Página 7 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #121
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Como disse sphreak, essas antenas por possuirem uma largura de banda muito aberta o seu ganho também é menor embora a tabela diga o contrário. Se estiver chegando com -80dBm com uma antena adequada, pode chegar com -85 ou -90 até pior, mas a vantagem é que não precisaremos ficar trocando de antena cada vez que dá um piti ou resolvamos trocar de chip por outra operadora. Quero nem imaginar quando começarem a usar a faixa de 450( entre canal 13 e 14) " UHF", que é apelidado como 4G rural, ainda em algumas regiões muito utilizado por teles fixas( Oi, Telefonica etc) para as propriedades ou comunidades rurais.
    A fabricante é Proeletronic " www.proeletronica.com.br", e se acha no M.L.

  2. #122

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Como disse sphreak, essas antenas por possuirem uma largura de banda muito aberta o seu ganho também é menor embora a tabela diga o contrário. Se estiver chegando com -80dBm com uma antena adequada, pode chegar com -85 ou -90 até pior, mas a vantagem é que não precisaremos ficar trocando de antena cada vez que dá um piti ou resolvamos trocar de chip por outra operadora. Quero nem imaginar quando começarem a usar a faixa de 450( entre canal 13 e 14) " UHF", que é apelidado como 4G rural, ainda em algumas regiões muito utilizado por teles fixas( Oi, Telefonica etc) para as propriedades ou comunidades rurais.
    A fabricante é Proeletronic " www.proeletronica.com.br", e se acha no M.L.
    Aproveitando o embalo no seu comentário a respeito de antena UHF, existe no mercado livre anúncio de antena UHF do modelo espinha de peixe, igual as usadas para recepção de tv digital sendo vendida para recepção de sinal de celular. Será que daria bom resultado?

  3. #123

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Aproveitando o embalo no seu comentário a respeito de antena UHF, existe no mercado livre anúncio de antena UHF do modelo espinha de peixe, igual as usadas para recepção de tv digital sendo vendida para recepção de sinal de celular. Será que daria bom resultado?
    A antena que você se refere é esta:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3580_2_20170419144030.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	67522

    Uma antena quadriband modelo CF 4000 da Aquario. Como o próprio nome ja diz ela é quadriband. Ou seja, opera nas 4 frequências básicas (850, 900, 1800 e 2100Mhz).
    É uma antena que tem 12dBi de ganho e que em distâncias curtas, até uns 7km pode trabalhar a contento. Custa em torno de R$ 100.
    Como expliquei antes no topico eu sou adepto e favorável a antena na frequência exata de operação. Por diversos motivos!
    O principal deles é a estabilidade de operação. Agora digamos que você vai instalar um terminal 3G em 850Mhz a 15Km da torre da operadora. Com certeza uma quadriband de 12dBi não é a antena mais indicada! Eu utilizaria uma yagi específica de 850Mhz em 17dBi ou 20dBi.
    Outra é o custo! Pelos mesmos R$100 é possivel comprar uma yagi de 17dBi.

    Mas se é possível operar com ela? Sim perfeitamente!
    Vai ter o mesmo ganho, estabilidade e custoXbeneficio de uma antena yagi específica da frequência? Com certeza não! Por 50 pilas compra-se uma antena yagi de 14dBi mais estável e com desempenho superior.

    Minha opinião pessoal: O uso de antena quadriband é pra instalador de telefone. Pra aquele cara que chega na casa do cliente, tem um sinalzinho fraco lá fora da casa e o cara taca uma antena dessas apontada na direção da ERB e torce pra "pegar" sinal.
    Agora fazer uma instalação profissional, identificando a frequência correta, dimensionando o ganho da antena conforme o sinal recebido e direcionando corretamente a antena para posição de melhor desempenho é outra história.

    .

  4. #124
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Eu trabalho há mais de 30 anos (1984), e nessa época era usado rádios em ondas curtas mas modulado em SSB( 2182 KHz até 21000 KHz que era operado pela marinha ou centrais locais. As forças armadas( ministério da defesa) ainda usa essas faixas pra emergências e obrigatório em aeronaves e embarcações fluviais e marítimas e até mesmo em estações e veículos terrestres mesmo civis conforme o caso( científica).
    Construir uma antena, requer cáculos e mais cálculos, não é somente usar a velocidade da luz e dividir pela frequência. " coeficiente dielétrico, coeficiente angular, velocidade angular do cabo, material a ser usado do irradiante, diâmetro etc"; Maioria compra do primeiro fabricante, muda algumas coisa para fugirem da patente industrial e finiiii. Se for fazer uma analogia das antenas por completo acho que num HD de 2 TB, faltaria espaço, por que começaríamos na frequência do som sub-audível ( 63 Hz), até mais do que infra-vermelho( mais de 50 GHz). Frequencia de 63 Hz a 130 Hz era usado para codificar áudio dos telefones, uma empresa brasileira conseguiu fazer com que os códigos mudassem 17 das 32 combinaçoes por segundo nos anos 80 e tudo analógico; Por que antena? hoje existe a possibilidade de captar uma conversa com uns 20 metros ou mais, bastando apontar a antena.
    Nossos dispositivos móveis vem equipados com antena quadri band e nos caso com 4G até 6 bandas, por isso trocamos de operador sem sentir muito o desempenho e o camarada gritava, quando era TDMA o sinal ia mais longe, claro era uma banda só, uns e outros que eram dual, mas usavam duas antenas. Alguns fabricantes de celulares usam só duas antenas; uma para bluetoph, celular e wifi e outra para gps e a-gps, olha lá se não estiver numa única antena.
    Antena num corte específico tem um "Q", mas o cliente precisa ser fiel a uma operadora( 2G ou 3G), 4G já utiliza em 700 ou 2100 e até mesmo em 2600; acredito que 5G vá utilizar boa parte da faixa de gsm. Logo, logo não teremos mais a faixa de frequencia disponível, por conta dos dual ou até mesmo quadri e crescente aumento dos dispositivos. Metrópoles como São Paulo, New York, Tokyo,etc com mais de 20 milhões poderão entrar em colapso, começamos com 8ª digito, agora com 9ª e isso fará que precisemos ter antenas mais eficientes e com menos potência.
    O que manda a eficiência de uma antena. No pará, precisava-se fechar um enlace em ondas curtas com São Paulo; 100 W e nada, 150 e nada, 1500 e nada. Medi o ROE estava ok, resolvi refazer tudo, troquei até o fio irradiante blz, falei até com 10 W e por conta da licença deixei com 100 W.
    A maioria das vezes, antena de um fabricante não funciona num determinado cliente, mas num outro há algumas centenas de metros funciona que é uma beleza, ja aconteceu comigo com distancia de 4 metros, porém em mastros diferentes. Em 900 a Aquário é melhor, mas em 1800/1900 prefiro os da JFA. Melhor antena e melhor operadora na zona rural é a que funciona, quem mora na cidade é o que atende a espectativa, no meu caso a Claro que por ora não recebo ligação do baú, faustão, gugu, presideos e numeros sem identificação, nesse quesito a Vivo pôs filtro.
    As fabricantes Idealiza, Electril, ARS, Sincall, Zirog( época dos TDMA), eram boas mas ruins em acabasmento. Electrill mandava junto uma pasta que era para que o alumínio se oxidadase, sincall e Zirog é em aço com tinta epoxi. Cheguei a conhecer mais de 20 fabricantes de antenas, muitos eram ex militares ou trabalharam nos Correios, Vasp, Varig, Tam e Dentel( ANATEL) e também Motorola. Esta houve uma época em que de 100 rádios que ocupavam corpos de segurança pelo mundo, 99 eram Motorola, quando começou a perder terreno, o primeiro celular do mundo foi Motorola, hoje Lenovo mas patente é do google. Já vi antenas fabricadas pela Motorola, material, qualidade, acabamento... acho que se fosse hoje daria para comprar no mínimo umas 5 antenas da Aquario pelo menos, antenas da Harris custam muito mais caros e aqui no Brasil só para microondas( ODU/IDU), transmissores de alta potencia.

    Parei de trabalhar com instalação de telefonia rural, por que sigo técnicas de engenharia ou física, mecânica( ventos) e elétrica, e com o pessoal usando materiais ruins não dá. Tento preservar o nome e diploma ainda que seja de técnico que aqui não vale para nada, só para processo criminal. Se cair um raio, alguém tomar um choque serei criminalmente responsabilizado, não posso alegar desconhecimento. É o mesmo que tomou umas, se considera em condições de dirigir, atropela um, é criminalmente responsabilizado; está cursando direito, medicina, enfermagem, farmácia pode dar adeus ao sonhado diploma.
    Com isso,por filtrar, situação econômica piorou e cada vez mais no fundo do poço( situação do país ajuda), mas consertar o aparelho o faço, e nada do nosso meio é às escondidas. aviso o cliente, garantia só se sua rede for boa( 99%) sabe que não é. Serviços que eu fiz ou reformei ficou por 3 anos pelo menos sem queimar um único fusível ligados 24 horas por dia, chovendo ou não

  5. #125

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A antena que você se refere é esta:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3580_2_20170419144030.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	67522

    Uma antena quadriband modelo CF 4000 da Aquario. Como o próprio nome ja diz ela é quadriband. Ou seja, opera nas 4 frequências básicas (850, 900, 1800 e 2100Mhz).
    É uma antena que tem 12dBi de ganho e que em distâncias curtas, até uns 7km pode trabalhar a contento. Custa em torno de R$ 100.
    Como expliquei antes no topico eu sou adepto e favorável a antena na frequência exata de operação. Por diversos motivos!
    O principal deles é a estabilidade de operação. Agora digamos que você vai instalar um terminal 3G em 850Mhz a 15Km da torre da operadora. Com certeza uma quadriband de 12dBi não é a antena mais indicada! Eu utilizaria uma yagi específica de 850Mhz em 17dBi ou 20dBi.
    Outra é o custo! Pelos mesmos R$100 é possivel comprar uma yagi de 17dBi.

    Mas se é possível operar com ela? Sim perfeitamente!
    Vai ter o mesmo ganho, estabilidade e custoXbeneficio de uma antena yagi específica da frequência? Com certeza não! Por 50 pilas compra-se uma antena yagi de 14dBi mais estável e com desempenho superior.

    Minha opinião pessoal: O uso de antena quadriband é pra instalador de telefone. Pra aquele cara que chega na casa do cliente, tem um sinalzinho fraco lá fora da casa e o cara taca uma antena dessas apontada na direção da ERB e torce pra "pegar" sinal.
    Agora fazer uma instalação profissional, identificando a frequência correta, dimensionando o ganho da antena conforme o sinal recebido e direcionando corretamente a antena para posição de melhor desempenho é outra história.

    .
    https://produto.mercadolivre.com.br/...mhz-17-dbi-_JM

  6. #126
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Se for igual aqui:
    Vivo; gsm/2G: 900 MHz
    3G: nil mas previsto 850 MHz

    Tim: gsm: 1800 MHz
    3G: 850 MHZ/1900MHz

    Oi: gsm: 1800 MHz
    3G: 1800/1900 MHz

    Claro: gsm:1800 MHz
    3G: 1900/2100MHz
    4G: 2100/2600 MHz, estudando a possibilidade de 700 MHz

    Como ninguém quer mais fidelidade com a operadora, correr atras de uma antena específica, fica difícil para nós, principalmente por que a Tim tem um plano específico para whatsapp, a Oi escolhe como quer usar seus créditos e a Claro tem whatsapp e facebook grátis desde que não abra vídeos por que aí já é um arquivo. Todas tem uma franquia em minutos para outras operadoras, e ilimitado na mesma operadora semanal R$10,00 ou plano controle que sai um pouco mais em conta; além de oferecem conta on-line ou débito automático maior franquia em internet ou desconto em conta, no meu caso R$ 10,00, em torno de 7% e pago R$ 0,30 para imprimir, tenho uns R$ 7,00 de lucro com todo sistema operacional.
    As frequências em UHF( 470 a 806 MHz, até os anos 80 era de 896 MHz)) para as antenas de TV, não dariam certo por que a impedância é em 75 ohm e no caso precisaria ser de 50 ohm.

  7. #127

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Isso aí é lixo... Dor de cabeça certa. Ja vi algumas dessas e são projetos de antenas de UHF transformadas pra conectar em equipamento de telefonia.

    Antenas de 700Mhz por enquanto estão escassas no mercado pela utilização ser restrita a Brasília... O resto do país a faixa de 700mhz ainda está na TV analógica ou está inutilizada (São Paulo por exemplo). Qualquer coisa que ache por aí nessa faixa é adaptação ou fabricação caseira.
    Quanto as outras faixas compreendidas ai dentro da promessa dessa antena (700~900Mhz) são as faixas do 3G em 850Mhz e do 2G em 900Mhz, que são atendidas com qualidade incomparável pela CF 4000 quadriband da Aquario ou ainda pelas CF817 (850Mhz) ou CF917 (900Mhz). Acha fácil no ML por R$90.

    Eu não arriscaria

  8. #128
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, essa antena é para TV, e nem parece ser aquela logperiódica. Não conheço cabo coaxial de 50 ohm branco, a menos que seja RFC que é bem fino usado para intercoxão de módulos na estação da torre. Os rádios novos não precisam mais disso, ou quase nem usam.
    Aqui ainda temos o canal 58( 740 a 746), que ainda pode atrasar a vinda dessa faixa por aqui, apesar da ANATEL ter mandado desligar, mas existe um prazo de carência e nessa lentidão já chegou o 5G kkkkkk, onde talvez antes de 2020 querem operar testes operacionais em algumas cidades pelo mundo, acredito que será pela primeira vez algo como globalizado.

  9. #129

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Isso aí é lixo... Dor de cabeça certa. Ja vi algumas dessas e são projetos de antenas de UHF transformadas pra conectar em equipamento de telefonia.

    Antenas de 700Mhz por enquanto estão escassas no mercado pela utilização ser restrita a Brasília... O resto do país a faixa de 700mhz ainda está na TV analógica ou está inutilizada (São Paulo por exemplo). Qualquer coisa que ache por aí nessa faixa é adaptação ou fabricação caseira.
    Quanto as outras faixas compreendidas ai dentro da promessa dessa antena (700~900Mhz) são as faixas do 3G em 850Mhz e do 2G em 900Mhz, que são atendidas com qualidade incomparável pela CF 4000 quadriband da Aquario ou ainda pelas CF817 (850Mhz) ou CF917 (900Mhz). Acha fácil no ML por R$90.

    Eu não arriscaria
    Se tratando de telefonia fixa rural, vi num pequeno povoado um telefone fixo público "orelhão" que só vive sem sinal, e por falta de conhecimento, eu ficava me perguntando, como poderia aquele telefone está instalado ali, já que, ali não existe cabeamento da OI para funcionar telefone. Um dia um técnico da OI estava fazendo a manutenção do mesmo, e eu perguntei a ele como era o funcionamento daquele telefone já que ali não existe cabeamento de rede, e ele me mostrou em cima de um morro, uma torre de 10 metros de altura, contendo uma grande antena espinha de peixe posicionada para a cidade, e embaixo daquela torre existe uma casinha com os equipamentos dentro, os rádios recebem o sinal via wifi da torre da OI que fica na cidade a 20km de distância em linha reta, e transmite via cabo para o "orelhão" que fica a 200 metros de distância. Moral da história: a gente nesse mundo é vivendo e aprendendo, kkkkkk!!!

  10. #130

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, essa antena é para TV, e nem parece ser aquela logperiódica. Não conheço cabo coaxial de 50 ohm branco, a menos que seja RFC que é bem fino usado para intercoxão de módulos na estação da torre. Os rádios novos não precisam mais disso, ou quase nem usam.
    Aqui ainda temos o canal 58( 740 a 746), que ainda pode atrasar a vinda dessa faixa por aqui, apesar da ANATEL ter mandado desligar, mas existe um prazo de carência e nessa lentidão já chegou o 5G kkkkkk, onde talvez antes de 2020 querem operar testes operacionais em algumas cidades pelo mundo, acredito que será pela primeira vez algo como globalizado.
    Se eu lhe falar que existe no youtube vídeo de pessoas instalando antena de celular usando cabo RG-06 para antena parabólica, e os resultados são ótimos; você acredita? kkkkk!!!

  11. #131

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se tratando de telefonia fixa rural, vi num pequeno povoado um telefone fixo público "orelhão" que só vive sem sinal, e por falta de conhecimento, eu ficava me perguntando, como poderia aquele telefone está instalado ali, já que, ali não existe cabeamento da OI para funcionar telefone. Um dia um técnico da OI estava fazendo a manutenção do mesmo, e eu perguntei a ele como era o funcionamento daquele telefone já que ali não existe cabeamento de rede, e ele me mostrou em cima de um morro, uma torre de 10 metros de altura, contendo uma grande antena espinha de peixe posicionada para a cidade, e embaixo daquela torre existe uma casinha com os equipamentos dentro, os rádios recebem o sinal via wifi da torre da OI que fica na cidade a 20km de distância em linha reta, e transmite via cabo para o "orelhão" que fica a 200 metros de distância. Moral da história: a gente nesse mundo é vivendo e aprendendo, kkkkkk!!!
    Esse tipo de instalação é padrão. Aqui no Paraná esse modelo de telefone público rural foi implantado pela extinta estatal, a TELEPAR. E funciona bem pra caramba. O defeito de perda de conexão desses telefones é esse enlace que você mencionou, ser feito com rádios analógicos. Então com certa frequência eles perdem a conectividade, sendo necessário uma manutenção periódica pra funcionar bem.
    Na verdade até a digitalização do sistema de telefonia, feito no final da década de 1990, onde a cobrança das chamadas era feito por pulso, o sistema de comunicação entre as centrais era feito dessa maneira.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Se eu lhe falar que existe no youtube vídeo de pessoas instalando antena de celular usando cabo RG-06 para antena parabólica, e os resultados são ótimos; você acredita? kkkkk!!!
    Funcionar funciona.

    Principalmente se forem cabos pequenos e só para chamadas telefônicas. Tem a vantagem (que no final não sei se é vantagem real) de baixa atenuação em comprimento.
    Mas tem o problema de ROE, devido ao descasamento de impedância. Isso pode causar 2 problemas, principalmente em frequências mais altas (1800 e 2100Mhz):: Eco nas ligações e falta de conectividade ou baixa velocidade no 3G. Além de que em equipamentos que trabalhem com potência igual ou superior a 1watt (comum em terminais GSM 900 e 1800Mhz), acoplados a cabos de 75ohms longos, aquecerem a etapa de emissão de RF, diminuindo a vida útil do rádio, tendo em vista que eles foram projetados para casar a impedância em 50ohms (cabos RG58, RGE213, LMR400, etc)

    A relação de preço é cerca de 40% de economia do RG6 em relação ao RG58.
    É dificil de encontrar o adaptador de F para N. (Adaptar o conector N soldando no cabo RG6 é gambiarra grossa).

  12. #132

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Voltando pras antenas quadriband, pegar sinal pega até com clipe metálico ou prego, o negócio é qualidade, tipo VSWR!

    No caso das quadriband baratas é normal ver isso aqui, VSWR bom só em 850-900MHz:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vIONe.jpg
Visualizações:	225
Tamanho: 	108,7 KB
ID:      	67523

    Não tem como construir uma antena barata que tenha VSWR baixo em múltiplas bandas, a antena terá a frequência de melhor trabalho numa certa faixa, apesar de ter ganho razoável numa faixa bastante larga.

    (Tanto que colocar antena de grade 2,4GHz em celular 900MHz eu já coloquei MUITAS, pra quem tem sinal ruim digamos a 10km da cidade, mas aí é situação em que só de subir em cima do telhado já resolveria, a antena basicamente faz isso, pega o sinal em cima do telhado, e é capaz de ter ganho total, entre antena e cabo, de 0 a 1dBi apenas, mas por estar em cima de casa até resolve o problema. Já pra distância grande de verdade (>30km) isso não faz diferença nenhuma na capacidade de conectar, as vezes o nível de sinal até aumentar um pouquinho, mas os pacotes enviados de volta pra torre (Celular é bidirecional, só conecta na torre quando consegue receber E ENVIAR pacotes) não chegam lá por conta da VSWR bem ruim, e simplesmente não conecta na torre)

  13. #133

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Voltando pras antenas quadriband, pegar sinal pega até com clipe metálico ou prego, o negócio é qualidade, tipo VSWR!

    No caso das quadriband baratas é normal ver isso aqui, VSWR bom só em 850-900MHz:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vIONe.jpg
Visualizações:	225
Tamanho: 	108,7 KB
ID:      	67523

    Não tem como construir uma antena barata que tenha VSWR baixo em múltiplas bandas, a antena terá a frequência de melhor trabalho numa certa faixa, apesar de ter ganho razoável numa faixa bastante larga.

    (Tanto que colocar antena de grade 2,4GHz em celular 900MHz eu já coloquei MUITAS, pra quem tem sinal ruim digamos a 10km da cidade, mas aí é situação em que só de subir em cima do telhado já resolveria, a antena basicamente faz isso, pega o sinal em cima do telhado, e é capaz de ter ganho total, entre antena e cabo, de 0 a 1dBi apenas, mas por estar em cima de casa até resolve o problema. Já pra distância grande de verdade (>30km) isso não faz diferença nenhuma na capacidade de conectar, as vezes o nível de sinal até aumentar um pouquinho, mas os pacotes enviados de volta pra torre (Celular é bidirecional, só conecta na torre quando consegue receber E ENVIAR pacotes) não chegam lá por conta da VSWR bem ruim, e simplesmente não conecta na torre)
    Depois que o provedor de internet via rádio local mudou para rede cabeada, as antenas de grade de 2.4ghz ficaram sem utilidade, então, tá explicado porque o técnico de manutenção da Tim que instala antena de celular rural na região quis ficar com uma antena dessa de um amigo, que, segundo ele dava para capitar sinal de celular com ela.

  14. #134
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, Telefonia rural desse tipo eu entendo um pouco. Normalmente são usadas as frequencias de 45, 170, 250, 300 e 450 MHz, além da faixa de 150 que são usados para embarcações marítimas e fluviais, além do socorro internacional que mencionei aqui. A faixa de 450, ainda muito usados pelas teles que são analógicos deveriam ser substituídos por rádios trunking digital na mesma faixa de frequencia, só não se diz o canal a serem ocupados por que os equipamentos trocam de frequencia conforme a necessidade( isso ocorre nos celulares). Os rádios digitais em canais de voz, mesmo em 250, 300 ou 450 quando em PTP, podem levar"N" assinantes conversando simultaneamente. Em modo analógico até 4 assinantes, mas é muito instável; em regiões pouco habitadas é a solução mais barata ainda. Tenho linhas físicas de até 1 km e como muitos são dimensionados para telefone decádico precisa de fio FE-120 ou 160, e atualmente com fio FE-80 é o suficiente. Muitos ainda usam internet discada, mas logo serão esquecidos por conta dos satélites construídos especificamente para esse fim( dois para começar) e começando a entrar em operação.

  15. #135

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Esses paineis que as operadoras utilizam tem uma montagem interna com antenas de 4 frequencias (850, 900, 1800, 2100 mhz) tanto que se tiver oportunidade de olhar um painel de perto verá que são 4 conectores (1 para cada radio da ERB).
    Não existe isso de fazer rx em 2100 e tx em 850! O TX e RX são feitos em canais diferentes dentro da mesma faixa, por exemplo o CDMA 3G da Tim em 850Mhz próximo a minha casa opera o downlink (TX da ERB sentido torre>terminal) no canal 4358 - 871.6Mhz e o uplink (RX da ERB sentido terminal>torre) no canal 4133 - 826.6Mhz. Como pode-se observar o TX e RX ocorrem em frequências diferentes mas nunca em faixas de operação diferentes. Isso é uma regra e padronização internacional.

    Quais as faixas de operação existentes no Brasil hoje?

    2G tecnologia GSM. Faixas: 850Mhz (somente a Vivo), 900mhz e 1800Mhz
    3G tecnologia CDMA. Faixas: 850Mhz e 2100Mhz
    4G tecnologia LTE. Faixas: 700Mhz (somente Brasília por enquanto)
    2600Mhz (resto do país) >>>> Essa faixa é dependente da existência de sinal 3G em 2100Mhz, pois ao realizar ou receber chamadas a operadora rebaixa para 3G. LTE portador de voz somente em 700Mhz por enquanto.



    Por experiência própria, antenas que atendem uma faixa tão larga entre 700~2600Mhz não tem um desempenho bom.

    Se concentre em determinar a necessidade do seu cliente (dados/voz), determinar a faixa exata de frequência que irá trabalhar no local em que instalará cada sistema.
    O melhor fabricante disparado de antenas, para clientes de telefonia, é a Aquário.
    www.aquario.com.br
    Tem toda a linha de antenas para telefonia que qualquer instalador de terminais cliente possa querer.

    Eu trabalho há mais de 10 anos com instalação de telefonia rural e só comecei a ter sucesso e me diferenciar dos demais quando me especializei em determinar a frequência exata a ser operada.
    Enquanto eu utilizava antenas quadriband, faixa larga, parábola mutifrequência... Eu só me ferrava e era só dor de cabeça com cliente.
    A Tim passou 1 ano operando apenas em 1800mhz aqui na região, e a antena de grade de 22dbi triband da proeletronic deu melhor resultado em relação à antena da aquario cf-1817. Quando eu fui instalar a antena de grade da proeletronic usando uma interface jfa, nessa mesma residência já tinha instalada uma cf-1817 pertencente ao dono da casa, e, como só lá se capta sinal, eu usei a interface para ligar o telefone do vizinho dele. Enquanto a cf-1817 ficava oscilando o sinal entre 2, 1 e 0 barrinhas, a proeletronic está segurando 3 barrinhas de sinal. O mais engraçado é que quando cheguei lá com essa antena de grade, as pessoas pensavam que tinha ido ligar era internet, kkkkk!!. Depois a Tim voltou a operar novamente em 900mhz, e todos os moradores que tinham a aquário cf-1817, trocaram para antena de 900mhz da aquário, enquanto isso, a antena de grade que eu instalei continua lá funcionando perfeitamente em 1800mhz.

  16. #136

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    A Tim passou 1 ano operando apenas em 1800mhz aqui na região, e a antena de grade de 22dbi triband da proeletronic deu melhor resultado em relação à antena da aquario cf-1817. Quando eu fui instalar a antena de grade da proeletronic usando uma interface jfa, nessa mesma residência já tinha instalada uma cf-1817 pertencente ao dono da casa, e, como só lá se capta sinal, eu usei a interface para ligar o telefone do vizinho dele. Enquanto a cf-1817 ficava oscilando o sinal entre 2, 1 e 0 barrinhas, a proeletronic está segurando 3 barrinhas de sinal. O mais engraçado é que quando cheguei lá com essa antena de grade, as pessoas pensavam que tinha ido ligar era internet, kkkkk!!. Depois a Tim voltou a operar novamente em 900mhz, e todos os moradores que tinham a aquário cf-1817, trocaram para antena de 900mhz da aquário, enquanto isso, a antena de grade que eu instalei continua lá funcionando perfeitamente em 1800mhz.
    A antena de grade tem 2 detalhes importantes que te permitiram fazer isso:

    Ela usa a grade como concentrador do sinal, assim como ocorre em antenas tipo dish, offset e parábolas. Então o ganho e a superioridade frente a uma yagi ocorre primeiramente aí.
    Segundo você conseguiu continuar operando em 900Mhz com um certo conforto, porque o dipolo do alimentador dessa antena de grade é projetado para 1/4 de onda em 1800Mhz. Como 1800 é um múltiplo de 900, a Tim ao mudar (ou implantar) a operaçao em 900Mhz, passou a sua antena a operar com um dipolo de 1/8 de onda. Com certeza houve perda de ganho da sua antena de grade e este com certeza foi compensado pela maior penetrabilidade da baixa frequência (900Mhz) e pela maior potência empregada nos transmissores.

    A oscilação entre 2~1 "barrinhas" quando da utilização de antena tipo yagi pode ser considerado aceitável, desde que essa oscilação não seja superior a 7~10dBm para aplicações em telefonia (o mesmo não é válido para aplicações de dados)

    Agora deixa eu fazer umq pergunta. Vocé mencionou que a Tim deixou de operar em 1800Mhz e passou a operar em 900Mhz... Isso me soa estranho, pois a Tim abandonou a implantação de operações em faixas GSM há uns 4 anos.
    O que tenho visto, principalmente em cidades que possuem área rural é a Tim implantar 3G em 850Mhz e diminuir a potência dos transmissores de 1800Mhz e 2100Mhz, deixando essas frequências mais altas para os clientes mais próximos a ERB.
    A Tim tem feito isso massivamente... Pelo menos nos estados do Sul...
    Será que não foi isso que ocorreu?

  17. #137

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A antena de grade tem 2 detalhes importantes que te permitiram fazer isso:

    Ela usa a grade como concentrador do sinal, assim como ocorre em antenas tipo dish, offset e parábolas. Então o ganho e a superioridade frente a uma yagi ocorre primeiramente aí.
    Segundo você conseguiu continuar operando em 900Mhz com um certo conforto, porque o dipolo do alimentador dessa antena de grade é projetado para 1/4 de onda em 1800Mhz. Como 1800 é um múltiplo de 900, a Tim ao mudar (ou implantar) a operaçao em 900Mhz, passou a sua antena a operar com um dipolo de 1/8 de onda. Com certeza houve perda de ganho da sua antena de grade e este com certeza foi compensado pela maior penetrabilidade da baixa frequência (900Mhz) e pela maior potência empregada nos transmissores.

    A oscilação entre 2~1 "barrinhas" quando da utilização de antena tipo yagi pode ser considerado aceitável, desde que essa oscilação não seja superior a 7~10dBm para aplicações em telefonia (o mesmo não é válido para aplicações de dados)

    Agora deixa eu fazer umq pergunta. Vocé mencionou que a Tim deixou de operar em 1800Mhz e passou a operar em 900Mhz... Isso me soa estranho, pois a Tim abandonou a implantação de operações em faixas GSM há uns 4 anos.
    O que tenho visto, principalmente em cidades que possuem área rural é a Tim implantar 3G em 850Mhz e diminuir a potência dos transmissores de 1800Mhz e 2100Mhz, deixando essas frequências mais altas para os clientes mais próximos a ERB.
    A Tim tem feito isso massivamente... Pelo menos nos estados do Sul...
    Será que não foi isso que ocorreu?
    Não, a Tim operava em 900/1800mhz, e passou 1 ano operando apenas em 1800mz deixando de operar em 900mhz, e a partir de dezembro do ano passado voltou a operar novamente em 900mhz, com isso voltando a operar em 900/1800.

  18. #138
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, é a mesma coisa aqui. Dá a impressão que a TIM não sabe o que faz com essas frequencias; uma hora em 1800, outra em 1800 e 900, depois só em 850 e quem fica lá na propriedade rural fica sem saber se é o defeito da interface, ou da operadora. Alguns até estragam o slot do chip, conector ou adaptador SMA, TNC, N e acaba até queimando o chip que passa a ser pior, por que precisa se deslocar até 170 km para ir e outros tantos para voltar.
    Fico imaginando quando começarem a usar 1900, 2100,2600 e 700. Quem mora na cidade não sente, por que os celulares já usam antena multi banda, eu recomendo quando possível a antena da proeletronic quando o sinal é razoável por conta disso.

  19. #139

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, é a mesma coisa aqui. Dá a impressão que a TIM não sabe o que faz com essas frequencias; uma hora em 1800, outra em 1800 e 900, depois só em 850 e quem fica lá na propriedade rural fica sem saber se é o defeito da interface, ou da operadora. Alguns até estragam o slot do chip, conector ou adaptador SMA, TNC, N e acaba até queimando o chip que passa a ser pior, por que precisa se deslocar até 170 km para ir e outros tantos para voltar.
    Fico imaginando quando começarem a usar 1900, 2100,2600 e 700. Quem mora na cidade não sente, por que os celulares já usam antena multi banda, eu recomendo quando possível a antena da proeletronic quando o sinal é razoável por conta disso.
    Nisso você tem razão @Nilton Nakao ! A TIM tem a pior e mais aloprada área técnica/área de engenharia que eu já vi!
    Quer ver o martírio se uma torre rural desativa!

    A peregrinação começa no tele-atendimento. Vocé faz inúmeras reclamações que são encerradas como: verificação de cobertura, pedido de informação, área de sombra,etc..
    Tá vamos pra Anatel então: Liga uma área mais especializada::::: "-Sra atendente, a torre n° 12345 da localidade XYZ está inativa!"... "-aguarde, vou estar verificando..." .... "Sr,,,, não foi possível estarmos localizando esta torre"... "- Mas Sra, é esta torre! Consta da página de cobertura de vocês e está registrada na Anatel com o código xxxxxxxx"....

    Enfim que mesmo depois que se consegue que esta informação chegue até a área de engenharia dos caras, eles (pasmem) demoraram certa vez 25 dias pra descobrir uma ERB apagada! E o pior! Quando o técnico chegou na torre (área rural é fácil de ver isso), 15 minutos depois a bagaça tava ligada de novo!!! Motivo: Um disjuntor com defeito.
    O cara tinha uma dúzia dentro do carro e ainda me disse que era comum a troca por isso ele tinha bastante.

    Agora uma empresa desse tamanho, demorar 25 f#%$€*&king dias pra achar uma torre apagada é brincadeira!!!! Além de ser a operadora que mais tem apagões de sinal (pelo menos no Paraná é).
    Nem a Oi que tá falida o sinal não cai tanto como o da TIM. E isso que a TIM usa muita estrutura da OI (torre, energia, enlaces, etc).

    Nem vou fazer muito comentário sobre as frequências, porque isso aí na TIM é zona certa!

  20. #140

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, é a mesma coisa aqui. Dá a impressão que a TIM não sabe o que faz com essas frequencias; uma hora em 1800, outra em 1800 e 900, depois só em 850 e quem fica lá na propriedade rural fica sem saber se é o defeito da interface, ou da operadora. Alguns até estragam o slot do chip, conector ou adaptador SMA, TNC, N e acaba até queimando o chip que passa a ser pior, por que precisa se deslocar até 170 km para ir e outros tantos para voltar.
    Fico imaginando quando começarem a usar 1900, 2100,2600 e 700. Quem mora na cidade não sente, por que os celulares já usam antena multi banda, eu recomendo quando possível a antena da proeletronic quando o sinal é razoável por conta disso.
    E olha, que essa informação de que a Tim tinha voltado a operar em 900mhz foi dada pelo próprio técnico de manutenção dela, e que não podia garantir que isso seria definitivo não; caso contrário a gente nunca iria saber disso. Agora eu fico imaginando as pessoas comprando antenas de celular, baseados pelas frequências que constam no site da Anatel para cada cidade, já que entre todo aquele emaranhado de frequência divulgado ali, na verdade existe cidade que só está operando em apenas uma, kkkkkk!!

    https://sistemas.anatel.gov.br/stel/...QSmodulo=18373