliente1 / Vlan-300_para_cliente2
O cliente3 Passa pela vlan10 e os demais clientes que forem colocados a rádio, também irão passar pela mesma vlan.
IP_Adm= 10.0.1.3
IP_Cliente1= 10.0.1.4
IP_Cliente2= 10.0.1.5
IP_Cliente3= 10.0.1.6
--------------------------------------------------------------
Switch Cisco:
Ip Address: 10.0.1.254
Vlans 10/100/200/300
Default Gateway: 10.0.1.254
---------------------------------------------------------------
Omnitik:
Está em Bridge
---------------------------------------------------------------
Dúvidas de como fazer:
Todos se autenticam na RB750, como deixar está topologia 100% roteada e com autenticação PPPoE? Apenas sei fazer roteamento estático em equipamentos Cisco.
Qual barramento usar nos clientes, ADM, Rádio?
Preciso Acessar a Omnitik, pois do jeito como está só consigo acesso a ela se subir no telhado e plugar o cabo em outra porta.
Preciso acessar a RB Sxt do cliente_3.
Quero que nenhum cliente comunique entre si, apenas o ADM consiga se comunicar com todos.
Necessito que essa estrutura seja totalmente corrigida, para que se um dia eu consiga expandi-la ela esteja totalmente funcional e perfeita.
Obrigado pela atenção de todos, e um ótimo final de semana.