Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #7

    Padrão Re: Rede Metro

    @raumaster,

    Só para deixar claro. Acho excelente a proposta do XWave Metro (acho muito parecida com DSLAM mas mais pulverizado, por isso as fontes de energia distribuídas).

    O que eu quis dizer é só com relação ao entendimento de operação dele. É igual a PTP + Switch. Ou seja, independente da camada 1, na 2 eles se equivalem. Claro, toda questão de banda, estabilidade, etc, etc..

    Como disse, acredito piamente na qualidade de tráfego da solução mas o Q da questão é o mapa de custos para cada cenário.

    Hoje não me preocupo tanto com banda, talvez por nunca ter sofrido com rádio PTmP. Minha lupa está sempre no custo de expansão de rede e clientes e nesse caso que repito, não há bala de prata. Cada cenário é um caso. Tem de avaliar.

  2. #8

    Padrão Re: Rede Metro

    Sim, concordo que tem que avaliar cada cenário antes de gastar uma boa quantia de dinheiro e se ver dando tiro no pé. O que não vejo é um futuro promissor a curto prazo, pra entregar mais do que 10 Mega via rádio em PTMP. Única solução que vejo atualmente é Cambium e ainda assim não acredito por conta do espectro eletromagnético e nao da pra investir em micro setores Cambium pra entregar muita banda em PTMP , melhor investir em fibra mesmo. Cambium só se for pra atender uma area grande e isso por si só já não tem qualidade devido N fatores. Eu queria mesmo que existisse uma faixa de espectro fechada pros provedores sérios e pequenos trabalharem tranquilos, mas isso quando existe, custa caríssimo! Trabalhar com rádio com frequencia licenciada é outra coisa, vc sabe o que tem pra vender e pode reusar em varios locais diferentes. 5Ghz vc hj tem disponivel um tanto, amanhã não tem mais, totalmente sem garantia.



  3. #9

    Padrão

    Emtao..
    Isso de UTP tem esse risco de queimar tudo em cascata, alimentação DC 160V é o pior de todos
    Mas estamos implantando uma solução identica a essa Metro
    Chega fibra no bairro e vai fibra nos pontos de atendimento, assim se houver problema de surto eletrico fica contido nesse ponto.
    A alimentação POE é com as proprias fontes de radio 24V