+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bgp ccr 1009

    Olá bom dia a todos,

    Pessoal seguinte temos um bgp aqui rodando, temos um /22 , entao nos filters divide em 4 /24, como recebo dois links deixei dois blocos para OPERADORA A, e os outros dois blocos para OPERADORA B, porem do nada ontem so estao saindo por uma operadora , na segunda operadora so sai o upload, estou bem confuso do que possa ser , alguém tem alguma ideia?

  2. #2

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    Olha o status do peer

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    Confira seus anúncio, se nada foi alterado (você realmente conhece a fundo o protocolo BGP?) e você garante que não fez nada errado, abre um chamado na operadora.

  5. #5

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    na vdd o que reparei , que quando mudo um dos /24 , da operadora A para a B todos o trafego sae pela operadora B, e esse mesmo bloco se eu colocar na operadora A tudo sae por A

  6. #6

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    Então tem algo errado no plano de tráfego. Seja bem mais específico, não dá pra trabalhar com adivinhação quando se usa BGP.

  7. #7

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    agora mesmo voltou a funcionar , muito estranho

  8. #8

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    Não tem nada estranho, só precisa fazer um debug melhor.

  9. #9

    Padrão Re: Bgp ccr 1009

    Prezado @Lemaxtelecom,

    Para resolução de problemas ser mais efetiva em ambientes BGP, recomendo à você realizar um processo de análise mais detalhado a fim de se identificar e provisionar as devidas correções para operacionalizar a 'engenharia de tráfego' como desejado.

    Segue abaixo a sugestões das etapas que podem lhe ajudar nesse caso específico:

    1) Verificar quais rotas estão sendo anunciadas efetivamente em cada UPSTREAM(provedor).

    Ex: routing bgp advertisements print <peer_name>
    * Substituir <peer_name> pela nome do peer BGP configurado. Pressionar tecla TAB pode lhe ajudar!

    2) Verificar se os prefixos em questão estão sendo anunciados corretamente conforme política de roteamento e engenharia de tráfego provisionada.Para tal acesse servidor looking glass nacionais e internacionais e execute o comando abaixo e copie os resultados para análise. Observe se no BGP ASPATH os prefixos estão sendo originados pelo seu ASN e se estão sendo propagados pelos ASN de seus UPSTREAMS de trânsito IP.

    Exemplo de servidores looking glass BRASIL:

    lg.alog.com.br => via Web
    lg.sp.ptt.br => via Telnet

    Exemplo: show ip bgp regexp <$ASN>
    * Substituir <$ASN> pelo seu número de sistema autônomo.

    3) Caso após realização dos procedimentos acima descritos não conseguir identificar a causa ou não conseguir realizar os procedimentos em si. Recomendo à você procurar a ajuda de algum profissional ou empresa que domine o protocolo BGP e operações de rede.

    Espero te-lo ajudado!

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    Diretor de Técnico de Operações | Telmetrics Soluções em TI & Telecomunicações
    Santana | 02036-011 | São Paulo, SP, Brasil
    Fone: (11) 3522-4678 | Mobile & Whatsapp: (11)9-5962-2128
    [email protected] | http://www.telmetrics.com.br

  10. #10

    Padrão

    Ajudou muito , e descobri o erro pessoal , no concentrador pppoe os tecnicos ativaram o nat, e por esse motivo acredito eu , posso estra enganado quando modificava meu ultimo bloco,todo mundo saia por um link , só habilitaram nat para fazer um teste e esqueceram de desabilitar, quando lembraram , voltou a funcionar o bgp