+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Olá, pessoal. Sou novo por aqui e tenho algumas dúvidas para montar uma rede para atender no max. 30 clientes utilizando 5MB/300 ~ 500Kbps.
    Bom, a dúvida é: tenho que transportar o sinal da TIM 50MB a uma distância de 3Km. Tenho minhas incertezas de quais antenas usar, switchs e etc, se alguém poder dar uma força ficarei grato!!!

    Ah, tenho em mente que o sinal que irá para os clientes será controlado através de uma RB750 via PPPoE Server.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Power bean de 22 passa essa banda tranquilo e sobra processamento.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    1.º 2 Power Bean de 22 para ponto a ponto;
    2.º 4 Painel sectorial de 17dbi + Rocket M5 com Airmax Activo.
    3.º Nos clientes use antenas do mesmo fabricante de modos a fazer uso dos mesmos protocolos "ubnt" 2x2 "MiMo" com ganhos de acordo com as seguintes metas:
    - até 1Km = 16dbi
    - até 2Km = 22dbi
    - até 3Km = 25dbi
    max 4Km = 27dbi. Obs.: Evita ter conexões numa mesma célula acima desta ou igual a esta distancia. Mantenha sempre visada directa e sem obstáculos.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Olá amigo. Obrigado pelas dicas, quero acrescentar que o sinal será distribuido por switch na rede cabeada, não havendo necessidade de antenas nas casas dos clientes. Fica mais fácil assim? Agradeço as respostas.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Melhor ainda, só não podes exceder a distancia do cabo UTP até 100 Metros no máximo.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    liga pra tim e pergunta primeiro se vc pode revender a internet deles

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Sim, pensei nisto também e estou providenciando (pegar um static ip é ótimo). Obrigado pelo comentário.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    @Gemada3 , por favor não me leve a mal o que vou dizer. É para seu bem...

    Pelo visto você não tem a menor experiência no ramo. E lhe digo: esse negócio de provedor não é brincadeira... você vai ter que lidar com assinantes e estes não poupam e com razão.
    Então já se foi o tempo de experimentar para ver como fica. Antigamente até dava certo.

    Hoje quem entra no ramo só tem uma bala na agulha de seu rifle... Se falhar vai ficar queimado.
    E pelo que você comentou sobre link Tim me parece que você vai fazer uma assinatura com a TIM e utilizar ela como gateway para sua rede. O que o @Bruno comentou tem tudo a ver. Se você fizer isso e a TIM descobrir vai fritar você. No mínimo você vai se incomodar com os clientes pois pode ficar sem a assinatura de uma hora para outra.
    E tem ainda a questão de que 50mega compartilhado como é esta conexão não vai lhe garantir disponibilidade para atender com segurança seus clientes. O que você primeiro precisa garantir é um link dedicado.
    Depois vem a questão do cabo. Me pareceu que você vai distribuir por cabo UTP. Isso pode ser outro problema. Como o @dalexandre disse, você vai ter que ter a cada 100metros no máximo um switch e vai precisar um ponto de energia para ele. Imagina isso ao longo de 3km.
    Existem soluções prontas com fonte que lhe permitem colocar até 20 switch num ramal. Mas daí seriam só 2 km. E SW gosta de travar... e seus cabelos vão ficar em pé até descobrir qual deles parou. Por isso o ideal neste caso seria pelo menos alguns SW gerenciáveis de trecho em trecho.
    Para contornar isso você pode optar por uma rede mista. A rede Metro Ethernet da Computech por exemplo utiliza fibra para interligar cada ponto de distribuição. E os pontos são retroalimentados por POE reverso diretamente pelo cliente. E mesmo que todos os clientes do ponto de distribuição fiquem todos desligados já há uma solução para isso, como um chaveador optico que permite passar o sinal adiante mesmo sem energia no ponto de distribuição. Não sei exatamente como é feito este chaveamento mas o Luciano da Computech garante que funciona.

    Daí chegamos a solução de fibra em toda a rede. Esta não precisa alimentação pelo caminho e se levar em conta que cada porta de uma OLT permite 256 usuários e que cada fibra passa 1.2giga você já imagina as possibilidades. Mas isso custa um caminhão de dinheiro.

    E como você deve ser uma pessoa informada, com certeza não irá fazer qualquer investimento mesmo que seja o mais singelo sem ter autorização da concessionária de energia, né?

    Parou para pensar nestes aspectos e talvez muitos outros que não comentei?

    É por isso que a maioria começa com uma rede wireless e depois se crescer parte para um cabeamento confiável.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Ótima colocação, @1929. Só não dei reputação pois estou pelo telefone.

    Muitos acham que é só subir uma RB750 e pronto, provedor já está montado. Vai muito além disso, se tem realmente $$ pra investir e não tem nenhum conhecimento, contrate uma consultoria especializada. Estou a disposição se quiser.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Bom dia @1929 e avatar52. Bom, pelo que eu postei e isso mesmo, montar um provedor com a TIM de 50MB e como vocês falaram, que iria ter dor de cabeça e tudo mais, ok!
    Sou iniciante e tenho muito interesse em aprender sobre redes e pelo o que eu postei, ja tenho uma rede e pelo o que vocês falaram ja provei (provo) na pele o que é DOR DE CABEÇA POR CADA CLIENTE.

    Por isso mesmo meus amigos, estou pensando inovar estudar mais um pouco (faço geografia facu). Link dedicado, como você falou amigo? Penso sim, o grande problema é desenvolver esse dinheiro, que alias está em processo.
    Agradeço os comentarios de vocês. Estamos juntos.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Não sou burro também né! Já vi um provedor de internet aqui perto distribuir os planos (2,5,10,15,30,40 megas) serem distribuidos por switchs simples, como da tp-link de 8 portas.
    Ja vi a base deles, que trabalham com antenas ubuntiqui e com um link que pode chegar a 60/60.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida iniciante - estrutura de rede

    Controle por mikrotik v6.3.3