+ Responder ao Tópico



  1. #19

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    @rubem,

    a Litebeam AC é MIMO 2x2

    Só a Litebeam M5 é SISO.

  2. #20

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Então mais antena de tv vc acha por 40 reais nova ou ate jogada no próprio cliente de graça o estranho e que vai começar a aparecer antena claro vivo gvt sky tudo de ponta cabeça, e nada que uma fita de auto fusão não isole o conector ou ate um caninho d"aguá como fizeram nessa foto com um bullet. Mais se der e bom usar da aquario mesmo

    Anexo 67229 Anexo 67230
    Mas oque é isso???? E como faz??? rsrsrsrsrs....



  3. #21

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @rubem,

    a Litebeam AC é MIMO 2x2

    Só a Litebeam M5 é SISO.
    Opa, valeu a correção, não tinha me tocado disso.

    Bom, então um PTPM entre PBE5AC-400 e Litebeam 5AC é coisa pra 10km (27+23dBi, vai ter -55dBm em 10km. AC só funciona com isso ou mais. 15km já cai pra -60dBm, aí só N funciona. E nunca que vou recomendar equipto AC caro, pra usar em N, já que tem equipto N barato).

    PTMP com 10km em data rate alto é raro conseguir na prática, quero ver ter 30 clientes com zona de Fresnel tão limpa (E nesse caso, estarem dentro dos 2 ou 3° de ângulo dessa antena PBE)

  4. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Mas oque é isso???? E como faz??? rsrsrsrsrs....
    Eu gostei mais é da pintura. Vou levar umas zirok velha jogadas num canto, pra um serigrafista dar uma renovada, e vender pra esse uso :-)

    Eu andei fazendo o contrário, tirando zirok velha de PTP e colocando LNB banda KU pra TV mesmo, porque wifi exige antena ALTA, aqui geralmente precisa estar 3 ou 4m acima da casa, e erguer offset 65cm a 4m de altura exige uma estrutura mais cara que uma CPE 5GHz nova, se só meter ferro apoiado no telhado e estaiar, no primeiro vento ela gira, ou dobra e cai quebrando telhas e quebrando a plaquinha do bullet, tanto que estava com um quebrado porque caiu, e fiz essa horrível gambiarra aqui, pra quebrar o galho por umas semanas até que os lerdos Correios trouxessem CPE nova:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC09833.JPG
Visualizações:	47
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	67334
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC09835.JPG
Visualizações:	45
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	67335
    (Não me indiquem ao prêmio Gambiarra de Ouro 2017 porque isso aí já tem 2 anos, só agora que tive coragem de mandar foto, mas já tem tempo. E pior é que funcionou perfeito enquanto ficou no lugar!)



  5. #23

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas a PBE 5AC 400 ISO é pra PTP. E PTP se faz com 2 partes mais ou menos iguais.

    Se vai usar ela pra PTMP, com todos os clientes em linha reta na frente (Empresas ao lado de uma rodovia, por exemplo, uma linha rural, uma curutela pequena que só tem casas ao longo de 1 estrada), ela tem alto ganho então uma Nanobeam 5AC 19dBi vai permitir usar AC até uns 1,5km. Se for usar N, digamos MCS12, dá pra falar em 5km tranquilo! Quanto maior o data rate escolhido, menor a distância, por ter alto ganho num lado, o alcance aumenta, mas não adiantaria ter uma CPE de 9dBi nos clientes (E na verdade equipto UBNT com suporte a AC são poucos, a menor CPE acho que é essa.

    Tá, teria a Litebeam AC, a menor acho que é 23dBi, mas é polarização simples, usar AC mas usar polarização simples é uma gambiarra enorme. Tá, um mini-PTP com Litebeam em AC fica ótimo, a gambiarra seria misturar clientes DP (Nanobeam) e SP (Litebeam) num mesmo AP (PBE 5AC 400, que não foi feita pra ser AP de PTMP, mas que funciona nisso se todos os clientes estiverem naquele ângulo de 2 ou 3° dela).

    Se tiver todos os clientes com Litebeam AC 23dBi, e estiverem milagrosamente dentro do ângulo do AP PBE 5AC 400, dá pra usar AC em 5km, e N em MCS12 por até 15km tranquilo! Mais que isso vai depender da zona de Fresnel limpa, mas que dá pra ter cliente a 20km dá, desde que tenha zona de Fresnel 200% limpa, e use data rate baixo (Comprar equipto caro pra usar data rate baixo é meio que desperdício de dinheiro. Se é pra usar data rate baixo, pra subutilizar o hardware, recomendo um AP mais baratao, velharia tipo Rocket XW com antena direcional 22dBi, ou setorial 19dBi pra atender uma área maior (Se setorial 90° as vezes tem ângulo pequeno, imagina uma antena pra PTP, com 2 ou 3° de ângulo!).
    Realmente, comprei essas antenas pra PTP, mais estou querendo usar para PTMP, pois tenho clientes que ficam na mesma direção do segundo ponto. PONTO A ---- PONTO B <---) (Senho clientes aqui),


    Você esta certo em dizer que não e viável gastar com antena que e PTP para usar de outra forma.

    Qual equipamento você recomenda pra passar 120M?

    A minha rede Esta assim:

    Duas PowerBeam AC 400 ISO fazendo PTP.


    SAI 60 mega daqui---------------------------------------(Mais so chega 20 Mega aqui)
    Modem--->(Rb750gr3)---> (Ponto A) -- (Ponto B)---> (BulletM2HP com Omni).

    já cheguei a pensar que poderia ser a Rb, mais não tenho certeza.


    MEU PTP tem apenas 500M e atende um pessoal no raio de 1 a 2km coisa poca.
    estou querendo mudar para 220M, mais penso que pode ser desperdício tendo em vista que só recebo 20 de 60m.

  6. #24

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Deixa eu ver se entendi.

    Vc tem um link de 60 megas chegando no seu modem e entrando na RB750GR3 mas só estão consumindo 20 megas

    Seu PTP tem 500 metros ou Megas?

    Bom, problema não é no PTP se for 500m. A powerbeam AC passa fácil os 120 megas nessa distância. Seu gargalo está nessa bullet. Mas trocá-la por paineis 5ghz inclui a troca de todas as CPEs.

    Se colocar painel/rádio MIMO, coloca CPEs MIMO também