+ Responder ao Tópico

Padrão Re: os cdns deveriam ser gratuitos ?

A esqueci de falar que ter um ASN é um requisito básico para isso né...

tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Posts de Blog
    1

amigo boa tarde .

mas conexão com ix.br vou descordar que e facil ,ate para quem e de sp dependendo daonde se esta e dificil e muito caro .
    logico que não e facil.

mas este negocio que todo mundo não entende de bgp e vai sair por ai fazendo loucuras acho retogrado,tem muito dono de provedor serio e que tem funcionarios muito bem instruidos .

não sou dono da verdade mas ate agora so vejo ,ahhh isso num da .num vai dar certo

nao seria questão tambem de aumentar muito a banda e sim de dar qualidade real para o usuario final.

e logico o provedor tambem seria beneficiado por isto .

fico preocupado com o futuro o 4k ja esta ai e dentro de no maximo 3 anos ja estaremos 100% tendo que entregar no minimo 40 mb por cliente e 100 mb ja vai ser o trafego normal de uma casa .

viver da atual internet e links e ate loucura .

Ingresso
    May 2010
    Posts de Blog
    1

sim logico ,asn seria requisito minimo ,e ainda provas que a pessoa que iria cuidar do roteamento teria que provar que entende do assunto ,nao e uma coisa para o gatonet da esquina .tem regras.

Mas @naldo864, não estou aqui para "brigar" muito menos eu falei que "todo mundo não entende de bgp e vai sair por ai fazendo loucuras", eu sou a ultima pessoa que vai falar isso, na verdade, eu acredito que sempre tem alguém mais inteligente que eu! E todo dia vemos provas disso.

Eu compartilho do mesmo ponto que você, queria que a experiência de uso sempre fosse a melhor! Todavia a gente tem que ser coerente com nossas "petições" e "reclamações". O que eu vejo como o maior problema que nos "ronda" sempre, é a cultura que reina no nosso país, aquela que diz que temos "que tirar vantagem em tudo" e que "temos que inventar modos de tirar vantagem" caso as oportunidades de "tirar vantagem" não apareçam "naturalmente"...

Por isso que eu digo, se todos os "companheiros" (haha, tinha que tirar uma onda!) se conscientizarem que, humanamente (entre seres humanos...), não existe nada gratuito, com certeza já seria um avanço tremendo, e olha que nem estou falando a caráter técnico e sim cognitivo!

Ingresso
    May 2010
    Posts de Blog
    1

nao se preocupe ,nao achei que voce estava brigando voce mostrou sua opinião e respeito isto.

so que no modelo que esta hoje acho injusto e eu gostaria mesmo que as coisas melhorassem .e logico que e so uma ideia e uma discussão em forum .
    disto para virar realidade so se houve se uma movimentação na comunidade em geral .

Acho muito complicado comercializarem as CDNs para provedores menores, a quantidade de servidores dispararia. Como não é parte do business deles, teriam que iniciar uma nova área para esse atendimento, uma vez que é um serviço pago, teriam SLAs a serem cumpridos conosco.

A questão de banda é um fator de atratividade para os conteúdos. Quanto maior o tráfego, maiores as chances de melhorar a experiência para um público maior, isso vale o investimento deles. Veja que quando falo investimento, não estou me referindo aos servidores, afinal, essa é a parte pequena da conta, mas de toda uma infraestrutura e manutenção da mesma.

Mesmo que oferecessem as CDNs como pagas, provavelmente, o custo seria maior que simplesmente aumentar a banda do link, afinal, teríamos de pagar o suporte à mesma (não esquecer que precisará aumentar o link também para alimentar as CDNs).

No fringir dos ovos, creio que a métrica de consumo de banda um ótimo parâmetro para ambos os lados.