+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Boa tarde pessoal, estou analisando a viabilidade disso e se possível queria contar com a ajuda de vocês já entendidos do assunto.

    Esse enlace seria pra colocar internet na residencia da família que fica em um ponto remoto, porém estamos em conjunto (irmãos, pai, etc) construindo um local bacana pra morarmos, porém um dos impedimentos pra eu ir morar é a internet (a bendita) porque la fica a 11km em linha reta da cidade grande mais próxima, cidade essa que eu moro hoje e possuo internet da net, vivo, tem disponibilidade da oi, etc...

    Hoje eu possuo 240/20 Net e 50/5 Vivo/GVT, eu queria passar pelo menos um desses links pra lá, seria algo apenas pra residencia citada, algo totalmente exclusivo, sem qualquer redistribuição, etc...

    Há alguma implicação legal pra isso? preciso de algum tipo de autorização da Anatel, pagar alguma taxa, como funciona?

    e falando de equipamentos e possibilidades, o que eu precisaria pra fazer isso chegar lá com uma qualidade aceitável? (não to tendo nem via cabo aqui com a net e to querendo isso), agradeço por hora quem puder e se disponibilizar em ajudar e desejo um feliz ano novo a todos.

    Segue uma imagenzinha do site da Ubiquit do AirLink deles, não sei de que forma ajudaria, mas eu tive uma base/noção pequena por aqui.

    http://prntscr.com/m0aa4k

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_1.png
Visualizações:	126
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	69284
    Última edição por hnkerd; 27-12-2018 às 16:47. Razão: Adição de imagem

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por hnkerd Ver Post
    Boa tarde pessoal, estou analisando a viabilidade disso e se possível queria contar com a ajuda de vocês já entendidos do assunto.

    Esse enlace seria pra colocar internet na residencia da família que fica em um ponto remoto, porém estamos em conjunto (irmãos, pai, etc) construindo um local bacana pra morarmos, porém um dos impedimentos pra eu ir morar é a internet (a bendita) porque la fica a 11km em linha reta da cidade grande mais próxima, cidade essa que eu moro hoje e possuo internet da net, vivo, tem disponibilidade da oi, etc...

    Hoje eu possuo 240/20 Net e 50/5 Vivo/GVT, eu queria passar pelo menos um desses links pra lá, seria algo apenas pra residencia citada, algo totalmente exclusivo, sem qualquer redistribuição, etc...

    Há alguma implicação legal pra isso? preciso de algum tipo de autorização da Anatel, pagar alguma taxa, como funciona?

    e falando de equipamentos e possibilidades, o que eu precisaria pra fazer isso chegar lá com uma qualidade aceitável? (não to tendo nem via cabo aqui com a net e to querendo isso), agradeço por hora quem puder e se disponibilizar em ajudar e desejo um feliz ano novo a todos.

    Segue uma imagenzinha do site da Ubiquit do AirLink deles, não sei de que forma ajudaria, mas eu tive uma base/noção pequena por aqui.

    http://prntscr.com/m0aa4k

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_1.png
Visualizações:	126
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	69284
    2x Powerbeam M5 400 em PTP com visada plena

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    2x Powerbeam M5 400 em PTP com visada plena
    Qual o rádio pra essas antenas? desculpa a pergunta, sou iniciante no assunto...pra ti ter uma ideia eu tava olhando um equipamento que custa R$ 10 mil pra iniciar (e não, eu não tenho intenção nem dinheiro pra isso tudo) AirFiber 5

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por hnkerd Ver Post
    Qual o rádio pra essas antenas? desculpa a pergunta, sou iniciante no assunto...pra ti ter uma ideia eu tava olhando um equipamento que custa R$ 10 mil pra iniciar (e não, eu não tenho intenção nem dinheiro pra isso tudo) AirFiber 5
    Powerbeam M5 400 já é o rádio, normalmente já vem com o disco,
    Se quiser um pouco mais de garantia pegue a Powerbeam AC,
    Lembrando que você tem que ter visada limpa.

    AirFiber é para outro propósito.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por hnkerd Ver Post
    Qual o rádio pra essas antenas? desculpa a pergunta, sou iniciante no assunto...pra ti ter uma ideia eu tava olhando um equipamento que custa R$ 10 mil pra iniciar (e não, eu não tenho intenção nem dinheiro pra isso tudo) AirFiber 5
    Airfiber é pra enlace na casa dos GB. Utilizado para backbone e troncos de transmissão.

    Powerbeam é um produto pronto: Antena + Rádio. A versão M5 400 permite enlaces de até 20Km (com visada plena) e taxas de transferência de até 300mbps.

    Mas atente ao seu projeto: A visada tem que ser PLENA! Desobstruída de qualquer obstáculo (arvores, telhados, morros, vegetação), ou seja, para o sucesso há a necessidade de literalmente "enxergar" um local de instalação da antena a partir do outro.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Powerbeam não passa isto nunca.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Vc precisa de link com estabilidade, robustez, tem que ter um radio, que ti da capacidade das oscilações climáticas, a exemplo um dia de chuva torrencial, o que irá abaixar e muito seu link, degrado a qualidade, gerando perdas e atraso de pacotes; pra evitar isto você pode montar com par de rock gen2 com antenas algcom blindadas, de 29. Você terá PTP robusto e bem mais barato que air fiber, se precisar fazer migração, pode colocar radio airfiber X. E onde você tem link, vc pode colocar loadbalance e passa tudo pra outro lado.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Vou postar aqui alguns testes que consegui fazer com o AirPlanner + Google Earth com base em um tutorial que eu vi + o link do airLINK da ubiquiti

    https://link.ubnt.com/#ap.device.ant...&version=1.0.3

    http://prntscr.com/m38n3p

    http://prntscr.com/m38nn6

    Com base nessas informações acima, qual a recomendação mais próxima pra ter um link decente por um preço razoável?

    Será um link doméstico, apenas porque no ponto da esquerda fica totalmente isolado e sem contato direto com qualquer operadora, seja ela via rádio ou cabo, é 100% por necessidade, mas se fosse possível fazer algo passando o link que possuo da NET na cidade de 240/20MB ficaria satisfeito.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    pode usar par de cambiam 300.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Pegando carona no tópico do colega. Vou fazer um link de 34km e quero passar 100megas na melhor qualidade possível. Ja tenho aqui um par de rb912 com antena de 30. Antigamente eu usava esse conjunto em apenas 15km mas agora quero usar em 34km, nao estou com orçamento para comprar equipamentos novos no momento. O que vcs acham desse ptp? Será que vai atender o meu proposito de 100megas?

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Pegando carona no tópico do colega. Vou fazer um link de 34km e quero passar 100megas na melhor qualidade possível. Ja tenho aqui um par de rb912 com antena de 30. Antigamente eu usava esse conjunto em apenas 15km mas agora quero usar em 34km, nao estou com orçamento para comprar equipamentos novos no momento. O que vcs acham desse ptp? Será que vai atender o meu proposito de 100megas?
    uai testa se vc ja tem ele

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Se já tem os equipamentos, realiza a montagem e tenta passar, até poder comprar enlace de melhor qualidade.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Se já tem os equipamentos, realiza a montagem e tenta passar, até poder comprar enlace de melhor qualidade.
    Vou montar hoje. Falo como ficou

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Vou montar hoje. Falo como ficou
    Ola. Hoje fiz o link. Ficou muito bom. Passa 93 mb ccq 99 % a cima. Estou satisfeito

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Ola. Hoje fiz o link. Ficou muito bom. Passa 93 mb ccq 99 % a cima. Estou satisfeito
    MUITO bom. Quando tiver demanda de passar mais banda, so trocar o radio.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por edvandonet Ver Post
    Ola. Hoje fiz o link. Ficou muito bom. Passa 93 mb ccq 99 % a cima. Estou satisfeito
    Se um dia quiser passar mais banda abre a rb la deve ter uma entrada para cartão mini pci-e vc pode comprar um cartão mikrotik ac 2 pig tail mmcx-sma colocar nela e ai seu radio vira ac https://mikrotik.com/product/R11e-5HacD

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Se um dia quiser passar mais banda abre a rb la deve ter uma entrada para cartão mini pci-e vc pode comprar um cartão mikrotik ac 2 pig tail mmcx-sma colocar nela e ai seu radio vira ac https://mikrotik.com/product/R11e-5HacD
    Dessa eu não sabia, obrigado pela dica.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    pode usar par de cambiam 300.
    Estou seguindo as dicas do amigo, comprei um par de Cambium Force 300, só aguardar chegar e ver no que vai dar, posto resultados aqui quando tiver algo.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 11.05km, quais melhores equipamentos?

    abandonei a cambium só por um detalhe, pode ser bobo mais não gostei de não ter a função sitesurvay ate o presente firmware usado. Ate o canopy tinha para achar os color-code ,que regresso.