+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor de Internet no Interior compensa?

    Olá Amigos, gostaria de saber se ainda compensa ter um provedor de internet WIFI no interior aonde não existem muitas operadoras?

    É possivel lucrar com provedores?
    Grato!
    Att.
    Fwsolutions

  2. #2

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    olá amigos, gostaria de saber se ainda compensa ter um provedor de internet wifi no interior aonde não existem muitas operadoras?

    é possivel lucrar com provedores?
    Grato!
    Att.
    Fwsolutions
    bom dia amigo eu mim arisco sim coloca provedor no interior dois meses tinha apenas 20 clientes em um interior de 5 mil abitantes , hoje ja estou com 86 clientes

  3. #3

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Qual estado você possui provedor?

  4. #4

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Amigo, meu caso aqui é o Seguinte.
    meu provedor é no interior do interior do Pará.
    pago 9,100 de Link (70mb). Tenho 300 clientes a 150,00 mensal. pago 2 funcionarios a um custo de 2,000 mensal.

    ai voce faz as contas se compensa ou nao!!

  5. #5

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Se tem planos de 2 ou 3 megas na faixa de 60/70 reias e vc conseguir link a menos de 80 reais o mega pode ser lucrativo ainda.
    lembre-se via wi-fi dá pra competir com wi-fi, 3g e velox se for da oi pq outras não conheço a não sei a qualidade, mas não tem como vc competir com fibra e mesmo que ainda não chegue fibra pra esses clientes, tem empresa ai que veem vc montar uma torre e vão correndo instalar fibra na sua área de atuação, mesmo que antes essa área ficou esquecida.
    E o povo é ingrato, só pela moda da fibra te chutam depois mesmo que a qualidade e preço no fundo não mudem muito.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Qual estado você possui provedor?
    Ceara Amigo tenho um em Piaui

  7. #7

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá Amigos, gostaria de saber se ainda compensa ter um provedor de internet WIFI no interior aonde não existem muitas operadoras?

    É possivel lucrar com provedores?
    Grato!
    Att.
    Fwsolutions
    Olha as pergunta! hehehehe.... Mas claro que compensa sim!!!

  8. #8

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Mas baseado em que compensa? Eu sempre vejo o pessoal falando que compensa por isso e aquilo, mas quando cresce a coisa muda de figura. Eu falo porque administro um - em uma grande cidade do interior de São Paulo - e sei bem como é o cotidiano de um provedor de médio porte.

    Mas aí @muttley, quais argumentos você tem pra compensar tanto? Ou é só o dinheiro entrando mesmo?

  9. #9

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Não é só dinheiro entrando!
    Porque sempre estamos investindo na rede, e tbm quando queima algum equipamento la vamos nós tirar dinheiro muitas vezes nem sei de onde!
    E em cidades que só tem um ou dois provedores que atende, vale a pena sim entrar
    com provedor wireless pra competir! Pois esses um ou dois que atende a cidade, praticam os preços que eles quiser, que muitas vezes exorbitantes até demais!

  10. #10

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Preço exorbitante as vezes é culpa do preço do link.

    Eu não mexo mais com isso porque aqui até tem grande operadora (A OI), mas link dedicado custa mixarias tipo R$ 2 mil por Mbps! Pra trazer link de longe precisa investir uns R$ 200 a 300 mil e ainda assim implica pagar uns R$ 1 mil por Mbps até em quantidade maior.

    Investindo tanto pra trazer link (E cidade a 50km de metrópole pra mim não é interior, é periferia de metrópole), ou pagando caríssimo por link de operadora local, não tem como fazer milagre, não tem como vender planos tipo 1Mbps por digamos muito menos de R$ 90 a 100.

    Mas em compensação não tem a concorrência de cidades maiores, onde uma grande operadora vende 15Mbps por ADSL a R$ 120. Via rádio não tem como vender isso com infraestrutura barata, rádio tem seus limites (Em banda ou numero de clientes por rádio, escolha um), pra MIM não faz sentido ter provedor é em metrópole, onde tem até fibra a venda. Só se a intenção for fazer gambiarra tipo comprar conexão doméstica e revender (E depois político é que é corrupto...), porque pra ter link dedicado grande o suficiente pra ser barato, precisa ter uma estrutura não muito pequena, e já precisa ter um punhado de clientes (Duzias, não meia duzia).

    Pra mim tudo se resumo a fonte do link. Não vale a pena fazer nenhum estudo de viabilidade antes de ver as possibilidades de obter link na cidade. E depender de ADSL nem sempre é solução, eu tenho a maior ADSL disponível aqui (10Mbps) e sozinho com um notebook direto com cabo no modem não consigo sequer fazer uma chamada VOIP de tarde, a infraestrutura de última milha da OI não é problema (ADSL tem sinal ok, snr baixo, etc), o problema é a interligação entre a cidade e o resto da civilização. Fazer balance com meia duzia de ADSL's desse padrão lixo dá na mesma que nada, o ping de 200ms rumo ao Google nem é um problemão, o problema é mais o jitter, na real conforme a hora varia de 100 a 250ms, com um jitter absurdo desse não existe estabilidade em conexão, um mísero vídeo 240p na babaquice do FB "leva 4 minutos por minuto" (Você leva 4 minutos esperando, pra assistir um vídeo de 1 minuto), uns serviços ficam ok quando tem no cache da operadora, outros fora de cache (Tipo voip e cia) não funcionam direito por causa do jitter gigante.

    E o MENOR dos problemas é quando você tem um morro do lado da cidade e você tem que fazer o PTP passar por ele pra trazer link, porque na verdade isso ajuda, um morro alto garante PTP com zona de Fresnel limpa pra caramba, só 1 torre intermediária resolve. Aqui no interior de MT, tudo plano, em teoria é simples, mas na real tem mato de 20m de altura então de cara pra um PTP distante ficar ok precisa torres OU próximas (Várias torres por 100km) OU torres acima de uns 40m, e como tem cidades as vezes só a cada 100km implica 2, 3 ou 4 torres intermediária pra uma coisa simples tipo trazer um link decente pra cidade. Ter só 1 torre intermediária no caminho é muito mais barato e SIMPLES de manter (2 baterias, um painel solar, um controlador, 2 Powerbeam sem nem switch entre elas) do que 3 ou 4, a cada problema você tem que sair procurando problema, se trava a torre lá longe você tem que pegar carro e sair roça a dentro no meio da madrugada pra desligar e ligar equipamento, é uma desgraça! Ter só 1 repetição no meio do caminho é questão simples, você aprende logo a caprichar nela e os problemas somem, mas com 2 pra cima você vai dinamitar elas caso não tenha muita paciência, porque PTP sem zona de Fresnel respeitada sempre dá dor-de-cabeça (Especialmente nos 70% do Brasil onde chuva é sazonal, você passa meses sem problemas e acha que tá tudo lindo, mas é ter chuva e vegetação verde com umidade nas folhas ocupando a zona de Fresnel, que os problemas começam).
    Última edição por rubem; 25-05-2017 às 12:44. Razão: MB>Mbps

  11. #11

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Não tem nenhuma cidade próxima em que possa conseguir link mais em conta?

  12. #12

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         palmas1.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	25,6 KB
ID:      	66974

  13. #13

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Não tem nenhuma cidade próxima em que possa conseguir link mais em conta?
    No meu caso, além da OI, tem a MinasMais, que é basicamente uma OI que não deve R$ 50 bilhões, mas que tem o mesmo preço alto e atendimento ruim.

    No meu caso, pra evitar OI e MinasMais, seriam uns 500km de torres até o meio de GO ou sul de MT, nem se eu ganhasse sozinho na MegaSena iria investir R$ 1 milhão numa rede dessa (Vai que a OI fali de uma vez, e o novo dono coloca conexão decente a venda, porque capacidade alta as fibras da OI tem por aqui, eles só não usam (Permitem que pessoal da Telemont alugue por baixo dos panos lambdas de fibra por R$ 5 mil por ano, mas a OI mesmo parece que não usa mais que 1 lambda pra duzias de cidades).

    No meu caso a única forma de existir seria fazer balance de ADSL em cidades vizinhas, e trazer isso pra cá, ou seja, fazer uma gigantesca gambiarra ilegal. Eu até faço gambiarra todo dia (Hoje de noite vou adaptar o empurrador de arame do meu soldador mig barato), mas esse caso é diferente, tem que ter infra e torre em outra cidade, pagar aluguel e luz lá, se tiver modem travando ir 100km por estrada esburacada só pra desligar e ligar modem, enfim, muito trabalho pra algo que ainda por cima nem é legal (E na verdade hoje a OI nem tem dedicado a disposição, pra comprar legalmente uns 2Mbps e FAZER DE CONTA que todo o provedor depende disso, afinal pra ter scm precisa link de verdade, e nalgumas cidades não tem como operar sem SCM. Onde todo mundo tem SCM, ninguém opera sem. Onde ninguém tem SCM, ninguém denuncia ninguém senão criaria um efeito em cascata que derrubaria todos, eu tô na cidade onde "todos" tem).

    Alias, é bom ver isso, se tiver alguma grana e chegar em cidade pequena, dá pra montar provedor legal, quando um tem SCM os outros sem SCM misteriosamente logo começam a ser lacrados pela Anatel, e fecham ou encolhem, é um tipo de concorrência meio desleal mas é legal, lei é lei, e interior é cheio de lan house que distribui internet e nem tem cnpj, que dirá ter SCM! (Sim, muito interior ainda tem lan house!)

  14. #14

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Citação Postado originalmente por Karonni Ver Post
    Amigo, meu caso aqui é o Seguinte.
    meu provedor é no interior do interior do Pará.
    pago 9,100 de Link (70mb). Tenho 300 clientes a 150,00 mensal. pago 2 funcionarios a um custo de 2,000 mensal.

    ai voce faz as contas se compensa ou nao!!
    Qual velocidade média dos planos, é valor.

  15. #15

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Isso foi uma pergunta? Se foi, não esqueça disso ?.

    Vocês não sabem a diferença entre afirmação e interrogação?

  16. #16

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Isso foi uma pergunta? Se foi, não esqueça disso ?.

    Vocês não sabem a diferença entre afirmação e interrogação?
    Aulas de português no under....kkkkk
    Realmente fica difícil definir...

  17. #17

    Padrão Re: Provedor de Internet no Interior compensa?

    Olha se você conseguir um Provedor que ja esteja operando talvez você possa fazer uma sociedade com ele e juntos abrirem em uma nova cidade. Espero ter ajudado