Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Bom dia amigos do fórum.

    Vejam se conseguem me ajudar, por gentileza...

    Trabalho em um provedor de Internet e, recentemente recebemos um pedido judicial para informar um cliente X que utilizou determinado serviço naquela data e hora exata.
    O cliente navega por NAT, então entregaram o pedido contendo nosso IP válido de saída.
    Dessa vez eu vou achar porque me passaram o endereço MAC do suposto infrator (não faço ideia como de como conseguiram o MAC).

    Existem maneiras LEGAIS de manter um banco de dados com logs ou qualquer outra forma LEGAL de rastrear clientes, caso isso ocorra novamente?

    A rede está configurada com PPPoE utilizando Mikrotik.


    Desde já, obrigado pessoal.

    Grande abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Sinto muito em te informar mas não, você não irá conseguir entregar quem é o infrator, logo o dono do provedor poderá responder pelas ações do mesmo, uma vez que o "infrator" até o momento é ele, pois o IP é dele. Se quer ter esse controle, se profissionaliza. Se não tem blocos de IPs gaste um dinheiro, e tire seu próprio AS, Se não quer gastar esse dinheiro faça uma gambiarra é implante o CGNAT. E como você vai descobrir o Mac? Fique observando no seu MK em ARP se ele aparece lá. Se for um roteador em bridge vai aparecer o Mac, Se for rodeado vai mostrar o Mac do router, torça para o MAC informado ser o Mac do cliente, "pouco provável" caso contrário recomende seu patrão a procurar um bom advogado, faça uma boa defesa para essa intimação informando que não consegue informar quem é o responsável e reze. Nesse momento torcer pela Boa fé das pessoas principalmente do Juiz será muito importante para ele.

  3. #3

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Provedor onde atuo tem as /22.Com isso não tem como entregar IP para todo cliente.
    Uns usam ips válidos e grande parte nat.
    Encima do cgnat .
    Como faria meste caso ?

  4. #4

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Também tive um probleminha parecido, fui com o advogado até a delegacia e falei que não tinha como descobrir mas que a partir da data q fui na delegacia iria pedir para configurar, me pediram um documento que foi feito as configurações, o técnico fez explicando o procedimento para descobrir o IP do responsável. Falei com o delegado que é complicado pq todos tem wi-fi e quem chega na sua casa vc passa a senha e pode ser uma pessoa q teve na sua casa que fez a coisa errada

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Aproveite o fim de semana para ficar monitorando ou buscando esse MAC. Existe um aplicativo que dá para descobrir os fabricantes( roteador, celular, PC etc), se esse MAC for de seu discador( cliente) é mais fácil, do contrário será bem complicado. Mania nossa para ajudar ou lucrar vende partilhando internet com vizinhos achando que está lucrando, com certeza é esse o cenário.
    Por LEI, todo provedor de serviços deve guardar em seu sistema tudo que o cliente navega( um mês até um ano) mas acho aconselhável guardar por 5 anos os IPs e MACs. Caso não tenha o provedor de serviços pode ser responsabilizado( civel, criminal e administrativo), multa pode ser pesada.
    Em último caso, pode bloquear esse MAC mas convém fazer isso se não tiver nenhuma alternativa, por que ele reclamará que não tem internet ou um determinado dispositivo não tem, mas não poderá jamais revelar o motivo. Se for IPTV ou SKY gato ele vai correr mais do que a velocidade da luz para desligar, sabemos que é ilegal pode ter certeza que todos vocês já estão sendo monitorados.

    Alguns anos atrás, fui voluntariamente acompanhar apreensão de equipamentos junto com PF, e ANATEL e pasmem o meu nome constava na lista como profissional na área, no outro dia tinham toda a minha ficha até do que não sabia ou nem lembrava mais; trabalhei com TELE, era responsável técnico, participando de projetos; e os agentes aparentaram ficar impressionados. Sou constantemente monitorado, percebo e anos atrás mesmo sem GPS meu chefe sabia onde eu estava seja em Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, imagina hoje em dia com todo aparato no tamanho de uma carteira ou metade de um talão de cheques.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    é bem simples só usar GCNAT com portas fixas e quando eles solicitarem o cliente eles que informem a porta de origem
    ai vc sabe qual ip do cgnat estava sendo usado

  7. #7

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Pra quem tá pensando em se tornar um AS, se apressem, pois está em esgotamento. E aqueles que vivem na beira da gambiarra e não sabem escrever, fiquem espertos, pessoal do Registro.BR estão bem exigentes.

  8. #8

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    existe um servidor de log, se nao me engano. Ele registra o ip privado do cliente. Vc terá quem acessou o endereço mas, o ideal é ip público pra todos os clientes. Custa caro? horra se custa!!! Mas daí a Policia tem que saber qual é o ip publico. Daí vc só passa o endereço.

  9. #9

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Pra quem tá pensando em se tornar um AS, se apressem, pois está em esgotamento. E aqueles que vivem na beira da gambiarra e não sabem escrever, fiquem espertos, pessoal do Registro.BR estão bem exigentes.
    tão exigentes que tive que pagar para tirar o meu, e demorou meses.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por glperon Ver Post
    existe um servidor de log, se nao me engano. Ele registra o ip privado do cliente. Vc terá quem acessou o endereço mas, o ideal é ip público pra todos os clientes. Custa caro? horra se custa!!! Mas daí a Policia tem que saber qual é o ip publico. Daí vc só passa o endereço.
    vc não pode aber o que o cliente acessou
    vc tem que sair qual cliente usou aquela porta naquele ip publico naquela data
    basta vc fazer um cgnat corretamente

    mesmo sendo ASN as vezes o CGNAT é inevitável

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por glperon Ver Post
    tão exigentes que tive que pagar para tirar o meu, e demorou meses.
    vixi nem fale presto este tipo de consultoria e não ta fácil antes o prazo era 15 dias hoje é de 45 a 60
    e se preparem para as perguntas vai desde me mande a foto da fachada da empresa até os mínimos detalhes como é seu core e como vc vai usar os ips etc

  12. #12

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Alguém recomenda um bom servidor de logs ?
    Tentei implantar um aqui ,mas achei que as regras faziam a RB aumentar o processamento e o filtro de busca meio confuso.
    Caso alguém indique ficaria muito agradecido.

  13. #13

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    vixi nem fale presto este tipo de consultoria e não ta fácil antes o prazo era 15 dias hoje é de 45 a 60
    e se preparem para as perguntas vai desde me mande a foto da fachada da empresa até os mínimos detalhes como é seu core e como vc vai usar os ips etc
    exatamente isso!

  14. #14

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Alguém recomenda um bom servidor de logs ?
    Tentei implantar um aqui ,mas achei que as regras faziam a RB aumentar o processamento e o filtro de busca meio confuso.
    Caso alguém indique ficaria muito agradecido.
    Não sei se ainda está ativa mas usamos um tempo aqui o Gracasoft.

  15. #15

    Padrão

    Tivemos esse problema com delegado, felizmente houve um acordo entre as partes envolvidas e livrou minha a cara.
    Instalamos Gracasoft, R$ 250,00 por mes, agora que tiramos AS e ainda estamos implantado CGNAT

  16. #16

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Com o CGNAT. Ou implantação do IPV6. Muitos estão atrasados com isso...

  17. #17

    Padrão

    Eu usei um tempo aqui o VisualSyslog.
    Funciona,mas a performance do mk diminui e o arquivo de log fica gigante.
    Acho que a performance do mk cai porque temos que por uma regra filtrando os pacotes no firewal e armazenar os logs que em coisa de minutos chega a 1GB fica complicado.
    É assim mesmo ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem Título.jpg
Visualizações:	167
Tamanho: 	270,3 KB
ID:      	69870   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem Título1.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	181,1 KB
ID:      	69871  


  18. #18

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Então, temos AS certinho, bloco IPv4 e IPv6 (Será implantado aos poucos).
    De momento, acho que terei que usar logs, pra não ficar as cegas.
    Até porque vai que isso volta a acontecer né!?
    Galera, se tiverem outras opções de logs também que acharem bom, compartilhe conosco, pode servir para muitos amigos que tenham o mesmo problema.

    Desde já, muito obrigado a todos pela ajuda.

    Assim que solucionar o caso, posto aqui o que resolvemos.

    abraço.

  19. #19

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    é bem simples só usar GCNAT com portas fixas e quando eles solicitarem o cliente eles que informem a porta de origem
    ai vc sabe qual ip do cgnat estava sendo usado
    Eu uso o cgnat com cada ip válido com digamos /24.Ou seja,dentro desde ip válido tem 254 clientes.Cheguei a ver o cgnat que o AndrioPJ postou ano passado,mas preferi não implantar.Enche o mk de regras kkk
    De toda forma fico grato pelo alô.

  20. #20
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rastreamento de cliente. (pedido judicial)

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Eu uso o cgnat com cada ip válido com digamos /24.Ou seja,dentro desde ip válido tem 254 clientes.Cheguei a ver o cgnat que o AndrioPJ postou ano passado,mas preferi não implantar.Enche o mk de regras kkk
    De toda forma fico grato pelo alô.
    sobre a cgnat que o @AndrioPJ é correto eles faz aquele monte de regra para evitar que o pacote seja analisado linha por linha
    ai se usa aqueles jump mesmo aquilo faz um bem pro cpu


    A um tempo atras recebi a visita de um delagado da policia Civil da cidade com um oficio mandando eu mostrar quem era o cliente que estava usando tal ip em tal hora onde segundo o oficio o Facebook tinha informado que tem publicou usava este ip

    respondi ele que pra quebra do sigilo precisaria de uma autorização judicial e também a porta de origem, se passou 2 anos nada
    ontem recebi a visita do delegado mais agora delegado da PF, respondi a mesma coisa ainda fiz uma indagação que para eles conseguir saber qual ip fez a publicação o Facebook só faria isto mediante a uma autorização judicial e que esta mesma autorização servia para nós que ele só apresentasse a mesma

    moral da historia provavelmente eles descobriram o ip que eu uso é um distrito da cidade onde tenho apenas 30 clientes então sai por 1 ip apenas, então facil saber o ip do nat la, e não tem nenhuma autorização para pedir isto se pediram para um juiz provavelmente foi negado e estão tentando do jeito brasileiro.
    o ocorrido no facebbok foi um post falando mal do delegado civil e da filha dele

    este é o brasil brasileiro que vivemos