Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Serviores caches - proveor

    Bom dia, hoje ainda é viável colocar um servidor de cache na minha rede ? 50 MB, com 150 clientes.

  2. #2

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Uso pra teste de velocidade, mas pra outras coisas resolve pouco, se for somar o valor do um bom servidor ao gasto com a licença e gastos de energia, na minha opinião fica inviável.
    Precisa deixar em produção por pelo menos uns 30 dias pra começar a ter alguma economia ( algo em torno de 10 a 15% do total do seu link ), o problema que dificilmente vc consegue deixar um servidor desses em produção por muito tempo sem ter algum problema.
    Depende muito do valor que paga por mega ai, aqui pago 70,00 o Mb e tenho 100mb, cheguei a conclusão que não me serve.

  3. #3
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    no final das contas só salva menos de 5%, não se usa mais isso desde 2015. Por isso existe CDN.

  4. #4

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Detalhe, as vezes em horário de maior uso ele da pouca economia real e em horário de pouco uso da bastante economia, depende dos seus clientes. Mas vc não pode pensar que essa economia seria como um link extra.

  5. #5

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Entendi....entao resumindo, praticamente fica inviavel.

  6. #6
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Sim, em vez disso coloque um DNS, um servidor de log, invista nestas coisas que são melhoria certa. Pense que quanto mais você espera para upar o link, menos oportunidade você tem, quanto mais banda mais barato a coisa fica boa depois dos 200 a 300 mega ai você vai ver como cache é coisa de amador. Por favor, se você trabalha com wireless evite misturar tecnologias, melhor coisa é Mikrotik sem nem um outro no meio estude tdma. Ubiquiti está ultrapassado assim como as outras marquinhas vagabundas não vale o plástico que usam pra fazer.

  7. #7

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Bom dia, de fato analise sempre o custo beneficio.... tem locais aonde o mega sai a R$ 10,00 e locais aonde o mega sai a R$ 2.000,00, fora essa parte, a vantagem de ter um cache na rede é a qualidade da entrega do conteúdo em cache, que já esta local na sua rede. Vou mandar uns 2 prints de um server rodando, e caso alguém tenha interesse me chama em PV ou skype e passo maior detalhes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder_Fili_1.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	343,6 KB
ID:      	66959Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder_Fili_2.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	351,1 KB
ID:      	66960

    Att Felippe França , Skype live:felippe_9

  8. #8

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Eu tbm uso cache, é coisa simples, só um squid.
    E ja é como se fosse um link extra na minha rede! Porque esta sempre entregando
    algo, em torno de 4 a 10Mbps!!! E mais o meu link de internet indo a 15 a 20Mbps! E em
    outros ourários meu link esta indo em 8 a 10Mbps. e o cache indo em 10 a 15Mbps!
    >>Meu link de internet é 25 Megas, VDSL.
    >>Aqui o mega dedicado custa 200,00 reais! rsrsrsrs....só uma operadora atende aqui.
    >>Meu cache da uma economia de até 30% em horário de pico! Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Meu cache 01.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	85,3 KB
ID:      	66962

  9. #9

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por brigati Ver Post
    Bom dia, hoje ainda é viável colocar um servidor de cache na minha rede ? 50 MB, com 150 clientes.
    Amigo melhor servidor de cache que existe, anota ai para não esquecer....
    Comprar link!!!!!!
    Sai fora disso filho, não presta não. Já foi tempo.... Boa sorte!

  10. #10

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Amigo melhor servidor de cache que existe, anota ai para não esquecer....
    Comprar link!!!!!!
    Sai fora disso filho, não presta não. Já foi tempo.... Boa sorte!
    Oque não funciona pra voce, pode funciona para outro! Então
    não diga que não presta! Pois um fusca pode não funciona pra voce, porque voce
    tem uma BMW, mas pra mim um fusca funciona!!!
    Conforme minhas necessidades eu vou evoluindo!

  11. #11

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    @muttley, concordo com você no sentido de que: o que não funciona pra você funciona pra mim, e vice-versa, mas o que não podemos deixar acontecer é nos acomodarmos e acharmos que o cache é a salvação da pátria.

    Dependendo dos custos do seu local, o gasto de energia que uma máquina cache vai consumir já paga alguns Mbps a mais no teu link. Mas como eu disse, dependendo da sua localidade e dos custos envolvidos.

  12. #12

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Bom dia, de fato analise sempre o custo beneficio.... tem locais aonde o mega sai a R$ 10,00 e locais aonde o mega sai a R$ 2.000,00, fora essa parte, a vantagem de ter um cache na rede é a qualidade da entrega do conteúdo em cache, que já esta local na sua rede. Vou mandar uns 2 prints de um server rodando, e caso alguém tenha interesse me chama em PV ou skype e passo maior detalhes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder_Fili_1.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	343,6 KB
ID:      	66959Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Thunder_Fili_2.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	351,1 KB
ID:      	66960

    Att Felippe França , Skype live:felippe_9
    Meu caro, aquela pagina "link save", onde ele mostra 30~50% de economia não é real.
    Digo, você não está realmente tendo essa economia no total.

    Aquela % calculada e mostrada ali é apenas em cima do HTTP.
    E como sabemos, existem outros protocolos, sendo que o HTTPS, atualmente, ocupa o maior consumo dentro de uma rede.

    Sua economia REAL com o Cache deve estar chegando ao máximo em 9%.

  13. #13

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por brigati Ver Post
    bom dia, hoje ainda é viável colocar um servidor de cache na minha rede ? 50 mb, com 150 clientes.
    eu ultilizor thunder da um foca de 35% na minha rede.

  14. #14

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Meu caro, aquela pagina "link save", onde ele mostra 30~50% de economia não é real.
    Digo, você não está realmente tendo essa economia no total.

    Aquela % calculada e mostrada ali é apenas em cima do HTTP.
    E como sabemos, existem outros protocolos, sendo que o HTTPS, atualmente, ocupa o maior consumo dentro de uma rede.

    Sua economia REAL com o Cache deve estar chegando ao máximo em 9%.
    Concordo plenamente com você.
    Hoje em dia só serve para informar a velocidade dos clientes no velocímetros mais nem são todos que funciona é só fazer a conta como dito anteriormente pelo colega

  15. #15

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Na verdade informar acima do contratado né? Cansei de ver provedor liberando 100Mbps no teste pro cliente não ficar "enchendo o saco".

    Aqui resolvi facilmente com um host do Ookla Server, um do MinhaConexao (e como temos um CDN local do Netflix, o FAST está aqui).

  16. #16

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por DaniloAruaruNet Ver Post
    eu ultilizor thunder da um foca de 35% na minha rede.
    35%... Show.
    está observando isso por onde?
    Diretamente na interface do seu link, e diretamente na interface da rede interna?
    ou apenas observando os gráficos do thunder?

  17. #17
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Fico feliz em saber que o pessoal já está entendendo que cache só salva HTTP, então para os que ainda não acordaram pra realidade vai um passo a passo:

    Entenda que todos os sites mais usados na atualidade, na verdade os sites de renome só usam HTTPS o que significa que o conteúdo é criptografado e é impossível de ser feito cache salvo em 2 situações:

    1 -> Quando uma gambiarra é configurada e o conteúdo é descriptografado dentro do cache e reencaminhado para o usuário final por HTTP o que por lei é crime já que você está interferindo na segurança da informação que chega ao usuário final.

    2 -> Quando você já tem um tráfego acima de 1 giga pelo menos, em certo serviço específico por exemplo Netflix, Google etc... Ai pode entrar no processo para conseguir um servidor exclusivo do proprietário do conteúdo.

    Se você não tem tráfego suficiente e não está afim de ser preso, sugiro que faça as contas. Cache mesmo quando o conteúdo da web era em sua maioria http já dava uma tremenda dor de cabeça, atualizações constantes, sem contar que não tem lógica colocar HD convencional para encaminhar conteúdo para um monte de gente ao mesmo tempo, a porcaria de um HD normal com disco mal consegue suprir um computador e seu consumo imagina para fornecer mil coisas diferentes para tantos usuários ao mesmo tempo, isso é ilusão.

    Agora a realidade do cache é o que nosso amigo falou antes, esses 30 % mais ou menos que mostra no gráfico e engana os mal informados é apenas o conteúdo que passa pelo cache, ou seja, apenas http e desde conteúdo que já é uma miséria ele ainda só salva 30%, levando em conta que basicamente todos os sites que usamos é https e os navegadores estão em uma guerra contra os http por casa das falhas de segurança, em breve seu cache será obsoleto e continuará mostrando ~30% pra te enganar....kkkkkkkkkk Pois ele só leva em conta o que passa por ele. Só falta seu cache falar "não sei de nada companheiro" kkkkkkkk

  18. #18

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por FernandoB Ver Post
    Fico feliz em saber que o pessoal já está entendendo que cache só salva HTTP, então para os que ainda não acordaram pra realidade vai um passo a passo:

    Entenda que todos os sites mais usados na atualidade, na verdade os sites de renome só usam HTTPS o que significa que o conteúdo é criptografado e é impossível de ser feito cache salvo em 2 situações:

    1 -> Quando uma gambiarra é configurada e o conteúdo é descriptografado dentro do cache e reencaminhado para o usuário final por HTTP o que por lei é crime já que você está interferindo na segurança da informação que chega ao usuário final.

    2 -> Quando você já tem um tráfego acima de 1 giga pelo menos, em certo serviço específico por exemplo Netflix, Google etc... Ai pode entrar no processo para conseguir um servidor exclusivo do proprietário do conteúdo.

    Se você não tem tráfego suficiente e não está afim de ser preso, sugiro que faça as contas. Cache mesmo quando o conteúdo da web era em sua maioria http já dava uma tremenda dor de cabeça, atualizações constantes, sem contar que não tem lógica colocar HD convencional para encaminhar conteúdo para um monte de gente ao mesmo tempo, a porcaria de um HD normal com disco mal consegue suprir um computador e seu consumo imagina para fornecer mil coisas diferentes para tantos usuários ao mesmo tempo, isso é ilusão.

    Agora a realidade do cache é o que nosso amigo falou antes, esses 30 % mais ou menos que mostra no gráfico e engana os mal informados é apenas o conteúdo que passa pelo cache, ou seja, apenas http e desde conteúdo que já é uma miséria ele ainda só salva 30%, levando em conta que basicamente todos os sites que usamos é https e os navegadores estão em uma guerra contra os http por casa das falhas de segurança, em breve seu cache será obsoleto e continuará mostrando ~30% pra te enganar....kkkkkkkkkk Pois ele só leva em conta o que passa por ele. Só falta seu cache falar "não sei de nada companheiro" kkkkkkkk
    Boas colocações. Um hd pra N requisições com arquivos de N tamanhos e tem gente que se ilude ainda [emoji15] [emoji15] [emoji15]

  19. #19

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Citação Postado originalmente por ozielinfo Ver Post
    Uso pra teste de velocidade, mas pra outras coisas resolve pouco, se for somar o valor do um bom servidor ao gasto com a licença e gastos de energia, na minha opinião fica inviável.
    Precisa deixar em produção por pelo menos uns 30 dias pra começar a ter alguma economia ( algo em torno de 10 a 15% do total do seu link ), o problema que dificilmente vc consegue deixar um servidor desses em produção por muito tempo sem ter algum problema.
    Depende muito do valor que paga por mega ai, aqui pago 70,00 o Mb e tenho 100mb, cheguei a conclusão que não me serve.
    Uma observação, nem pra teste de velocidade não ta mais me servindo pois o speedtest não ta funcionando, só funciona o copel.
    Analise as respostas do experts ai e veja o que fazer, na dúvida implante ai vc mesmo tira suas conclusões se tiver um pc tipo i3 i5 i7 ou outro similar, 2 hd de 1 terra e outo tipo 160 gigas ( pro sistema ) e uma memória de 8 gigas já deve dar pro começo. a licensa pega a de 90 e poucos reais então se tiver tudo a mão o máximo que pode perder é umas horas de serviço e seus 90 e tantos pilas, só assim vai ter uma opinião própria.

  20. #20

    Padrão Re: Serviores caches - proveor

    Na questão do Ookla Server o que o provedor pode fazer para melhorar a experiência do usuário é colocar em seu datacenter um host do Ookla. Cache - na minha visão - é ilusão.