Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

Caro @fhayashi,

Li a documentação que passou com bastante calma e encontrei apenas configurações de VLan usando Bridge. Poderia apontar onde localizou a configuração nas funções Switch?

Saudações.

Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Aí tem duas opções. Cria a VLAN normal e faz a bridge...
    Não é assim não! Assim vai ferrar a cpu do equipamento!

Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Após a versão de RouterOS 6.41 ela retirou o "MasterPort" e indica trabalharmos com Bridge. Aí vem a pergunta (rs): Para trabalharmos com VLans com RouterOS acima da 6.41, como fazer se não tem mais "MasterPort"?
    Na verdade, não mudou absolutamente nada, você apenas vai adicionar as interfaces na bridge, lembrar de ativar o hw offload nas interfaces que estão na bridge, e nas configurações de swicth configura igual fazia quando era master port. Tenho muito CRS assim, fazendo inclusive Q-in-Q!

@godoy

opa, foi mal. Mandei o link errado mesmo.

https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manua...eries_switches

Pessoal ... lendo outra documentação encontrei e confirma o que o @andrecarlim falou (parabéns .. matou a pau)

Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Não é assim não! Assim vai ferrar a cpu do equipamento!
    Na verdade, não mudou absolutamente nada, você apenas vai adicionar as interfaces na bridge, lembrar de ativar o hw offload nas interfaces que estão na bridge, e nas configurações de swicth configura igual fazia quando era master port. Tenho muito CRS assim, fazendo inclusive Q-in-Q!
    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manua...eries_switches

Trecho traduzido diz:

" ... De agora em diante, as BRIDGES tratarão de todos os encaminhamentos do Layer2 e o uso do chip do switch ( hw-offload ) será hw-offload automaticamente se as condições apropriadas forem atendidas. O restante dos recursos do RouterOS Switch permanece inalterado nos menus habituais. ..."

Acredito que a reposta ao tópico ficou bem clara: a única mudança é que ao invés de apontar todas as interfaces para uma "MasterPort" deve-se criar uma Bridge com todas as Interfaces Físicas. As configurações de VLan permanecem no menu lateral "Switch". Dessa maneira todo encaminhamento utilizará a aceleração da Bridge por Hardware (hw-offload).

Caro @andrecarlim , queria esclarecer uma curiosidade:

Técnicamente já entendi Q-in-Q e como faze-lo. Na pratica, qual seria a usabilidade de marcar duas Tags de VLans no mesmo pacote?

Saudações

Então Q-in-Q é comumente usado quando é necessário transportar dados de alguma rede que já tenha suas VLANs estabelecidas para outro ponto, assim você não precisa mudar nada nas pontas (extremidades) apenas "transporta". É útil nos dias de hoje pra quem vende transporte entre matriz e filial e não quer utilizar MPLS (pseudo-wire).

Referente a Crs317-1g-16s+ tivemos os seguintes problemas enquanto rodando RouterOS:

1° - Travamento de porta ao colocar módulo SFP+ com ela ligada.
    Solução: Reiniciar volta funcionar normlamente

2° - Falha de Software onde ao acessa-la (Winbox ou SSH) não apresentava nenhuma interface.
    Solução: Reiniciar volta funcionar normlamente

3° (mais grave) - Corrompimento BootLoader ao tentar atualizar, no meu caso testado de 6.40.5 e 6.40.6 para qualquer outra acima de 6.41 para poder tratar VLan, pois nas versões abaixo da 6.41 para CRS317 não é possível tratar VLan. O Corrompimento do BootLoader não permite mais inicializar o RouterOS mesmo após reinstalação por NetInstall.
    Obs.: Testei com 4 CRS317 e em contato com o suporte da Mikrotik e sua palavra final foi: devolva o equipamento para o fornecedor.
    Solução: Para atualizar ou fazer o RouterOS voltar funcionar após atulaização - Nenhuma
    Solução da Solução (rs): Utilizar o SwitchOS (na minha opnião melhor de trabalhar com Switch do que o RouterOS) mas perde em gerencia (Acesso apenas pela Web, SNMP não gera gráfico corretamente e outros), mas no quesito estabilidade me surpreendeu.

Após essas batalhas travadas fiquei com utilizar apenas o SwitchOS ... até agora acabou minhas dores de cabeça.

Saudações