Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Me ensinem como montar um provedor

    Oi gente!Estou querendo montar um provedor de INTERNET na minha cidade,mas não sei o que equipamentos preciso para montar a torre e distribuir a INTERNET pras pessoas me ajudem??QUERO ATENDER UMAS 150 PESSOAS,,E QUERO QUE PEGUE DENTRO DE UMA AREA DE 257,2 km².QUERO POR A TORRE AONDE EM CIMA DESSA CASA NA IMAGEM!! QUE EQUIPAMENTOS VOU UTILIZAR???
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	176
Tamanho: 	380,8 KB
ID:      	67601   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	218
Tamanho: 	817,0 KB
ID:      	67602  


  2. #2

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Povo tá achando que Provedor é igual vender bala no semáforo, só pode.

  3. #3

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Pior é ele querer atender uma área de quase 300KM2. Tem cada doido aqui, e se falar você é arrogante.

    Puta que pariu, esse fórum está cada dia mais lixo.

  4. #4

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Eu comecei, pesquisando, para aprender!

  5. #5

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Eu se fosse você montaria com tambores e fogueiras... kkk
    Com os tambores você usaria a noite pois não daria para ver a fumaça e deixaria a fogueira para fazer sinais de fumaça de dia... é simples assim.

    Agora, tirando a brincadeira de lado, se você não tem a menor ideia de como vai começar então nem comece.
    O maior erro de muitos é achar que se fulano está distribuindo sinal de internet eu posso fazer igual.
    Ledo engano. No tempo dos planos de 256k até que muitos começaram brincando e tomaram gosto e se profissionalizaram. Mas hoje é diferente. Tem que saber exatamente como fazer.
    Você já estudou sobre radiofrequência, sobre interpretação de gráficos de irradiação das diversas opções de antenas no mercado, sobre como configurar um AP? Já fez um estudo sobre as diversas opções de mercado? Que tipo de protocolo pretende utilizar?

    E sobre roteamento então nem vou entrar nisso, pois ainda não sei muito. É um campo ainda em aprendizado depois de mais de 8 anos.

    Depois de escolher tudo isso daí você vai colocar no papel os custos, mas não miniminize este aspecto. Sempre se gasta muito mais do que se calcula. Já sabe se há disponibilidade de link na sua região?

    E daí quando começar na prática caso haja algumas dúvidas pontuais venha ao forum e pergunte. Mas aqui você não vai achar nenhuma resposta genérica para tudo. Ninguém é louco de passar receita de bolo para alguém. E não venham dizer que é porque tem medo de concorrência. É porque as situações mudam muito. Há algumas coisas que todos precisam decidir de modo mais ou menos padronizado. Mas o refinamento do funcionamento do provedor só pode ser feito no local, pois cada um tem um cenário um pouco diferente.

    Não caia no erro mais comum que é achar tudo "as mil maravilhas" porque não é. Vai ter que "suar o topete", horas e horas sem dormir, largar tudo num fim de semana para ir resolver algum problema que não pode esperar... E depois de muita, mas muita experiencia no setor é que você vai começar a descansar um pouco, mas um pouco só... Provedor via rádio é isso aí amigo e não um mar de rosas.

  6. #6

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Monta uma torre de uns 12 metros de altura, acredito que é o maximo que o predio vai suportar com certa segurança se bem estaiado, compre 3 litebean ac (tipo painel 120") e use litebean ac também nos clientes ( litebeam ac 23 dbi ), procure no youtube como fazer a configuração desses equipamentos.
    Ative um link para usuário final ( pra ficar mais barato ), compre uma rb 3011 mikrotik pra fazer controle de banda, mkauth pra gerenciar e pronto. Use o youtube novamente pra aprender a fazer as configuraçoes.
    Mesmo que não admitam mas é assim que 90% dos provedores existentes começaram, link dedicado quando vc ainda não tem clientes pra manter vai fazer vc quebrar logo, outra coisa se quiser legalizar a burocracia vai fazer vc desistir logo.
    Conforme for crescendo contrate mais link, adquira mais equipamentos e vá se especializando mais até conseguir começar a fazer as coisas dentro da legalidade.
    Importante:
    Nunca mexa com seus concorrentes
    Via rádio não compete com fibra ou cabo, então venda planos com velocidades e valores menores pra atender os que usam pouco ou querem poupar
    Equipamento em comodato nos clientes, assim vão evitar te deixar pois se fizerem isso irão ter que pagar novamente e se fizerem vc recolhe os equipamentos e reinstala em outro cliente.
    Instalações bem feitas sempre, nada de pendurar antenas em cabo de vassoura e deixar cabos soltos em cima de telhados ou passador por janelas, use canaletas e deixe tudo bem ajeitado na casa do cliente, isso vai passar um certo profissionalismo que talvez seu maior concorrente não tenha.
    Planos de no máximo 3 ou 4 megas pra no futuro poder aumentar um pouco se precisar.
    Clientes sem sinal bom ou com possível obstrução mesmo que em futuro próximo evite instalar e se fizer utilize alguma antena separada na torre pra eles.
    E o mais importante, honestidade e muita paciência com seus clientes.
    Agora se vc tem dinheiro pra investir faça diferente, faça do jeito certo, mas eu pensaria em outra forma de investimento! (Ou me chame pra ser seu sócio, kkkkkk)
    Sei que muitos vão me criticar mas espero que isto ajude um pouco.

  7. #7

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Se vc não quer ter mais vida própria, vá em frente! Quem quer começar um provedor, saiba que sozinho vc não terá mais vida! No começo vc vai levando, depois de uns 30, 40, 50 clientes, volta aqui e me diga se nâo falei a verdade! Vc vai se ver indo curtir seu feriado em algum local fora e tendo que retornar ou deixar seus clientes furiosos e cancelando o serviço pro concorrente que prestou o suporte mais rápido que vc!

  8. #8

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Se vc não quer ter mais vida própria, vá em frente! Quem quer começar um provedor, saiba que sozinho vc não terá mais vida! No começo vc vai levando, depois de uns 30, 40, 50 clientes, volta aqui e me diga se nâo falei a verdade! Vc vai se ver indo curtir seu feriado em algum local fora e tendo que retornar ou deixar seus clientes furiosos e cancelando o serviço pro concorrente que prestou o suporte mais rápido que vc!
    Isso é a mais pura realidade, se pensa que vai prestar um bom serviço e por isso não vai ter problemas esta enganado. O cliente arruma um jeito de instalar um monte de porcaria em seus dispositivos e colocar a culpa no provedor, mexe no equipamento, reseta roteador, troca cabo de lugar e faz o negocio para de funcionar ( culpa daquele sobrinho ou primo entendido de coisa nenhuma que acha que mexendo vai aumentar a velocidade ou coisas do tipo).
    Fora isso tem problemas de energia e equipamento barato que causam travamentos sempre nos piores horários, sem contar com as forças da natureza!

  9. #9

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    O cara acha que montar e manter provedor é igual barraca de pastel.

    Aqui são mais de 7k clientes, não é fácil.

  10. #10

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Comece esquecendo o rádio.

    Siga as instruções do vlogueiro Allan Caldas:

  11. #11

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Citação Postado originalmente por ozielinfo Ver Post
    Monta uma torre de uns 12 metros de altura, acredito que é o maximo que o predio vai suportar com certa segurança se bem estaiado, compre 3 litebean ac (tipo painel 120") e use litebean ac também nos clientes ( litebeam ac 23 dbi ), procure no youtube como fazer a configuração desses equipamentos
    ...
    ...

    Agora se vc tem dinheiro pra investir faça diferente, faça do jeito certo, mas eu pensaria em outra forma de investimento! (Ou me chame pra ser seu sócio, kkkkkk)
    Sei que muitos vão me criticar mas espero que isto ajude um pouco.

    Critico não... só com esta orientação ele já tem muito o que estudar... Só em ele aprender o que representa o AC no rádio já é um estudo bem profundo.

  12. #12

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Bem amigo, complicado se vc for começar recomendo que como todos faça uma avaliação do seu capital de investimento vc tira ter gasto com torre, cabos, rádios etc... dependendo dos seus planos vai ser os equipamentos e não são nada baratos recomendo iniciar usando cambium.

  13. #13

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Pois é... como ja falaram aí no começo, que era planos em 256kbps.
    Naquela época pudia usar um bullet com omni, e pendurar uns 30 clientes em cada bullet. É claro que nem todos online, mas mesmo assim funcionava legal!
    Mas hoje em dia com Netflix, youtube e facebook, nem da pra vender planos de 2 megas!
    Eu ainda consigo vender, porque minha região é isolada, e link dedicado aqui é uma facada!
    Mas ja explico ao cliente que vai da umas travadinhas, e se quiser pendurar a familia toda, nem vai se movimentar....hehehehe!!! Da pra fazer uma média de 1 a 2 megas por dispositivo na sua casa, celulares, tablets, tv.... pra funcionar razoavelmente!!!
    E naquela época nao existia quase nada em https! O CACHE segurava muita coisa!!! kkkkk
    Eu ja estou quase me legalizando aqui, depois de 5 anos na luta! Só agora!

  14. #14

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    [QUOTE=icaroRJ;821321]Comece esquecendo o rádio.

    Siga as instruções do vlogueiro Allan Caldas:

    Esquecer o radio? não acredito q você disse isso. o que você tem contra o provedor via rádio? Talvez muitos falam mal do radio porque justamente não sabem nem o básico de radiofrequência.

  15. #15

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Justamente por isso meu caro @Maclaud.

    Devido à esses sujeitos com o mínimo ou nenhum conhecimento de RF estragando o espectro é que o WISP está tão mal falado.

    Se todo mundo se esforçasse pra aprender e não querer somente subir um Bullet com Omnidirecional pra sair pendurando uma porrada de clientes, nossa realidade seria bem diferente.

  16. #16

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Fórum tá assim agora se fas uma pergunta aqui é se ela não agradar os ( ) já sai respostas idiotas por parte dos mais antigos aqui do fórum.
    Assim como terá da minha postagem os niandertais irão bater como animais.
    Me poupe de uma resposta digna e não uma dor de Cutuvelo por que o cara pode ter sucesso ou não.

  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Fala serio o que ensina é escola, curso, faculdade até mesmo manual. Fórum é pra trocar conhecimento e sanar duvidas etc. Agora ensinar, vc só aprende algo em fórum lendo a duvida e erros dos outros
    simplesmente perguntando é difícil

    da uma procurada aki no fórum tu vai ver inúmeros post como o seu alguns sem resposta e alguns com algumas resposta

  18. #18

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Kkkkkkkk, ta muito mais fácil achar respostas pra suas dúvidas na bíblia que nos fóruns, ninguém ajuda mais ninguém, muitos que por aqui tiveram ajuda só saber dizer que não da e pronto.
    Fazer o que o mundo ta assim...

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Citação Postado originalmente por ozielinfo Ver Post
    Kkkkkkkk, ta muito mais fácil achar respostas pra suas dúvidas na bíblia que nos fóruns, ninguém ajuda mais ninguém, muitos que por aqui tiveram ajuda só saber dizer que não da e pronto.
    Fazer o que o mundo ta assim...
    respeito sua opinião mais discordo dela
    fórum não foi criado com este intuito
    ajuda em tirar duvida sobre configuração equipamentos blz agora ensinar o cara a ser adm de rede em fórum ????

    vou fazer uma comparação aqui e espero que todos entenda a logica
    vocês já viram algum fórum pra medico, engenheiro, oftalmologista, advogado ???

    imagina um cara que quer ser um cirurgião medico ir em um fórum perguntar como faz para usar um bisturi ou outra qualquer ferramenta ou até mesmo como fazer a cirurgia ???
    aposto que vc não vai querer ser paciente deste cara que quer ser medico

    imagina um cara que quer ser engenheiro ir perguntar em um fórum como se faz calculo de esforço em uma viga
    aposto que vc não quer este engenheiro pra fazer sua casa

    imagina um cara que quer ser advogado indo em um fórum perguntando como se monta um processo ou petição de habeas corpus
    duvido que vc quer que ele seja seu advogado

    ou seja para todas profissão vc tem que estudar, isto não significa que o medico, engenheiro, advogado não tenha duvidas é claro que eles tem e provavelmente ele consulte seus amigos não em fórum talvez no particular, mais a pergunta será diferente
    o medico não vai perguntar para outro medico como fazer ou me ensine a fazer ele vai dizer olha eu uso assim asado o que você acha ai vai haver uma troca conhecimento

    ou um advogado pergunta pra seu colega de escritório to montando uma petição e to na duvida de qual melhor artigo usar este ou ou aquele

    entenderam a diferença ????
    Por isto que sempre falo que o fórum é pra trocar conhecimento e esclarecer duvidas é claro que quando há troca de conhecimento e esclarecimento de duvidas há aprendizado e ensinamento, mais não ensinar o A B C ou 1+1

  20. #20

    Padrão Re: Me ensinem como montar um provedor

    Concordo Plenamente, assino embaixo @Bruno.