Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #7

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Só é bom lembrar que AC só passa mais banda se tiver mais sinal. Com o mesmo sinal de digamos -58dBm não vai usar AC, vai usar digamos MCS6, que é a mesma coisa em N ou em AC. Só existe aumento de banda se usar canal mais largo (Que N não permite) ou se tem sinal pra subir de MCS7 (N) pra MCS8 ou MCS9.

    Nessa distância, com antenas de 30dBi, duvido que tenha sinal até pra MCS7 (N), menos ainda pra MCS8 ou MCS9 (AC), eles só tem CCQ ok com coisa tipo -45 a -53dBm. Então sem subir o sinal, não adianta comprar equipamento AC, porque com o mesmo sinal vai ter que usar as mesmas modulações de hoje, o limite de throughput por modulação é intransponível, teria que ver se o hardware atual passa menos banda que devia (Na modulação escolhida), aí sim justifica a troca. Mas se passa digamos 20/10M down/up usando MCS11, se o novo hardware não tiver sinal suficiente pra MCS12 (-60 a -65dBm nessa distância, eu diria) o throughput não vai melhorar. Essa distância começa a pegar muito reflexo além da 1ª zona de Fresnel, aumentar data rate não adianta muito, tem que subir sinal ou limpar também a 2ª zona de Fresnel (O que é impossível as vezes, fazer torre de 80m não dá).

    (Sobre Rocket XM, não sei se era defeituoso, mas troquei um XM por uma RB711HN (Que custa metade do preço) e o throughput em N puro subiu de 40 pra 55Mbps half num mini-ptp. Rocket XM tem o chipset de uns AP's TPLink e Intelbras de mesa de R$ 90, na época dele (2009) era inovação, mas os chipsets evoluem muito rápido, ele é péssimo em qualquer comparação com qualquer AP mais moderno e de preço mais baixo. Não culpem a UBNT, ela não fabrica isso desde 2012, a gente ainda usa de bobo, porque fabricado não é já faz tempo, pior que isso só Nanostation primeira geração com firmware novo (Pra suportar N), é coisa fabricada a talvez 10 anos atrás, não pode comparar isso com nada moderno, é produto que se usa quando tem, mas não se compra novo nem a pau)

  2. #8

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Desculpem a demora, tenho muita dificuldade de chegar com equipamentos na torre. Porém tenho uma antena maxgain 34 parada na torre a uns 2 anos, será que é viável utilizar ela com a rocket?



  3. #9

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Desde que seja Rocket XW, pode tentar.

    Rocket AC nesse caso não vale a pena comprar, porque você vai pagar mais caro pelo suporte a AC, mas só terá sinal suficiente pra N (É tipo comprar Ferrari pra andar em cidade com rua sem asfalto. Anda, mas vai pagar mais caro e não poderá usar tudo o que pagou pra ter).

    Teria que ver que sinal tinha antes, 42km é muita coisa, tem que ver se tem zona de Fresnel parcial ou algo assim, 20/10M down/up é pouco mas 42km é muito, não dá pra garantir que terá mais que isso se tem a zona de Fresnel muito comprometida (Linkcalc e cia dão o perfil do terreno, mas são dados tomados por satélite, não tem dados sobre árvores ou prédios, 2 coisas que ferram com a zona de Fresnel de um PTP).

    Se já tinha Rocket XW, trocar por um AC e usar ele em N vai dar talvez 25/10M down/up, a diferença no chipset de RF é no suporte a AC, nesses casos de PTP's distantes (42km é demais) não é questão de usar uma codificação maior recente, mas sim de ter sinal mais alto, ou menos reflexo na zona de Fresnel (Colocando antena mais alta, ou de ganho maior) pra que os mesmos pacotes cheguem mais legíveis.

    E é bom testar as configurações, nada de modo senhorinha (Deixar no default), se tiver -62dbm testa digamos MCS11 a 30MHz, se tiver um pouco mais que isso, tipo -60dBm, talvez dá pra testar MCS12 a 20MHz (Só não adianta testar MCS15 em 10MHz, o data rate mais alto exige sinal mais alto, veja o que tem no datasheet, sinal mínimo tá lá, -74dBm ora MCS15, acrescenta 20dBm de margem e precisa -54dBm pra ter CCQ decente. Margem que na real em 30km já precisa ser 30dBm (Pra ter CCQ de 100% ou quase), pra 42km talvez ia precisar margem ainda maior, talvez 35dBm, que só vai existir talvez em MCS10 a 30MHz, que duvido que passe mais que 20/10M).

  4. #10

    Padrão Re: Aumento de Banda

    @rubem,

    Comecei a usar m5 essa semana, antes só AC da UBNT e te digo. Se a diferença de preço for pequena, ac vale muito a pena.

    Em 5,8ghz direto temos de scanear frequências e testar como fica. Nas AC vc faz isso com o enlace no ar e troca a frequência de duas e fica off no máximo uns 2 segundos. Fora recalibrar a potência que o rádio não reinicia.

    Acho que só por essas facilidades no dia a dia já vale, mesmo modulando igual a m5

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App



  5. #11

    Padrão Re: Aumento de Banda

    Não tenho equipamentos ac no ar, hoje vou comprar os pig pra testar, tudo aqui e complicado, a loja onde compro com preço está a 120 km sendo 20 estrada de chão. Acredito que até domingo mudo a antena e posto resultados

    Enviado via D2212 usando UnderLinux App