Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Question Aumento de Banda

Gente preciso da opnião de vocês, tenho um PTP com rocket e dish30 em 42km passando 20 dow/10 up, so que preciso aumentar esse link e não tenho verba pra investir em antenas maiores no momento, então pensei em substituir as rocket por 912 e manter as dish30. Na opnião de vocês conseguiria um aumento ou não faria diferença?

Padrão Re: Aumento de Banda

Citação Postado originalmente por Brendon Ver Post
    Gente preciso da opnião de vocês, tenho um PTP com rocket e dish30 em 42km passando 20 dow/10 up, so que preciso aumentar esse link e não tenho verba pra investir em antenas maiores no momento, então pensei em substituir as rocket por 912 e manter as dish30. Na opnião de vocês conseguiria um aumento ou não faria diferença?
    Olha, sei que aqui pessoal gosta mesmo é de Mikrotik mas não creio em melhora significativa.

Se o problema é sinal, veja se os datasheets mostram diferenças grandes na potência para cada modulação. Se tiver, ótimo mas acredito mais em antenas maiores mesmo

Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Olha, sei que aqui pessoal gosta mesmo é de Mikrotik mas não creio em melhora significativa.

Se o problema é sinal, veja se os datasheets mostram diferenças grandes na potência para cada modulação. Se tiver, ótimo mas acredito mais em antenas maiores mesmo

Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

Com certeza vai ter melhoria. Rocket M5 é uma brincadeira de mal gosto, repleto de problemas, ineficiente e muito menos resistente a intempéries. A versão XW é um pouco menos, mas a velharia XM... PQP! Chipset antigo + AirOS mal feito = não aguenta um pingo de interferência, que já se deteriora todo e sai desconectando meio mundo (experiência muito ruim em PTMP, sendo que rádio MikroTIk no lugar, nas mesmas configurações, está bem mais estável). Sem falar na porta Ethernet de açúcar, que adora modular em 10Mbps por qualquer motivo, isso quando não queima sozinha na torre.

O XW também é problemático, adora desconectar estações em PTMP, mas consegue manter CCQ melhor com interferência.

Em questão de capacidade, nunca vi relato de um PTP com Rocket M5 passando mais de 90Mbps e mal 80Mbps. Enquanto isso, com RB912 pode conseguir até mais de 100Mbps entre os rádios, apenas limitado pela porta Fast Ethernet 10/100 em tráfego real.

AirView é bem menos eficiente que os protocolos da MikroTik. Especialmente entre NV2 e Nstreme, o Nstreme resulta em um throughput muito maior com baixa latência.

O porém é que se esse PTP atual está com capacidade de apenas 20/10Mbps, trocar rádio não vai fazer milagre. Tem algo errado aí, seja sinal muito baixo (distância muito grande para o ganho das antenas ou alinhamento ruim), interferência, zona de Fresnel obstruída ou alguma outra coisa.

@TsouzaR porta fa 912 e gb, eu passava 150half em 3 salto com distancia de 36,38 e 46km

Olha, nunca usei os M5, mas tenho ptp aqui curto, tipo 3km e não tenho do que reclamar dos ubnt por enquanto. 50 usuários do outro lado passando em pico uns 100 megas (half). Até deve passar mais mas o outro lado não gera demanda.

E olha que estou passando em um par de litebeam 5ac 23dbi/Powerbeam. Nada de rocket.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	93
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	67270

A linha AC é outra história...
    Em questão de 802.11ac, a MikroTik é que passa vergonha. Nem Spectral Scan funciona, tem que sair chutando canal ou fazendo análise burra pelos SSIDs.