+ Responder ao Tópico



  1. #169

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Pra que você quer encher a sua tabela de roteamento com os prefixos da rede interna do seu cliente? Não vejo ganho nenhum nisso, só um uso idiota de recursos operacionais.

  2. #170

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem qual melhor canal pra usa PtMP, PtP e esses canal do Brasil precisa ativa o DFS? Aqui não tem aeroporto próximo só 320km mesmo assim precisa ativa?



  3. #171

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    DFS usa apenas nos canais que tem radar no Brasil, é a faixa de 5470 a 5725MHz, que é a faixa que a legislação impõe limite de potência mais baixo.

    Usar DFS em canais fora dessa faixa não faz NENHUM sentido, quem faz isso faz por noobice, o DFS só atua com radares, e não existe radar meteorológico no Brasil acima de 5,7GHz nem abaixo de 5,4GHz.

    Sobre melhor canal, tem que ver o mais limpo em CADA torre. Pra PTMP o ideal é usar a faixa onde a potência é limitada, é essa faixa de 5470 a 5725MHz. Guarda a faixa dos 5725-5850MHz pra PTP, que PRECISAM potência maior. A faixa abaixo dos 5350MHz não foi feita pra uso outdoor, ela é só pra uso indoor no Brasil, só pra aqueles roteadores dual-band dentro de casa.

    Essa legislação é a mesma em boa parte do mundo ocidental, 5150-5350MHz pra uso indoor, 5450-5720MHz pra uso outdoor mas com DFS e com potência limitada lá pelos 27dBm EIRP, e 5725-5850MHz pra uso outdoor com limite de potência lá pelos 34dBm EIRP ou virtualmente ilimitado caso use antena direcional pra PTP. EUA, Canadá e outros países tem legislação similar, caso algum desinformado que o Brasil é ridículo por impor essas restrições. As restrições existem justo porque os usuários são leigos pra cacete e poluem todo o espectro por bobeira caso libere tudo. Provedor 2,4GHz não tem mais como existir em área urbana porque há abusos demais na faixa dos 2,4GHz, roteador doméstico com 30dBm EIRP pra passar 3 paredes e atender 1 (UM!) único smartphone, é um péssimo uso do espectro, e a maioria dos usuário faz um péssimo uso do espectro. É similar a estacionar carro em fila dupla na frente de casa, "tá na frente da minha casa" não é desculpa pra atrapalhar a passagens dos outros pela rua, mas com RF é assim que a maioria dos usuários leigos pensam.

  4. #172

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem então eu coloquei um canais do Brasil mesmo que não tem radar perto preciso ativa o DFS?



  5. #173

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Repetindo: Não faz sentido ativar DFS acima de 5725MHz.

    E abaixo de 5350MHz provedor NÃO PODE usar (É faixa apenas pra uso indoor).

    DFS tem que usar nas faixas de 5460-5725MHz. Fora disso não faz sentido ativar isso, não serve pra NADA se não tem radar nessa frequência.

  6. #174

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem você já chegou usa aquele novo recurso que a Mikrotik lançou na versão 6.41 nv2 sync que possibilita coloca todos Ap no mesmo Canais?