+ Responder ao Tópico



  1. #157

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Eu nunca disse que a potência no AP tem que ficar em 20dBm. Olha ali no texto, recomendo 16-18dBm pra aquecer menos o amplificador.

    Fiz o cálculo com 20dBm mas VOCÊ pode refazer o cálculo com a potência que quiser usar na torre, não tem segredo nenhum nessas calculadoras prontas, é muito simples usar. Faça a conta dos níveis de sinal que vai ter a 3km usando Nanobeam 19dBi nesses clientes, ou LHG 24dBi, ou SXT Lite5 16dBi. Se o provedor é seu, você que faz os cálculos e define qual os valores ideais.

    O que recomendo sem falta é: NÃO MEXER no AP caso 1 ou 2 clientes tenham sinal ruim! Configura o AP 1 vez na vida e NUNCA MAIS MEXE! Que se lasquem esses 2 clientes com sinal ruim, eles que moram mal pra caramba, se eles não querem colocar CPE mais cara (Se bem que LHG 24dBi não é cara) ou uma torrezinha em casa pra passar por cima das árvores, não atenda eles! Perca cliente mas não mexe no AP pra tentar conquistar 1 ou 2 clientes a mais, se ficar mexendo em AP vai só piorar a rede pros demais clientes. Então seja lá qual for a potência e ack-timeout escolhidos, configure na hora de iniciar a rede e nunca mais mexa! E se mexer, faça testes de DIAS, aumentando ou diminuindo 10 ou 20uS de ack-timeout, ou 1dBm a mais ou a menos de potência, vai ver que não é isso que melhora grandes coisas sua rede, é a instalação de CADA cliente (Não de 70% dos clientes. Tem que ter 100% das instalações perfeitas).

  2. #158

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem certo! Entendi eu vi que vc mandou deixa o AP deixa mcs Default e no Data Rates escolher qual Mbps ?



  3. #159

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem no radio usando Setorial Algcom + RB921NM e nos clientes usando SXT, LHH 24dBi consigo entrega ate que velocidade? To querendo vende esses planos 2,4,7,10,15,20Mega consigo?

  4. #160

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    No RouterOS a aba Data rates só seleciona os data rates dos modos A, B e G. Se você colocar em modo somente N, tanto faz o que setar na aba data rates.

    Os data rates de modo N estão na aba MCS, é nessa aba que tem que se preocupar. Se por acaso as vezes ver no monitoramento um data rate de A, tipo 6Mbps, não se preocupe, é só um cliente sem tráfego, que está usando o data rate de sincronia e cia, você só saberá o data rate real que o cliente usa quando ele estiver trocando dados de navegação com o AP.

    Sobre SXT Lite5 e LHG, é só fazer o cálculo no site: http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Bota rocket M5, bota na esquerda o ganho da setorial Algcom, e na direita bota rocket m5 com antena de 16dBi (Que é a da SXT Lite5), pra planos de 20Mbps vai ter que usar MCS15 mesmo, se tiver digamos 20 clientes nessa setorial, isso exige margem de sinal bem acima de 15dBm! Ou seja, vai precisar sinais lá pelos -57dBm pra cima (-56, -55, -54, etc), isso provavelmente só vai existir em cliente a menos de 1km. Já com a LHG provavelmente vai ter esses sinais até uns 3km de distância (Isso tudo com zona de Fresnel mais que 100% livre). Calcula no site pra ter certeza, inverte os lados (Põe 24dBi da LHG na esquerda e 16dBi da setorial Algcom na direita, pra ver o nível teórico de RX da torre), gasta meia hora com cálculos.



  5. #161

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem no AP eu deixo o MCS default e só coloco a potência 16dBm. o MCS eu só mecho no rádio do cliente?

  6. #162

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Eu usaria MCS fixo no AP. Depende que banda quer vender, planos até 5-10Mbps dá pra usar MCS12. Mas com planos de 20Mbps precisa MCS15! (E sinal lá por -55dBm pra cima se quiser CCQ ótimo nesses clientes). Então NESSE CASO é um dos pouquíssimos casos que MCS default faz sentido. Eu usaria fixo em MCS15 na verdade.

    Nos clientes mesmo com planos de 20Mbps é bom usar MCS fixo e baixo, um MCS12 já vai ter todo o upload que vender (Provavelmente 4 a 5Mbps mesmo em plano de 20Mbps). Se usa upload de 15-20Mbps vai precisar MCS14 ou MCS15 nos clientes também! Se for upload baixo tipo 2-3Mbps pode usar MCS11, talvez MCS10 se tiver até uns 20-25 clientes por setorial.