Página 8 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    sphreak, aqui nesta região de MG( nordeste) o que mais tem mais caído é a Vivo sem contar que nos furtam abusivamente( outras estão próximas) no sistema pré-pago; segue logo atrás pela Tim, mas pela bagunça fica pior do que a Vivo; Oi-fixo é uma zona daquelas, a móvel até que está razoável; Claro( o que uso como principal, depois alternativo a Vivo), por ora é a única que possui 4G( gsm/2G, 3G e 4G) mas desde sempre ela faz reset aleatoriamente e fica off por alguns segundos mas distritos com cobertura 3G da Viivo faz o mesmo, só que pode passar de um minuto mas não mais do que dois minutos.

    Agora tele atendimento das TELES são uma porcaria, ainda pedem para nos dar uma nota, pela internet a Tim nos encaminha para o virtual ***** afff, pdiram nota dei 1, recomendação 3 na escala de 0 a 10. A Claro no atendimento pré-pago é pela internet ou telefone, mas infelizmente no controle e pós é só pelo telefone( nº específico), acho que deveria ter um atendimento diferenciado assim como por telefone, mas ligou forneceu o número em instantes o protocolo é enviado via SMS em seu celular, outras até dias atrás nilll( papel e caneta kkkkk).
    A Tim retirou dois painéis dos quatro da torre da OI, e colocou em sua própria torre mas posicionados em sentido noroeste no mesmo da Claro que colocou em sudeste e nordeste mas possui muita zona morta dentro da sua área de cobertura por conta da frequência. Uma hora vou medir a frequência.

  2. #142

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Boa noite todos!
    Pessoal sou iniciante na área em montagem de internet 3g rural...e o equipamento que estou utilizando é link 3g da eslys devem ter houvido falar certo!
    o equimento vem com uma antena pentaband,e sendo assim fiz umas adptações com antenas de 60 e 1,50 para se obter um resultado melhor,ainda não levei a campo para verificar se realmente funcionara.
    Segue algumas fotos para os amigos cometarem se estou no caminho certo...

    cidade:Alta floresta MT
    operadora a ser utilizada é "oi e vivo"Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20170816_163337.jpg
Visualizações:	264
Tamanho: 	186,1 KB
ID:      	67530Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20170819_132952.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	126,3 KB
ID:      	67531Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2017-08-29-15-34-49.png
Visualizações:	219
Tamanho: 	60,8 KB
ID:      	67532

  3. #143

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por marcio1277 Ver Post
    Boa noite todos!
    Pessoal sou iniciante na área em montagem de internet 3g rural...e o equipamento que estou utilizando é link 3g da eslys devem ter houvido falar certo!
    o equimento vem com uma antena pentaband,e sendo assim fiz umas adptações com antenas de 60 e 1,50 para se obter um resultado melhor,ainda não levei a campo para verificar se realmente funcionara.
    Segue algumas fotos para os amigos cometarem se estou no caminho certo...

    cidade:Alta floresta MT
    operadora a ser utilizada é "oi e vivo"Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20170816_163337.jpg
Visualizações:	264
Tamanho: 	186,1 KB
ID:      	67530Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20170819_132952.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	126,3 KB
ID:      	67531Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2017-08-29-15-34-49.png
Visualizações:	219
Tamanho: 	60,8 KB
ID:      	67532
    Olha amigo. Tenho instalado esses equipamentos 3G e 4G, mas não com essas adaptações. Istalo esses Elsys direto com a antena interna, quando o sinal permite, ou como ele tem entrada pra antena externa, ligo uma Yagi na frequência da operadora.
    Nesse seu print a frequência é 3G em 2117.4 Mhz (banda 2100Mhz). Eu utilizaria uma Yagi CF2117 Aquário de 17dBi ou se precisasse de maior ganho eu uso parábola de 29dBi da JFA.

    Vou ficar acompanhando sua montagem. O ideal para comparar é instalar só o Link 3G e medir o sinal e depois medir o sinal com ele montado na parábola. Daria uma base de comparação!

  4. #144

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    vc mudou o suporte do lnb?? tinha que ver o orginal da antena. pq ela tem o foco e o aparelho tinha que ficar teoricamente no foco. posta os resultados ai, faça como o @sphreak

  5. #145

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Foi retirado o suporte...e adptado nas hastes,mas farei testes em campo...por lógica ou não deveria-se obter algum resultado?
    Vi algumas montagem com yagi em parabolas e resolvi tentar alimentar o link dessa forma.
    Outra coisa @sphreak o resultado com o link e comparação a outros modens no mercado tem tido um bom resultado?

  6. #146

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por marcio1277 Ver Post
    Foi retirado o suporte...e adptado nas hastes,mas farei testes em campo...por lógica ou não deveria-se obter algum resultado?
    Vi algumas montagem com yagi em parabolas e resolvi tentar alimentar o link dessa forma.
    Outra coisa @sphreak o resultado com o link e comparação a outros modens no mercado tem tido um bom resultado?
    Deve-se obter algum resultado sim. Mas só os testes dirão se o ganho de sinal é superior a uma instalação convencional. Sua montagem é bem promissora e superado o problema de foco da parábola não vejo motivos pra não funcionar. Tente fazer a comparação de sinal e poste pra gente!
    Mas lembre-se: em 3G para se obter resultado satisfatório de navegação, sinal superior a -85dBm é desejado.

    Quanto a qualidade dos Links 3G e 4G da Elsys não há nem como comparar aos roteadores comuns do mercado (ZTE, Huawei, DLink). Isso porque a estabilidade em relação ao sinal, a possibilidade de se levar energia pelo POE acima de 50mts e a possibilidade de se instalar em ambiente externo sem antena não dá nem pra comparar. Além de você comprar produto sempre novo! Esses roteadores 4G de R$280 que acha no ML nunca são novos e se você achar um fornecedor que venda novo, não vai ser só esse preço.
    Agora eles tem uma vantagem que é servir de terminal telefônico ao mesmo tempo. Então esses roteadores ZTE da vida são úteis quando o cliente quer os 2!. Net+fone
    O Link 4G é superior ao 3G, tanto em qualidade quanto em preço. A diferença é de aprox R$100. Mas se houver sinal 4G disponível e captável (2600Mhz do 4G é enjoado), a diferença de preço vale a pena.

  7. #147

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Deve-se obter algum resultado sim. Mas só os testes dirão se o ganho de sinal é superior a uma instalação convencional. Sua montagem é bem promissora e superado o problema de foco da parábola não vejo motivos pra não funcionar. Tente fazer a comparação de sinal e poste pra gente!
    Mas lembre-se: em 3G para se obter resultado satisfatório de navegação, sinal superior a -85dBm é desejado.

    Quanto a qualidade dos Links 3G e 4G da Elsys não há nem como comparar aos roteadores comuns do mercado (ZTE, Huawei, DLink). Isso porque a estabilidade em relação ao sinal, a possibilidade de se levar energia pelo POE acima de 50mts e a possibilidade de se instalar em ambiente externo sem antena não dá nem pra comparar. Além de você comprar produto sempre novo! Esses roteadores 4G de R$280 que acha no ML nunca são novos e se você achar um fornecedor que venda novo, não vai ser só esse preço.
    Agora eles tem uma vantagem que é servir de terminal telefônico ao mesmo tempo. Então esses roteadores ZTE da vida são úteis quando o cliente quer os 2!. Net+fone
    O Link 4G é superior ao 3G, tanto em qualidade quanto em preço. A diferença é de aprox R$100. Mas se houver sinal 4G disponível e captável (2600Mhz do 4G é enjoado), a diferença de preço vale a pena.
    Olá amigo!
    De carona na criatividade do amigo Marcio 1277; esta antena setorial aqui apresentada de 12dbi 65° 850 a 960mhz, se presa na ponta da bengala de uma antena parabólica telada, capitaria sinal de celular em longa distância?
    Nome:      unnamed.jpg
Visitas:     510
Tamanho:  917 Bytes

  8. #148

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olá amigo!
    De carona na criatividade do amigo Marcio 1277; esta antena setorial aqui apresentada de 12dbi 65° 850 a 960mhz, se presa na ponta da bengala de uma antena parabólica telada, capitaria sinal de celular em longa distância?
    Nome:      unnamed.jpg
Visitas:     510
Tamanho:  917 Bytes
    Não acredite que essa antena tem 12dBi de ganho.
    Eu compro umbmonte dessas da China e aquelas em forma de chupeta. Não vejo muita diferença entre elas. Principalmente porque prometem uma faixa larga de operação, entre 850mhz e 2400mhz. Nada que trabalhe em uma faixa tão grande de frequência pode ter um ganho alto sem ser enorme em tamanho.

    Adaptada em uma parábola eu acredito que possa ter um ganho maior.

    A adaptação mais comum é essa:

    Nome:      images.jpg
Visitas:     512
Tamanho:  2,0 KB

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (1).jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	11,5 KB
ID:      	67536

    Principalmente pelo formato e tamanho dessa omni ser semelhante ao alimentador da parabólica.
    Tem um defeito: Vedação contra água. Como essa omni não é projetada pra ambiente externo, é necessário vedar ela com silicone (eu uso o veda calha).

  9. #149

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não acredite que essa antena tem 12dBi de ganho.
    Eu compro umbmonte dessas da China e aquelas em forma de chupeta. Não vejo muita diferença entre elas. Principalmente porque prometem uma faixa larga de operação, entre 850mhz e 2400mhz. Nada que trabalhe em uma faixa tão grande de frequência pode ter um ganho alto sem ser enorme em tamanho.

    Adaptada em uma parábola eu acredito que possa ter um ganho maior.

    A adaptação mais comum é essa:

    Nome:      images.jpg
Visitas:     512
Tamanho:  2,0 KB

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (1).jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	11,5 KB
ID:      	67536

    Principalmente pelo formato e tamanho dessa omni ser semelhante ao alimentador da parabólica.
    Tem um defeito: Vedação contra água. Como essa omni não é projetada pra ambiente externo, é necessário vedar ela com silicone (eu uso o veda calha).
    Esse modelo de painel setorial De 120 Graus 900 Mhz 13dbi HyperLink HG913P-120, que custa 800 reais no ML, funciona bem em transmissão de sinal?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13161fdasfddasf.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	67537

  10. #150

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Esse modelo de painel setorial De 120 Graus 900 Mhz 13dbi HyperLink HG913P-120, que custa 800 reais no ML, funciona bem em transmissão de sinal?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13161fdasfddasf.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	67537
    Não posso te afirmar amigo. Nunca precisei de uma antena com tamanha abertura. Quando preciso fazer alguma transmissão externa com repetidor, eu utilizo as pequenas yagi de 14dBi. Tem abertura de aproximadamente 40°. Se precisar de uma abertura de 80° uso duas. O custo é de 20% o valor desse painel aí. A vantagem do painel é a isolação traseira que a yagi é baixa.

  11. #151

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Ok...obrigado pela atenção,logo devo fazer testes!!

  12. #152

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Boa tarde a Todos!
    Por gentileza, poderiam me aconselhar na questão abaixo?

    Sou de SP e Meu pai recem comprou um Sítio em MG bem afastado das areas urbanas (+- 25 km de Eng. Navarro, torre mais proxima), o sinal de telefone é bem ruim, utilizando celular de um vizinho, meu pai depois de varias tentativas conseguiou ligar p SP.

    Em consulta ao site da Anatel, pude encontrar essas frequencias da imagem, acredito que seja apenas 2G e 3G, né? perdoem sou leiga no assunto.

    1) poderiam me indicar uma antena, modelo que ajudaria na comunicação ?a principio se funcionar ligação/voz ja é ótimo,rs, e se possivel ...internet
    Meu pai vai para lá nos proximos 15 dias, melhor pedir para consultar pelo samsung *#0011# ?

    2) caso acreditem que seja possivel apenas funcionar ligação/voz, o celular modelo rural tem muita diferença, ou posso usar smartphone msmo, alterando a banda p GSM/WCDMA ? o do vizinho era um modelo da LG rural com antena.

    Desde já agradeço!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ANATEL.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	101,7 KB
ID:      	67737

  13. #153
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Alinovais, pelo menos aqui na região consultar em sites da ANATEL frequências ou bandas utilizadas pode ser um tiro no pé. A TIM, troca de banda, desliga, reduz a potência, aumenta, muda o alinhamento dos painéis etc e isso ficamos à merce da boa vontade; atendimento virtual é ruim demais.
    A Vivo costuma operar em 900 MHz em GSM e 850 MHz em 3 G; TIM é indecisa, nunca se sabe; Oi e Claro em 1800 MHz em 2G, 2100 MHz em 3 G e 2600 em 4 G na Claro; Infelizmente a faixa de 700 MHz para 4 G rural pode ficar no esquecimento.

    Em Minas Gerais, existe um plano de ampliação da rede 3 G( por que não junto com 4 G) para distritos nos municípios mineiros, inicialmente somente a VIVO ( cadê a livre concorrência?) mas muito melhor do que nada. Sugiro uma pesquisa, ou procure algum prestador de serviço na localidade. Sairá mais caro, mas se tiver condições de instalar antena onde consiga pegar mais de uma operadora melhor ainda mesmo que fique uns 200 metros afastado da sede e dentro da mesma propriedade rural.
    Infelizmente existe muitos milagreiros, pessoas que fazem instalações totalmente fora das normas e isso pode custar vidas e o bolso e tenho conhecimento em que gerou inquérito policial para economizar R$ 300,00 nos dias de hoje.

  14. #154

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Alinovais, pelo menos aqui na região consultar em sites da ANATEL frequências ou bandas utilizadas pode ser um tiro no pé. A TIM, troca de banda, desliga, reduz a potência, aumenta, muda o alinhamento dos painéis etc e isso ficamos à merce da boa vontade; atendimento virtual é ruim demais.
    A Vivo costuma operar em 900 MHz em GSM e 850 MHz em 3 G; TIM é indecisa, nunca se sabe; Oi e Claro em 1800 MHz em 2G, 2100 MHz em 3 G e 2600 em 4 G na Claro; Infelizmente a faixa de 700 MHz para 4 G rural pode ficar no esquecimento.

    Em Minas Gerais, existe um plano de ampliação da rede 3 G( por que não junto com 4 G) para distritos nos municípios mineiros, inicialmente somente a VIVO ( cadê a livre concorrência?) mas muito melhor do que nada. Sugiro uma pesquisa, ou procure algum prestador de serviço na localidade. Sairá mais caro, mas se tiver condições de instalar antena onde consiga pegar mais de uma operadora melhor ainda mesmo que fique uns 200 metros afastado da sede e dentro da mesma propriedade rural.
    Infelizmente existe muitos milagreiros, pessoas que fazem instalações totalmente fora das normas e isso pode custar vidas e o bolso e tenho conhecimento em que gerou inquérito policial para economizar R$ 300,00 nos dias de hoje.
    Quando a 4G chegar na zona rural, as demais cidades já estarão na 5G, kkkk!!. Na internet existe a informação que Brasília, já está operando 4G em 700mhz

  15. #155

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Alinovais Ver Post
    Boa tarde a Todos!
    Por gentileza, poderiam me aconselhar na questão abaixo?

    Sou de SP e Meu pai recem comprou um Sítio em MG bem afastado das areas urbanas (+- 25 km de Eng. Navarro, torre mais proxima), o sinal de telefone é bem ruim, utilizando celular de um vizinho, meu pai depois de varias tentativas conseguiou ligar p SP.

    Em consulta ao site da Anatel, pude encontrar essas frequencias da imagem, acredito que seja apenas 2G e 3G, né? perdoem sou leiga no assunto.

    1) poderiam me indicar uma antena, modelo que ajudaria na comunicação ?a principio se funcionar ligação/voz ja é ótimo,rs, e se possivel ...internet
    Meu pai vai para lá nos proximos 15 dias, melhor pedir para consultar pelo samsung *#0011# ?

    2) caso acreditem que seja possivel apenas funcionar ligação/voz, o celular modelo rural tem muita diferença, ou posso usar smartphone msmo, alterando a banda p GSM/WCDMA ? o do vizinho era um modelo da LG rural com antena.

    Desde já agradeço!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ANATEL.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	101,7 KB
ID:      	67737
    Siga as dicas do colega @Nilton Nakao.
    Melhor tirar um print de tela em um Smartphone Samsung utilizando o *#0011#.

  16. #156
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, sim, só que Brasília é apenas um aglomerado de milionários mesmo somando-se à cidades satélites, mesmo que a maioria sejam pobres. O mesmo vale para a maioria das capitais e/ou cidades com mais de 300 mil habitantes.
    Cidades com alta densidade populacional, só fará com que interfira mais ainda e inclusive em televisões digitais; temos muitos dispositivos não homologados, aparelhos que numa assistência não fora devidamente consertada.
    Em 2600 MHz se temos 100 canais por antena ou torre, em 700 MHz possamos ter uns 50 canais ou menos, além de não poder usar essa faixa em todas as torres devido ao alto índice de propagação. Se em 900 MHz chega a 30 km, em 700 MHz chega a 50 km conforme a topografia, e em 2600 MHz raramente chega a 10 ou 15 km.

    Acho que existe um planejamento que também se utilize a faixa de 450 Mhz, onde seria o verdadeiro 4G rural, para propriedades com distância a partir de 15 ou 20 km até 50 km da ERB mais próxima. Mas temos muitos equipamentos de telefonia analógica, estações científicas, serviços de segurança militar e privada além de estações repetidoras em diversos campos de atuação.
    Logo teremos a nova faixa de FM ( 76 a 108 MHz), rádios em AM ( 530 KHz a 1700 KHz) serão desativadas, inclusive em ondas curtas que também são modulados em AM. Em AM o país está indo de contra-mão, quando a maioria estão adotando o AM digital. Sinal em AM, ao serem desativados, fára com que boa parcela da população fique desconectado onde numa cidade grande a distância é medida em metros, no máximo alguns quilometros, lá são em dias, até semanas.
    Mesmo aqui, a entre uma cidade a outra é 42 km, outra maior 79 km em linha reta de pista pavimentada, pista de terra 70 km em linha reta mas cerca de 4 horas no ônibus em melhor cenário. Muitos trabalhadores rurais vêm uma vez por mês, se precisar de completar algo em casa, os estudantes é quem tomam a frente por conta do transporte escolar, nas férias ou greve eles estão isolados pelo menos até uma semana. Quando resolvem se aventurar subir num morro, não tem tem crédito ou a operadora está inoperante kkkkk. Infelizmente a FM é comunitária, ficando restrito ao campo de cobertura. Ops, faltou o serviços dos correios, que hoje é mais para encomendas e contas a pagar do que carta em si, isso é cenário mundial.

  17. #157

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, sim, só que Brasília é apenas um aglomerado de milionários mesmo somando-se à cidades satélites, mesmo que a maioria sejam pobres. O mesmo vale para a maioria das capitais e/ou cidades com mais de 300 mil habitantes.
    Cidades com alta densidade populacional, só fará com que interfira mais ainda e inclusive em televisões digitais; temos muitos dispositivos não homologados, aparelhos que numa assistência não fora devidamente consertada.
    Em 2600 MHz se temos 100 canais por antena ou torre, em 700 MHz possamos ter uns 50 canais ou menos, além de não poder usar essa faixa em todas as torres devido ao alto índice de propagação. Se em 900 MHz chega a 30 km, em 700 MHz chega a 50 km conforme a topografia, e em 2600 MHz raramente chega a 10 ou 15 km.

    Acho que existe um planejamento que também se utilize a faixa de 450 Mhz, onde seria o verdadeiro 4G rural, para propriedades com distância a partir de 15 ou 20 km até 50 km da ERB mais próxima. Mas temos muitos equipamentos de telefonia analógica, estações científicas, serviços de segurança militar e privada além de estações repetidoras em diversos campos de atuação.
    Logo teremos a nova faixa de FM ( 76 a 108 MHz), rádios em AM ( 530 KHz a 1700 KHz) serão desativadas, inclusive em ondas curtas que também são modulados em AM. Em AM o país está indo de contra-mão, quando a maioria estão adotando o AM digital. Sinal em AM, ao serem desativados, fára com que boa parcela da população fique desconectado onde numa cidade grande a distância é medida em metros, no máximo alguns quilometros, lá são em dias, até semanas.
    Mesmo aqui, a entre uma cidade a outra é 42 km, outra maior 79 km em linha reta de pista pavimentada, pista de terra 70 km em linha reta mas cerca de 4 horas no ônibus em melhor cenário. Muitos trabalhadores rurais vêm uma vez por mês, se precisar de completar algo em casa, os estudantes é quem tomam a frente por conta do transporte escolar, nas férias ou greve eles estão isolados pelo menos até uma semana. Quando resolvem se aventurar subir num morro, não tem tem crédito ou a operadora está inoperante kkkkk. Infelizmente a FM é comunitária, ficando restrito ao campo de cobertura. Ops, faltou o serviços dos correios, que hoje é mais para encomendas e contas a pagar do que carta em si, isso é cenário mundial.
    Olá amigo! Segundo sites de informação, a operadora Claro hoje tem a maior cobertura gsm do Brasil; todo pequeno município existe uma torre dela. Como "o achar" é amigo de todos os enganos, eu achava que uma operadora de celular por constar no site da ANATEL, seu nome, frequência de operação, e data que começou a operar em um município, obrigatoriamente seu serviço de sinal tinha que está em funcionamento, mas, não é verdade; na Bahia, já a 2 anos a Claro montou torres em vários pequenos municípios, e todas essas torres estão constando no site da ANATEL como em operação, porém, todavia, contudo, kkkkk, essas torres com data de operação de funcionamento de janeiro de 2017 até hoje 21/10/2017, nenhuma está em funcionamento; e olha que essas torres já estão em pé desde 2015.

  18. #158
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, aqui nesta cidade a primeira torre foi a telemig celular ou Vivo, Tim, Oi e Claro. Entre o incício de atividade comercial da torre e a próxima operadora parece que existe um período de carência, ou seja nenhuma outra pode atuar. A Claro ficou um bom tempo com a torre pronta, espalhou-se boatos que a torre seria desmanchada.
    Vivo é o que possui maior carteira de clientes, mas ainda somente em gsm.
    Tim é o que possui maior alcance da ERB, possui 3 G.
    Oi, por conta do fixo possui certas vantagens mas sua cobertura é péssima, 3 G durante o dia é pior do que gsm.
    Claro possui melhor qualidade de áudio de celular para celular, para fixo dá eco em ligações locais. Possui gprs, gsm, 3 G e 4 G.
    Na cidade vizinha Claro não possui 4 G, mas a Vivo sim.

    Aqui todas as operadoras possuem uma ligação via fibra da torre( ERB) para a central telefônica( Oi), desta também por fibra para a torre de transmissão que é ligado a um link de microondas; a cidade não tem link externo de fibra. Lembrando que no governo Collor, a cidade tinha apenas 7 linhas externas e cerca de 700 assinantes. Hoje deve ter os mesmos 700 assinantes de fixos, mas uns 15 mil celulares ativos para uma população de 21 mil.
    Hoje pode-se considerar como 1 para 1; por que nossos dispositivos estão cada vez mais conectados.

  19. #159

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, aqui nesta cidade a primeira torre foi a telemig celular ou Vivo, Tim, Oi e Claro. Entre o incício de atividade comercial da torre e a próxima operadora parece que existe um período de carência, ou seja nenhuma outra pode atuar. A Claro ficou um bom tempo com a torre pronta, espalhou-se boatos que a torre seria desmanchada.
    Vivo é o que possui maior carteira de clientes, mas ainda somente em gsm.
    Tim é o que possui maior alcance da ERB, possui 3 G.
    Oi, por conta do fixo possui certas vantagens mas sua cobertura é péssima, 3 G durante o dia é pior do que gsm.
    Claro possui melhor qualidade de áudio de celular para celular, para fixo dá eco em ligações locais. Possui gprs, gsm, 3 G e 4 G.
    Na cidade vizinha Claro não possui 4 G, mas a Vivo sim.

    Aqui todas as operadoras possuem uma ligação via fibra da torre( ERB) para a central telefônica( Oi), desta também por fibra para a torre de transmissão que é ligado a um link de microondas; a cidade não tem link externo de fibra. Lembrando que no governo Collor, a cidade tinha apenas 7 linhas externas e cerca de 700 assinantes. Hoje deve ter os mesmos 700 assinantes de fixos, mas uns 15 mil celulares ativos para uma população de 21 mil.
    Hoje pode-se considerar como 1 para 1; por que nossos dispositivos estão cada vez mais conectados.
    Ehhh, eu também fui informado que a Claro só poderá ligar o sinal, depois que a ViVO vencer o prazo de carência de operação na cidade. O engraçado é que a Claro além de ter montado uma torre a 5km da cidade, vai também transmitir sinal da mesma torre da VIVO, que fica no centro da cidade. A 20km de distância, em outra cidade, a Claro botou o sinal dela na mesma torre da TIM, porém, o sinal da TIM chega longe em 1800mhz, dando para capitar o sinal com um LG- A275, sem auxilio de antena rural na distância de 20km, enquanto isso, o sinal da Claro na mesma frequência não se consegue capitar nem com auxilio de antena rural.

  20. #160
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Ehhh, eu também fui informado que a Claro só poderá ligar o sinal, depois que a ViVO vencer o prazo de carência de operação na cidade. O engraçado é que a Claro além de ter montado uma torre a 5km da cidade, vai também transmitir sinal da mesma torre da VIVO, que fica no centro da cidade. A 20km de distância, em outra cidade, a Claro botou o sinal dela na mesma torre da TIM, porém, o sinal da TIM chega longe em 1800mhz, dando para capitar o sinal com um LG- A275, sem auxilio de antena rural na distância de 20km, enquanto isso, o sinal da Claro na mesma frequência não se consegue capitar nem com auxilio de antena rural.

    Sim, aqui é a mesma coisa. O sinal da Tim ia bem longe até bem mais do que os 15 km previstos, hoje nem 5 km nem com GSM. A Vivo em 3 G atinge 15 km, mas 16 nem... A Claro mesmo com GSM é 15 km e ponto final, mas na média é 5 km. Oi, coitado nem com 2 km o sinal presta na maioria dos casos.
    Acredito piamente que nas ERBs deve ter algo do tipo geo-localização, por que eu desligo o aparelho, vem o sinal dá dois ou três pontos, até mais e daí some que nem buscando a rede aparece na tela, e se aparece não informa quanto chega o sinal. Acho inclusive que as operadoras use duas bandas, 850/1800/1900 ou 1900/2100 e no caso de 4G em 2500/2600 e aí a unidade de RF dos aparelhos celular rural não tem aporte técnico no software como original; Eu liguei em alguns casos para operadora resolveram o problema. Vivo 5 dias, Tim 2 dias e a Claro 4 horas, mas aconteceu de resolverem com 15 minutos em qualquer uma delas; Lembrando que o número precisa estar definido, mesmo que troque o chip da mesma operadora com dois ou três dias pode voltar a dar problema. É onde clientes até me xingam, mas eles não querem ter o trabalho de ligar.

    A Claro e a Vivo, provavelmente a Tim, mesmo que seja pré-pago pede que forneça os dados: nome completo, CPF, endereço e sendo nomes comuns o nome da mãe ou do pai. No caso da Oi, nunca pediram talvez por que não possua senha de discagem ou criptografia para internet. Claro e Tim fiz pelo próprio telefone, a Vivo somente em loja talvez por que tenha escolhido o número( 7035), que são distintos com número Claro kkkkkkk.
    O ministério das comunicações autorizou para que em cidades menores, as torres possam ser compartilhadas barateando o custo, uma vez que dificilmente usaria mais que que 4 painéis, aqui contei 8 painéis por operadora, exceto Oi que possui 3 desde a implantação, nos distritos dois( Vivo) e já está causando lentidão de tráfego; whatsapp, facebook e you tube raramente alguém deixa de usar, que tem uma pouco mais de condição financeira inclui o netflix. Daqui a alguns anos, não mais do que 5, corremos o risco que mesmo duplicando a capacidade de tráfego( gigabits, ou terabits), não vai ser suficiente. Dez anos atrás, internet com 600 K era ótimo, hoje 5 M é nada para uma casa, lembrando que hoje são dois dispositivos per-capita no mínimo, mas era um telefone por casa, hoje são um per-capita( cada chip um telefone, sendo dual dois telefones).