Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Vale a pena começar um provedor via rádio?

Não recomendo a 5G19 por ser de 120 graus e ainda ter uma isolação baixa.

Se for usar antena setorial de 120 graus recomendo a Litebeam AP AC, e antenas eu recomendo Algcom, Basestation 5G20-90 ou a 5G22-45, também tem a setorial da Cambium.

De uma olhada e estudada em todas.

Eu trabalho há 3 anos com rádio, 6 meses com switch poe reverso e agora fiz todo o meu backbone em fibra e irei alimentar os meus switches com pacpon.
    A maior vantagem de trabalhar com switch é o custo e velocidade de instalação. Mas eu escolhi uma região que é propícia ao uso de cabos UTP e investi pesado nos cabos do backbone. Eu não irei padronizar a tecnologia, pelo simples motivo de que o terreno não é padrão. Em becos e vielas irei levar ramificar com pacpon. Em regiões mais distantes e com moradias dispersas irei colocar o rádio e crescer, até o local ser financeiramente viável.
    O que mais gosto na solução cabeada é a estabilidade. Faço um ptp até o local (20mhz, mcs15 e Baixo potência) e ramifico um trecho que seria complicado para o rádio com switch. O próximo passo é levar a fibra até o local e alimentar os switches. Ou seja, não quero me desfazer de nenhuma tecnologia que já está implementada e funcionando bem. Quero apenas agregar melhorias.

Quem já possui uma boa carteira de clientes tem folego financeiro para implementar outros níveis de melhorias como PTT 10G, CDNs e múltiplos caminhos de saída.

Eu tive contato com um provedor que acabou com uma sociedade e por falta de folego financeiro montou uma rede pacpon feita inteiramente com cabos drop. Após 4 meses já estava com 500 clientes, parou a expansão do drop e está investindo apenas em ftth que era o seu objetivo desde o começo. Mas claro, o primeiro passo após chegar aos 500 clientes, foi retirar o backbone drop e substituir por cabos adequados. Eu vejo este relato como um excelente exemplo do uso consciente das diversas tecnologias.

ONDE EU ESTOU? AONDE EU QUERO CHEGAR? QUAL É A MINHA CAPACIDADE? SABENDO A RESPOSTAS DESTAS PERGUNTAS, O QUE EU DEVO FAZER?

Pra fazer ponto a ponto use Mikrotik. E se a distancia é pequena, use sxt!!!
    Eu comecei a usar sxt e agora nao troco por nenhum ubiquiti!

@chocobama , quero parabenizá-lo por ter a mente aberta. Seu comentário foi um dos mais ponderados que li ultimamente a respeito deste assunto. Expressou tudo aquilo que eu penso.

Nada de novidade que surge, deve ser desprezado, mas sim analisado e ver se é possível a implementação. E principalmente não condenar nada só no primeiro teste.

No caso do XWave Metro, o que eles enfatizam é a economia no sistema. Basicamente não precisa de máquina de fusão. Como tudo é baseado em conexão ponto a ponto pode-se usar emendas mecânicas pois mesmo que haja perdas não vai atrapalhar tanto. E o sistema é versátil pois pode agregar outras tecnologias.

Meu caro, conselho de amigo, vai começar uma rede via radio em 2017 ??? Não invista mau seu dinheiro, pior coisa é você ver seu dinheiro mau aplicado, ou melhor ver sua empresa que vale 500 mil um exemplo passar a valer 100 por causa que um concorrente chegou e passou uma tecnologia melhor e você perdeu a preferencia ....

Se você vai tirar o preço da instalação do cliente vá de fibra óptica ( a estrutura e a base é mais cara, só que o cliente final sai quase o mesmo preço que no radio ) se informa ai com a concessionaria da sua região e arrepia ai .... ai sim você vai ter um dinheiro bem investido e sabendo que ninguém vai chegar para te derrubar, o maximo que vao conseguir é empatar, e para empatar ninguém vai chega .... eu poderia te aconselhar a um cabeamento utp, mais tudo depende do seu dinheiro para investir, e dos seus parceiros, do seu projeto, cabeamento utp sai mais barato, e não precisa compra nada de computech e outros ai não, se for fazer isso vai pagar caro por uma bobagem, ai sim é melhor fibra, cabo utp é pra economizar, atender nao muitas pessoas, e com uma pequena adaptação no switch intelbras de 50 reais vc coloca ele na rede e fica show de bola, não é a mesma adaptação do mercado livre, a energia precisa passar separada da placa do switch por que a placa dos switch por padrao nao aguenta a solda e a placa uma passagem constante de energia .... aqui temos uma rede de 160 vdc continuo, criticando ou nao funciona e é show de bola, com adaptação e proteção contra surtos na rede, tem 500 clientes nessa modalidade, mais vamos migrar tudo pra fibra já começamos para não dar brexa pra concorrencia e de uma vez por todas sossegar nos investimentos de estrutura até inventarem algo melhor que a fibra optica que acho dificil porinquanto rsrs ...

é isso minha opnião é essa 2017 uma hora impropria para começar uma rede via radio

Citação Postado originalmente por ArthurNet Ver Post
    Meu caro, conselho de amigo, vai começar uma rede via radio em 2017 ??? Não invista mau seu dinheiro, pior coisa é você ver seu dinheiro mau aplicado, ou melhor ver sua empresa que vale 500 mil um exemplo passar a valer 100 por causa que um concorrente chegou e passou uma tecnologia melhor e você perdeu a preferencia ....

Se você vai tirar o preço da instalação do cliente vá de fibra óptica ( a estrutura e a base é mais cara, só que o cliente final sai quase o mesmo preço que no radio ) se informa ai com a concessionaria da sua região e arrepia ai .... ai sim você vai ter um dinheiro bem investido e sabendo que ninguém vai chegar para te derrubar, o maximo que vao conseguir é empatar, e para empatar ninguém vai chega .... eu poderia te aconselhar a um cabeamento utp, mais tudo depende do seu dinheiro para investir, e dos seus parceiros, do seu projeto, cabeamento utp sai mais barato, e não precisa compra nada de computech e outros ai não, se for fazer isso vai pagar caro por uma bobagem, ai sim é melhor fibra, cabo utp é pra economizar, atender nao muitas pessoas, e com uma pequena adaptação no switch intelbras de 50 reais vc coloca ele na rede e fica show de bola, não é a mesma adaptação do mercado livre, a energia precisa passar separada da placa do switch por que a placa dos switch por padrao nao aguenta a solda e a placa uma passagem constante de energia .... aqui temos uma rede de 160 vdc continuo, criticando ou nao funciona e é show de bola, com adaptação e proteção contra surtos na rede, tem 500 clientes nessa modalidade, mais vamos migrar tudo pra fibra já começamos para não dar brexa pra concorrencia e de uma vez por todas sossegar nos investimentos de estrutura até inventarem algo melhor que a fibra optica que acho dificil porinquanto rsrs ...

é isso minha opnião é essa 2017 uma hora impropria para começar uma rede via radio
    Se eu começar cabeando somente uma parte da cidade tenho que fazer projeto com o engenheiro novamente se quiser utilizar mais postes?