Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 3KM - Zona Rural

    Pessoal, faz 2 anos que criei este tópico:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=183879&page=1

    porém somente agora iniciei de fato o projeto. Comprei 2 SXT's Lite5 usadas para fazer um teste de visada.

    Com uma SXT amarrada na estrutura metálica de uma casa e outra no topo do morro a 3km na ponta de um bambu de 2.2 metros eu consegui um sinal de -65db. Acredito que fazendo ajustes finos de pra chegar em -60db facilmente. A zona de fresnel está meio poluída por edificações no ponto de origem da transmissão e eu fiz o teste sem sequer ter visada (porém, se eu levantasse a antena mais uns 2 metros eu teria visada, mas não tive como o fazer em meus testes):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2018-05-02 10_02_45-Goianá - Google Maps.png
Visualizações:	181
Tamanho: 	1,63 MB
ID:      	68457

    Segue esquema detalhado mostrando apenas como pretendo fazer para transmitir o sinal da torre até na minha casa (é um pouco mais complexo porque tem muitas árvores, daí o link terá de ser por cabo em alguns pontos):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2018-05-02 10_06_37-Goianá - Google Maps_deta.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	559,5 KB
ID:      	68458

    Perguntas:
    -60db é um sinal bom para quem pretende passar apenas 10mb de internet?

    Nos testes usei 2 SXT's Lite5, porém elas têm licença lv3. Existe alguma configuração que me permite repetir o sinal de outra SXT (em modo station) usando licença lv3?

    Caso eu seja obrigado a comprar a licença lv4, é viável comprar um equipamento já com ela ou posso comprar mais 2 SXT's Lite5 e comprar a licença a parte?

    Caso eu tenha que comprar outro equipamento diferente da SXT Lite5 para fazer a repetição, qual equipamento me indicam?

    Passar o sinal por 80 metros de cabo é uma má ideia? Seria um problema para o POE?



    Abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Perguntas:
    -60db é um sinal bom para quem pretende passar apenas 10mb de internet?
    R: Até com -65 você consegue os 10mb, mais como você disse anteriormente se a zona fresnel esta obstruída, não há como garantir que terá um enlace bom.

    Nos testes usei 2 SXT's Lite5, porém elas têm licença lv3. Existe alguma configuração que me permite repetir o sinal de outra SXT (em modo station) usando licença lv3?
    R:Se tem, eu pelo menos não sei, mas se você coloca em station, você vai ser o repetidor e não repetir recebendo de outra.

    Caso eu seja obrigado a comprar a licença lv4, é viável comprar um equipamento já com ela ou posso comprar mais 2 SXT's Lite5 e comprar a licença a parte?
    R: Consulte no site routeboard.com e depois no site da mikrotik e faça as comparações, se não me engano até a última vez que olhei a licença level 4 tava em torno de 40 a 45 dólar, isso dar quase 200 reais, ai você soma com mais o valor da SXT acho melhor comprar logo o equipamento com a licença em questão.

    Caso eu tenha que comprar outro equipamento diferente da SXT Lite5 para fazer a repetição, qual equipamento me indicam?
    R: Isso você tem que analisar qual cenário você usa e quanto de banda precisa.

    Passar o sinal por 80 metros de cabo é uma má ideia? Seria um problema para o POE?
    R: Não, não é má ideia, eu uso em minhas torres cabo acima de 80 metros e o POE funciona normal.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Perguntas:
    -60db é um sinal bom para quem pretende passar apenas 10mb de internet?
    R: Até com -65 você consegue os 10mb, mais como você disse anteriormente se a zona fresnel esta obstruída, não há como garantir que terá um enlace bom.

    Nos testes usei 2 SXT's Lite5, porém elas têm licença lv3. Existe alguma configuração que me permite repetir o sinal de outra SXT (em modo station) usando licença lv3?
    R:Se tem, eu pelo menos não sei, mas se você coloca em station, você vai ser o repetidor e não repetir recebendo de outra.

    Caso eu seja obrigado a comprar a licença lv4, é viável comprar um equipamento já com ela ou posso comprar mais 2 SXT's Lite5 e comprar a licença a parte?
    R: Consulte no site routeboard.com e depois no site da mikrotik e faça as comparações, se não me engano até a última vez que olhei a licença level 4 tava em torno de 40 a 45 dólar, isso dar quase 200 reais, ai você soma com mais o valor da SXT acho melhor comprar logo o equipamento com a licença em questão.

    Caso eu tenha que comprar outro equipamento diferente da SXT Lite5 para fazer a repetição, qual equipamento me indicam?
    R: Isso você tem que analisar qual cenário você usa e quanto de banda precisa.

    Passar o sinal por 80 metros de cabo é uma má ideia? Seria um problema para o POE?
    R: Não, não é má ideia, eu uso em minhas torres cabo acima de 80 metros e o POE funciona normal.
    A zona de fresnel tem alguns ruídos, mas existe a visada. A distância é pouca também, 2km. Da pra fazer a repetição com a licença lv3 sim, mas com apenas um cliente. Qualquer coisa compro a licença depois.

    Bom, o equipamento pode ser o mais simples possível para ambiente externo e frequência de 5.8ghz. Algo no nível da SXT mesmo, só que com licença lv4.

    Obrigado por sua opinião.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Uma pergunta idiota mas que não obtive respostas até agora. Vou interligar duas antenas que recebem alimentação POE pelo mesmo cabo de rede.
    Como energizar as duas pontas do cabo de rede?

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post
    Uma pergunta idiota mas que não obtive respostas até agora. Vou interligar duas antenas que recebem alimentação POE pelo mesmo cabo de rede.
    Como energizar as duas pontas do cabo de rede?
    Simplesmente emenda os fios 4 e 5 dos 2 cabos, e 7 e 8. Se usar pinagem padrão (http://pinouts.ru/visual/ethernet_10_100_1000.jpg), emenda os pares azuis nos 2 cabos, e os pares marrons nos 2.

    Positivo vai no par azul (Pode até unir os 2), e o negativo vai no par marrom (Também pode unir os 2).

    Ou seja, vai ter 4 fios azuis unidos, e 4 fios marrons unidos do lado (Isola azuis e marrons). Os outros pares crimpa normalmente nos pinos 1, 2, 3 e 4, cada cabo separado.

    Isso é pra SXT Lite5, que tem porta 100Mbps. Pra gigabit não pode fazer isso não, se trocar um dia, vai ter que botar injetor POE gigabit separado pra cada SXT.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Bom, chegou a parafernália toda.

    4 sxt's lite 5 usadas com injetores PoE, 150 metros de cabo de rede, alicate de crimpar, testador, etc.

    Vou começar a fazer as instalações no próximo fim de semana. Hoje o pessoal do provedor vai na casa do meu tio instalar a internet que pretendo repetir.

    Dúvidas: A repetição terá apenas um cliente (station) conectado por vez, ou seja, posso operar em bridge simples, o que me permite continuar utilizando a licença que vem na SXT (nível 3). Utilizar a repetição em modo bridge facilitaria de alguma forma ao provedor saber que estou repetindo o sinal? Tenho embasamento legal para fazer isso devido à falhas no contrato SCM deles, mas quero evitar problemas. Operar em modo AP Bridge ajudaria a dificultar que eles saibam disso?

    Rubem, vi que tu entende do assunto. Existe algum injetor PoE que coloque energia nas duas pontas do cabo? Os meus energizam apenas um lado, pois o outro em tese seria ligado ao pc. Mas no meu caso as duas pontas do cabo estarão uma em cada SXT e as duas precisam de energia. Existe algum injetor que faça isso ou somente descascando os fios e fazendo na mão mesmo? Tenho muito medo de queimar elas.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Sobre usar em bridge, se a autenticação pppoe é feita na CPE conectada no provedor, ele não tem como saber por onde os pacotes passam, pra ele a CPE que autentica é a fonte dos pacotes, o caminho anterior não importa. E se a bridge está conectada na torre do provedor e a autenticação via PPPOE é feita na última CPE, depois de passar pela repetição, o MAC adress no concentrador pppoe será o dessa CPE que faz a autenticação, ou seja, ele também não saberá que há uma repetição no meio do caminho (Já que bridge com WDS ativo repassa o mac adress inteiro). Provedor não fica olhando cabeçalho de pacote de cliente, só vão desconfiar disso hora que analisarem espectro e ver um SSID com seu nome, aí vão descobrir que você tem um PTP 5GHz (Então use nomes genéricos, não o seu nome no PTP).

    Sobre injetor POE pras 2 pontas, nunca vi, mas é fácil adaptar, é só soldar um fio dos pinos 4 e 5 de um jack RJ45 pros pinos 4 e 5 do outro, e fazer o mesmo dos pinos 7 e 8 entre os 2 jacks (São 2 fios, une 4 e 5, e une 7 e 8). Transforma qualquer injetor poe comum em um poe duplo com 2 fios de 2cm e soldador de R$ 4,99. Descascar fio e emendar não exige soldador, é só ter alicate, descascar e emendar, é mais seguro pra quem não tem experiência com solda, é só emendar direito e isolar com muita fita isolante, fica feio mas fica seguro.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre usar em bridge, se a autenticação pppoe é feita na CPE conectada no provedor, ele não tem como saber por onde os pacotes passam, pra ele a CPE que autentica é a fonte dos pacotes, o caminho anterior não importa. E se a bridge está conectada na torre do provedor e a autenticação via PPPOE é feita na última CPE, depois de passar pela repetição, o MAC adress no concentrador pppoe será o dessa CPE que faz a autenticação, ou seja, ele também não saberá que há uma repetição no meio do caminho (Já que bridge com WDS ativo repassa o mac adress inteiro). Provedor não fica olhando cabeçalho de pacote de cliente, só vão desconfiar disso hora que analisarem espectro e ver um SSID com seu nome, aí vão descobrir que você tem um PTP 5GHz (Então use nomes genéricos, não o seu nome no PTP).

    Sobre injetor POE pras 2 pontas, nunca vi, mas é fácil adaptar, é só soldar um fio dos pinos 4 e 5 de um jack RJ45 pros pinos 4 e 5 do outro, e fazer o mesmo dos pinos 7 e 8 entre os 2 jacks (São 2 fios, une 4 e 5, e une 7 e 8). Transforma qualquer injetor poe comum em um poe duplo com 2 fios de 2cm e soldador de R$ 4,99. Descascar fio e emendar não exige soldador, é só ter alicate, descascar e emendar, é mais seguro pra quem não tem experiência com solda, é só emendar direito e isolar com muita fita isolante, fica feio mas fica seguro.
    Confesso que a vontade de nomear o SSID com "R$200 por MB? Chupa!" é mt grande, mas vou me conter hahaha.
    Tenho as manhas de eletrônica, na verdade sou bem curioso, acho que não vou ter problemas com essa parte da "eletrônica" rsrs. Muito obrigado, espero estar online já esse fim de semana. Só nenhum boi derrubar minha station que irá ficar inicialmente na ponta de um cano de ferro no meio do pasto....

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Vc pode fazer um ponto a ponto com sxt lv3 sem
    Problema algum

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Se precisar de ajuda
    Pode chamar aí no what’s
    28 99995 3635

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por fernandopiassu Ver Post
    Se precisar de ajuda
    Pode chamar aí no what’s
    28 99995 3635
    Caraca mano, obrigado pela moral. Espero não precisar, mas vou salvar aqui. Da que eu tenho alguma dúvida tensa enquanto estiver lá no meio do mato né?
    A proposito, vocês configuram elas antes de levar pra torre né? Porque depois se não der certo a comunicação e tiver que mudar algo, ferrou....

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Configuro na bancada, e no MENOR data rate possível. Quanto MENOR o data rate (MCS8, de 13Mbps), menor o sinal mínimo necessário pra conectar. Deixo o rádio em modo AP com SSID visível, aponto na cidade na base do mapa via satélite, usando algum prédio alto como referência ("2 graus pra esquerda daquela torre alta ali no centro"), e na fazenda boto o rádio em modo cliente, lá no mato é mais difícil ter ponto de referência preciso pra apontar direito pra cidade por isso deixo o AP na cidade. Se tem visada limpa, sempre conecta de primeira, já que já foi configurado na bancada.

    DEPOIS eu vou acessando remotamente e subindo o data rate conforme o nível de sinal existente (Veja a tabela de sensibilidade do rádio no datasheet, use sinal mínimo como uns 20dBm acima da sensibilidade). Depois de achado o data rate que tem maior throughput, eu diminuo 1 data rate (Pra garantir estabilidade quando chove), e aí sim mudo pra SSID oculto (Que é mais difícil escanear quando o sinal está baixo).

  13. #13

    Padrão

    Pessoal, deu tudo certo. Configurei o os ap's em modo bridge e as clientes em station bridge.
    Como nenhuma delas está de fato como AP, isso quer dizer que elas não tem gateway próprio e apenas replicar o gateway original né?
    Apesar de estar chegando o link todinho (os 10mb), notei alguma instabilidade nos testes.
    Uma das estações clientes não ficou no lugar inicialmente planejado (por falta de tempo) e está com o nível de sinal baixo. Talvez a culpa seja dela.
    Mas vejamos os resultados. Abaixo fiz um ping para 192.168.50.1, que é meu gateway.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	112
Tamanho: 	146,4 KB
ID:      	68554

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post
    Pessoal, deu tudo certo. Configurei o os ap's em modo bridge e as clientes em station bridge.
    Como nenhuma delas está de fato como AP, isso quer dizer que elas não tem gateway próprio e apenas replicar o gateway original né?
    Apesar de estar chegando o link todinho (os 10mb), notei alguma instabilidade nos testes.
    Uma das estações clientes não ficou no lugar inicialmente planejado (por falta de tempo) e está com o nível de sinal baixo. Talvez a culpa seja dela.
    Mas vejamos os resultados. Abaixo fiz um ping para 192.168.50.1, que é meu gateway.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	112
Tamanho: 	146,4 KB
ID:      	68554
    Faça um ping contínuo em cada um dos rádios envolvidos (você deve ter atribuído um IP de acesso a cada um deles), daí vai dar pra descobrir onde é o problema. Aumente o tamanho do pacote para análise

    exemplo:

    ping xxx.xxx.xxx.xxx -t -l 1000

    onde xxx.xxx.xxx.xxx é o IP do equipamento

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    RURAL??? mete duas antenas 2.4 mas configurações pais JAPÃO, coloca canal 14 e já era, deixa em b/g

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    RURAL??? mete duas antenas 2.4 mas configurações pais JAPÃO, coloca canal 14 e já ega, deixa em b/g
    Melhor 2.4 que 5.8? Comecei o tópico justamente pensando em 2.4, mas me convenceram... to com 4 sxt's lite operando em 5.8

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    se for rural, 2.4 e infinita mente melhor, devido a que uma arvore não e tão problemática na obstrução que 5.8. tenho varios repetidores rural, groove 2.4 com nv2 e nos clientes br 911 2.4 tudo com nv2, atende clientes bem distante mas de 20 km... com planos ate 4 mb..

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Faça um ping contínuo em cada um dos rádios envolvidos (você deve ter atribuído um IP de acesso a cada um deles), daí vai dar pra descobrir onde é o problema. Aumente o tamanho do pacote para análise

    exemplo:

    ping xxx.xxx.xxx.xxx -t -l 1000

    onde xxx.xxx.xxx.xxx é o IP do equipamento
    Mas como eu estou em bridge (e não em ap bridge) todos estão sob o mesmo ip, não? Como se fossem um único equipamento cliente.
    Olha meu tracert.. 192.168.0.1 é meu roteador, daí já vai direto pra 192.168.50.1 que é a torre do provedor. Meus 4 sxt's que estão no meio deste caminho não aparecem no trace route. Acho que é porque estão todos em bridge e station bridge.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rota.png
Visualizações:	101
Tamanho: 	25,1 KB
ID:      	68559

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    se for rural, 2.4 e infinita mente melhor, devido a que uma arvore não e tão problemática na obstrução que 5.8. tenho varios repetidores rural, groove 2.4 com nv2 e nos clientes br 911 2.4 tudo com nv2, atende clientes bem distante mas de 20 km... com planos ate 4 mb..
    De certa forma entrei no fórum pensando isso. Por mais que não conheça nada de redes, qualquer um que estudou física sabe que baixa frequência tem mais capacidade de cruzar obstáculos. Porém logo que postei minha ideia já fui desencorajado: https://under-linux.org/showthread.php?t=183879&page=1
    Por ser rural tem menos interferência e daí daria pra usar 2.4 numa boa, foi a primeira coisa que escrevi lá.

    Outra questão também é que apesar de ter maior dificuldade para superar obstáculos, 5.8 precisa de menos sinal para passar minha banda de 10mb que 2.4 precisaria...

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post
    Mas como eu estou em bridge (e não em ap bridge) todos estão sob o mesmo ip, não? Como se fossem um único equipamento cliente.
    Olha meu tracert.. 192.168.0.1 é meu roteador, daí já vai direto pra 192.168.50.1 que é a torre do provedor. Meus 4 sxt's que estão no meio deste caminho não aparecem no trace route. Acho que é porque estão todos em bridge e station bridge.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rota.png
Visualizações:	101
Tamanho: 	25,1 KB
ID:      	68559
    E não vão aparecer mesmo. Mas mesmo em bridge elas tem um IP, que você pode fixar no seu PC ou roteador interno para que você possa acessá-los.

    Você está autenticando no teu provedor desse roteador ou na ponta desse PTP aí?