+ Responder ao Tópico



  1. #13

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Vai demorar um tempão pra parar agora tipo uns 2meses ae depois começa a paradeiro de 15 em 15 dias e essa torre é longe pra porra...

  2. #14

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Citação Postado originalmente por huntersjp Ver Post
    Vai demorar um tempão pra parar agora tipo uns 2meses ae depois começa a paradeiro de 15 em 15 dias e essa torre é longe pra porra...
    Porque não faz um esquema de carga solar, mas ao invés de painel coloca uma fonte chaveada na entrada? Eu utilizo alguns assim e não tenho muito problema! O amigo @rubem tem uns posts no fórum que explica bem certinho como fazer!



  3. #15

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Controlador pwmzao mesmo?

  4. #16

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Pra uma bateria de 75A ou pouco mais eu usaria essa primeira da lista www.vaconversores.com.br/produtos eu uso algumas desse fabricante porem de menor potencia, depois que coloquei esse modelo https://produto.mercadolivre.com.br/...tente-334w-_JM com 2 baterias de 60A não desliguei mais os equipamentos, la falta energia a cada chuva e leva ate 24h pra retornar, hj esta com 104 dias de uptime, so não esta mais pq tive que trocar o cabo pp por um mais grosso.



  5. #17

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Eu também gosto muito dos produtos da VA por isso, colocam corrente decente pra carregar as baterias, 6A nos nobresks DC, nada de toscos 0,7A.

    Nobreak DC faz a flutuação lá por 13,2 a 13,5V, isso sozinho já garante vida mais longa pra bateria, mas o negócio é ter corrente mais alta pra vencer a resistência interna e a bateria ser carregada direito, basicamente a área de contado de uma placa metálica numa bateria é de digamos 30cm³, se usar corrente baixa demais a reação catódica da placa com o líquido vai ocorrer só em uma parte da placa. Ideal seria dar uma sobrecarga de 14,5V a cada 2 ou 3 meses, mas a flutuação JAMAIS poderia ser em tensão tão alta (Pro calor do Brasil nem 13,8V é muito bom!). Só que se for pra escolher, eu sugiro escolher flutuação sem sobrecarga (Boost mensal) do que flutuação em tensão alta.

    Já que tem a fonte, @huntersjp, ajusta pra saída em 13,2V, e vai lá a cada 2 meses, ajusta pra 14,4V, e deixa uns 20 minutos nessa tensão, dar um boost charge pra equalizar as células, só 20 minutos mesmo, e então volta a fonte pra 13,2V (Imagino que ela tenha um botão de ajuste de tensão, acho que todas da Usina tem).

    Ideal pra bateria de 90Ah seria carregador de 9Ah ou pouco mais, um nobreak de 6A não é tão ruim, mas como não é fácil achar nobreak DC de 9A ou pouco mais (9 a 18A tá ótimo pra bateria de 90Ah) os controladores solares PWM são uma boa sim! PWM é basicamente tensão pulsando, isso ajuda muito na limpeza das placas, é bem similar ao dessulfatador pra recuperar bateria (Essas suas com problemas podia tomar uma carga lenta, descarregar, e outra carga lenta, pra ver se não retornam à capacidade antiga, mas tem que ser carga lenta de 15-16h, nada de meter essa fonte de alta corrente! Se for bateria de 115Ah, tem que ser carregador de uns 8-10A), por incrível que parece o produto mais lixinho no mercado (Controlador solar PWM 10A de R$ 50) tem uma bela vantagem em questão de manter vida útil de bateria! Bateria na verdade não é tão fresca, antes da eletrônica moderna, dos anos 80 pra trás não existiam circuitos muito inteligentes (Nem existiam muitos CI's antes de 1970) e as pessoas tinham baterias igual hoje, todo carro tinha bateria, toda torre de telecom os tinha (É dessa época o nome "retificador" que os noobs ainda usam pros nobreaks DC 48V, naquela época eram só retificadores mesmo, hoje são fontes chaveadas, nada a ver com o produto de 1970), na época se fazia manutenção nas baterias dando carga pulsada, basicamente um diodo apenas depois de uma fonte AC, aí a tensão fica com uma onda semi-senoidal de 60Hz mas polarizada, dá uma limpada nas placas, ideal mesmo era usar tiristor pra conseguir uma onda dente-de-serra, aí sim era placa 100% limpa. Hoje isso ainda serviria em qualquer bateria estacionária pra telecom, mas isso é manutenção mensal e bimensal, a flutuação em si não precisa nada de mais, é só ter corrente alta o suficiente (10% da capacidade da bateria, 9A pra bateria de 90Ah) mas controlar a tensão, 13,2V. Ou então usar carga via PWM, que dá uma limpada nas placas, e exige essa sobretensão de equalização (14,4V por 20 minutos) só a cada 3 meses.

  6. #18

    Padrão Re: Problema para carregar bateria!!!

    Entendo... vou passar a usar essas da VA