+ Responder ao Tópico



  1. #175

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Repetindo: Não faz sentido ativar DFS acima de 5725MHz.

    E abaixo de 5350MHz provedor NÃO PODE usar (É faixa apenas pra uso indoor).

    DFS tem que usar nas faixas de 5460-5725MHz. Fora disso não faz sentido ativar isso, não serve pra NADA se não tem radar nessa frequência.
    Certo! Eu sou estou perguntando no canais que exige o DFS tem de ativa ele a 5500 a 5700 nesses canais o DFS sempre tem fica ativo?

  2. #176

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Sobre DFS sempre ativo, se selecionar o pais CORRETO sim, o DFS é ativado corretamente. Noobs que ficam trocando de país pra poder burlar legislação são outra história, com seleção de país errado o firmware vai ativar o DFS só nos canais que a legislação daquele país obriga.

    Sobre o nv2 sync, nunca usei não, sendo do mesmo fabricante tem potencial pra funcionar (Mas se tentar mk+ubnt no mesmo canal provavelmente não), sempre fiz mais mini-ptp pra zona rural, zero problema de falta de canais livres, nem sei bem como é ter 20 SSID em cada faixa (Com 3 ou 4 já tenho throughput ruim, imagino a merda que é viver em metrópole com todas a faixas lotadas de uso).



  3. #177

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem certo qual os países que tem ativa o DFS?

  4. #178

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Se está no Brasil, coloque o país Brasil, qualquer RouterOS (Mikrotik) depois do 3.3, e qualquer AirOS (Ubiquiti) depois do 2.5 vão respeitar a legislação atual.

    Se está na Argentina, coloque o país Argentina. Se estiver no Afeganistão, coloque o país Afeganistão.

    É só colocar o país certo na configuração. A função dessa configuração de país é essa, ativar DFS e limitar potências e canais conforme a legislação de cada pais (Tá salvo no sistema operacional uma lista dos limites e obrigações de cada país, não precisa fazer nada além de usar um sistema minimamente atualizado, e configurado com a localização correta, pra tudo ficar certinho). Essa função não serve pro fabricante ter estatísticas de uso.



  5. #179

    Padrão Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu nunca disse que a potência no AP tem que ficar em 20dBm. Olha ali no texto, recomendo 16-18dBm pra aquecer menos o amplificador.

    Fiz o cálculo com 20dBm mas VOCÊ pode refazer o cálculo com a potência que quiser usar na torre, não tem segredo nenhum nessas calculadoras prontas, é muito simples usar. Faça a conta dos níveis de sinal que vai ter a 3km usando Nanobeam 19dBi nesses clientes, ou LHG 24dBi, ou SXT Lite5 16dBi. Se o provedor é seu, você que faz os cálculos e define qual os valores ideais.

    O que recomendo sem falta é: NÃO MEXER no AP caso 1 ou 2 clientes tenham sinal ruim! Configura o AP 1 vez na vida e NUNCA MAIS MEXE! Que se lasquem esses 2 clientes com sinal ruim, eles que moram mal pra caramba, se eles não querem colocar CPE mais cara (Se bem que LHG 24dBi não é cara) ou uma torrezinha em casa pra passar por cima das árvores, não atenda eles! Perca cliente mas não mexe no AP pra tentar conquistar 1 ou 2 clientes a mais, se ficar mexendo em AP vai só piorar a rede pros demais clientes. Então seja lá qual for a potência e ack-timeout escolhidos, configure na hora de iniciar a rede e nunca mais mexa! E se mexer, faça testes de DIAS, aumentando ou diminuindo 10 ou 20uS de ack-timeout, ou 1dBm a mais ou a menos de potência, vai ver que não é isso que melhora grandes coisas sua rede, é a instalação de CADA cliente (Não de 70% dos clientes. Tem que ter 100% das instalações perfeitas).
    @rubem certo em qual cenário eu vou sabe fazer calculo da potência que vou usa vou lembrando que vc recomenda la em cima 16~18 vou atende clientes so ate 2.5km

  6. #180

    Padrão Re: Ajuste de MCS do MikroTik RouterOS

    @rubem nos clientes qual potência que vou deixar em cada CPE funciona assim quanto mas perto for o cliente a potência da CPE dele e mas baixa e quanto mas longe for o cliente a potência da CPE dele e mas auta outra coisa para mim deixa tudo em um sinal mas o menos o clientes posso tenta deixa assim -50dbm -55dbm - 60dbm - 65dbm porque le um comentário um colega falando ser eu deixa ex -40dbm - 67dbm uma CPE fica gritando muito no AP seria isso?

    ” Outra coisa vou vende planos de 2~10MB gostaria sabe qual MCS vou usa no rádio e qual MCS usa na CPE do cliente”

    Att
    Abraço

    Desculpa ser falei uma coisa ai errada mas afinal tamos aqui pra aprender
    Última edição por joaopaulodelfinomc; 26-05-2018 às 11:39.