Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão CCR1072 PPPoE estourando procemento

Boa noite.

Pessoal, estou com um problema novo e gostaria de saber se alguém já se deparou com a situação.

Tinha um concentrador PPPoE com CCR1036 onde estava atendendo 1.600 clientes simultâneos, Processamento em horário de pico até 30% porém o Link de Interface de saída estava chegando ao limite de 1Gb gerando gargalo. Pro que é proposto e sabendo de suas limitações, funcionou muito bem.

Obs.: Não tenho como dividir este trafego em mais interfaces.

"Brilhantemente", resolvemos melhorar duas coisas numa cajadada só, o processamento e o gargalo da interface. Trocamos a CCR1036 por uma CCR1072. O Processamento baixou para em 17% em horário de pico e a interface parou de gargalar pois realizamos um UpGrade para 10Gb.

Problema:
    Uma ou duas vezes ao dia o processamento dela estoura a ponto de derrubar o OSPF, fizemos então rotas estáticas, mas não resolveu o processamento sobe tanto que da down em todo roteamento (Estático e Dinâmico) zerando todo trafego do servidor.

Alguém já passou ou conhece algo no sentido?

Obs.: Temos outra CCR1072 como roteador BGP+OSPF+Firewall a muito tempo funcionando e nenhum problema.

Padrão Re: CCR1072 PPPoE estourando procemento

Isso é tipico de qualquer router que faça mais de uma função, sugiro que voce separe os clientes é um equipamento e o roteamento em outro.

No meu caso, acabei colocando os autenticadores em cada cidade que atendia, no caso se voce tiver mais um pop, tente separar os clientes.

E um equipamento para ser seu borda para roteamento.

Pelo que entendi, ele já separa. O OSPF deve ser porque o Radius entrega IP por isso é necessário.

Amigos ... o Concentrador PPPoE não faz dois serviços ( como fhayashi observou), ele é apenas concentrador mas possui OSPF ativado para anunciar para o restante da rede todos os seus endereços.

Obs.:
    1 - A CCR1072 que comentei BGP+OSPF+Firewall é outra que não tem nenhum o problema.
    2 - A CCR1036 que estava antes no local fazia exatamente o mesmo serviço (Concentrador PPPoE + OSPF para anunciar as redes) sem nenhum problema

@godoy, já tentou ativar o RPS nas interfaces? Aqui melhorou muuuito meus concentradores.

Testa aí e dá um alô pra gente.

E também prefira utilizar as versões BugFix do RouterOS com firmware atualizado.

amigo @avatar52 .

Obrigado pela contribuição, é a primeira vez que ouço falar dessa funcionalidade do RPS.

Vamos as minhas dúvidas:

1° - Qual seria a vantagem das versões Bugfix das tradicionais?
    (Obs.: Estou utilizando a 6.38.5, escolhi ao analisar o changlog)

2° - Não deixo todos os pacotes do meu servido ativos, apenas o que será realmente utilizado, no meu caso: advanced-tools, ipv6, ppp, routing, security e system.
    Não consegui encontrar a RPS onde o site da Mikrotik informa ( /system resource rps ), sabe me informar onde localiza-la?

3° - Que tipo de configuração realizou em RPS para conseguir otimizar o seu router?

Abraço