Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Iae galera, compartilha ai uma forma legal de estar fazendo um servidor de DNS no MIKROTIK e aproveitando também nos passa umas dica ai de um bom servidor DNS para uma maquina local também ... obrigadooOOo !

  2. #2

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Mikrotik não tem servidor de DNS, é só uma merdinha de forwarder.

    Servidor DNS bom tem BIND, Unbound e o FreeBRS da brbyte.com.

    Os três são ótimos, uso os três e não tenho do que reclamar.

  3. #3

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Olha só , bom de mais então @avatar52 ... tu acha que não melhora em nada então fazer o DNS no MK para quem não tem nenhum servidor DNS ??????

    Valeu pela resposta amigo

  4. #4

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Eu instalei unbound, dentro do Mk-Auth. Em rede pequena funciona legal.
    Pra mim esta bom ainda!

  5. #5

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Na minha visão o DNS do RouterOS é inútil. Monte um servidor DNS com Unbound que você vai longe.

    Discordo que Unbound é para rede pequena, aqui com 7 mil clientes meu Unbound trabalha a mais de 2 anos.

  6. #6

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Eu instalei unbound, dentro do Mk-Auth. Em rede pequena funciona legal.
    Pra mim esta bom ainda!


    Pode me explicar melhor, é no mesmo HD que ele é instalado ou dentro do mk auth mesmo ???? e como vejo isso ???

  7. #7

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Na minha visão o DNS do RouterOS é inútil. Monte um servidor DNS com Unbound que você vai longe.

    Discordo que Unbound é para rede pequena, aqui com 7 mil clientes meu Unbound trabalha a mais de 2 anos.

    Ele é pago como funciona ??? Estou com uma maquina parada aqui para montar um servidor de DNS ... valeu pela dica @avatar52 tem como fazer igual o amigo falou ai integra na mesma maquina que ta o mk auth o Unbound ???? e fica legal isso ?

  8. #8

    Padrão Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    O MKAUTH é um Linux Debian, e o Unbound pode ser compilado em qualquer sistema operacional.

    Unbound, BIND e FreeBRS são free, mas somente os primeiros são opensource.

  9. #9

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Uso Unbound em cima de CentOS 7. Zero de dor de cabeça.

  10. #10

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    @avatar52 , entendi mais o menos amigo, se pudesse dar umas dicas para efetuar essa instalação do unbound no MKAUTH eu agradeço e tenho certeza que vai ajudar outros tbm ..

    obrigado cara

  11. #11

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    uso unbound em cima de centos 7. Zero de dor de cabeça.
    para mim ta falando ingles amigo, desculpe, rs, tem como ajudar ai com umas dicas para instalação, tenho um maquina parada aqui formatada para fazer um servidor nela se preciso, ou posso usar a que está meu mkauth rodando tambem se tiver como e não for atrapalhar ...

    Obrigado e to aguardando

  12. #12

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Tem um tópico básico no fórum do MK-Auth que pode te dar uma luz:

    - http://mk-auth.com.br/forum/topics/tutorial-unbound

    Pode fazer no próprio MK-Auth, pois como eu disse acima: O MK-Auth é um Linux Debian.

  13. #13

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Tem um tópico básico no fórum do MK-Auth que pode te dar uma luz:

    - http://mk-auth.com.br/forum/topics/tutorial-unbound

    Pode fazer no próprio MK-Auth, pois como eu disse acima: O MK-Auth é um Linux Debian.
    Valeu amigooo ... vou dar uma olhada

  14. #14

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Pra complementar sua leitura, recomendo: http://unbound.net/documentation/unbound.conf.html

    Você precisa também dominar cada comando do Unbound, não seja mais um daqueles que copiam e colam depois ficam aqui fazendo perguntas sem pé nem cabeça, rsrsrs.

  15. #15

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    para mim ta falando ingles amigo, desculpe, rs, tem como ajudar ai com umas dicas para instalação, tenho um maquina parada aqui formatada para fazer um servidor nela se preciso, ou posso usar a que está meu mkauth rodando tambem se tiver como e não for atrapalhar ...

    Obrigado e to aguardando
    Hahahah.

    CentOS é uma distribuição Linux também. Escolhi ela por conhecer melhor. Mas pode instalar o Unbound em qualquer dos sabores que vai tranquilo. Cache DNS é mega light. Pode instalar em qualquer VM que roda tranquilo.

  16. #16

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    Pode me explicar melhor, é no mesmo HD que ele é instalado ou dentro do mk auth mesmo ???? e como vejo isso ???
    Sim, é no mesmo HD do Mk-Auth. Instala pelo putty.
    Vou ver se ainda tenho aqui os comandos, e posto aqui. Porque la no video do youtube que peguei estava faltando alguns comandos, mas a galera la no fórum do mk auth ajudou!
    E montamos tudo! Ficou muito bom!

  17. #17

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    Valeu amigooo ... vou dar uma olhada
    Esse mesmo, eu peguei ai. E a parte q falta esta logo abaixo! Inclusive é um amigo meu.
    O Alex, que postou la. http://mk-auth.com.br/forum/topics/tutorial-unbound

  18. #18

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    @muttley , @fhayashi , meus brother e outros amigos ai avatar, cara acabei de instalar com unbound no meu mkauth, aparentemente tudo correu bem, sofri um pouco mais é assim mesmo kkkk .... bora lá pros resultados, setei na minha maquina aqui pra testar o dns do GOOGLE e deixei pingando no uol e facebook para ver o tempo de resposta aparentemente os dois ficaram entre 20 e 40 ..... ai quando eu setei o meu ip DNS que foi sugerido no tutorial que era o mesmo ip do mkauth 172.31.255.2 o ping do facebook foi para 220 e o da uol continuou o mesmo, fiz diversas vezes e realmente acontece quando mudo o dns ..... iae meus amigos, como faço teste pra ver se ficou legal agora, setei la no MIKROTIK tbm esse mesmo DNS e um reserva né do GOOGLE 8.8.8.8 e ta assim agora cara, será que uso o meu DNS 172.31.255.2 ou uso o do GOOGLE que ta com o ping melhor ???

  19. #19

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Você precisa primeiro entender o que é um DNS, e depois verá que ele não influencia na latência, mas dependendo do IP que ele resolver a latência pode estar maior.

    Você o configurou como recursivo ou usando forwarder? Eu não li todo o tópico do MKAuth para saber como foi recomendado.

    Eu uso como recursivo, e está tudo uma santa paz.

  20. #20

    Padrão Re: Qual o jeito mais atual para configurar dns no mikrotik, só achei topico com mais de 2 anos

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Você precisa primeiro entender o que é um DNS, e depois verá que ele não influencia na latência, mas dependendo do IP que ele resolver a latência pode estar maior.

    Você o configurou como recursivo ou usando forwarder? Eu não li todo o tópico do MKAuth para saber como foi recomendado.

    Eu uso como recursivo, e está tudo uma santa paz.

    Recursivo seria o que caro @avatar52 tu tem que para de fala ingles comigo cara .... kkkkk .... eu fiz conforme o tutorial lá aparentemente no MIKROTIK foi feito quase nada, só setar o DNS 172.31.255.2 primario e secundario 8.8.8.8 o da minha escolha ....